Autor Tópico: Correcto posicionamento de SNG  (Lida 2143 vezes)

Offline HMartinho

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 46
    • Ver Perfil
Correcto posicionamento de SNG
« em: Dezembro 02, 2014, 20:30:35 »
Boas noites caros foristas,

Que método utilizam para verificar a correcta posição de uma sonda nasogástrica?

O que aprendi em aulas, tanto teóricas, como práticas, é que o método auscultatório é o mais eficaz, a seguir, obviamente, ao  controlo radiográfico, sendo que é  este o método o que os professores recomendavam para a prática. Em ensino clínico, é o metodo que utilizo. Além de auscultar o "borbolhar" do ar, aproveito, e ausculto ambos os hemitorax, tanto posteriores como anteriores, procurando simetria do murmuro vesicular e a presença de ruídos adventícios (para avaliar statuts respiratório pós entubação).

Entretanto, li alguns artigos na internet, que referiam que este método, tem alguns falsos positivos, e que a associação americana de enfermeiros de cuidados intensivos, recomenda o controlo radiográfico em todos os utentes entubados.

Tendo em conta que não é, de todo, plausível realizar rx apenas por este motivo (além de não ser competÊncia do enfermeiro, não faz sentido algum, submeter estes utentes, principalmente os "entubados crónicos", a constantes doses de radiação), qual a alternativa que acham mais fiável?

Partilhem a vossa experiência.

Offline Enf-PT-Sempre

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 141
    • Ver Perfil
Re: Correcto posicionamento de SNG
« Responder #1 em: Dezembro 03, 2014, 18:20:32 »
Recomendo vivamente a ler este guia a todos os Enfermeiros: http://www.acss.min-saude.pt/Portals/0/ ... 7_2011.pdf

Respondendo à pergunta, uma das formas de confirmar, é colocar a ponta da SNG num copo com água, após esta ter sido inserida. Se borbulhar, é porque se encontra nos pulmões e deve ser de imediato retirada.
Além disso, há outras formas como: realizar a técnica corretamente, avaliar o pH do conteúdo aspirado, auscultar sons hidroaéreos, avaliação da pessoa (cianose).
Cuidar: de nós próprios, dos outros e do planeta.