Autor Tópico: Administração de APT via Cateter Venoso Central  (Lida 1891 vezes)

Offline MS15

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Administração de APT via Cateter Venoso Central
« em: Novembro 22, 2014, 15:04:06 »
Caros colegas de Enfermagem,

Estou integrada num estágio em ECCI e temos um caso clínico em que temos de administrar alimentação parentérica via Cateter Venoso Central. No local onde estou estão a haver várias confusões sobre a manipulação e administração de APT pelo CVC, visto que uns defendem que a preparação do sistema para administração de APT deve ser feita em meio estéril outros com técnica limpa.. E na administração da mesma, que devemos utilizar técnica asséptica e outros técnica séptica. Onde posso encontrar evidência científica sobre este assunto?

Pedia a vossa colaboração.
Muito obrigada,
MS15.

Offline D.G.Enf

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Administração de APT via Cateter Venoso Central
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2015, 07:45:38 »
Provavelmente já vou tarde, mas a execução deve ser feita com técnica asséptica. Há quem defenda até, a preparação em fluxo laminar.

Basicamente uma APT tem uma grande concentração de nutrientes, o que é otimo para a proliferação de microorganismos.
Se manipulares com técnica limpa, corres mais risco de contaminação da APT, que vais perfundir por CVC por um grande vaso direto ao coração. A principal razão é esta, a contaminação de uma APT que pode ter 1500ml ou mais a perfundir em 24h ou menos provocando uma possivel sepsis. Os cuidados na manipulação do CVC , na conexão da APT devem ser iguais a qualquer medicação. Desinfecção dos lumens e perfundir.