Autor Tópico: Alernativas à prótese da cabeça do fémur  (Lida 4451 vezes)

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Alernativas à prótese da cabeça do fémur
« em: Outubro 08, 2007, 00:46:17 »
Tenho um familiar com  necrose avascular da cabeça do fémur, há cerca de um ano foi submetido a uma intervenção cirúrgica que grosso modo consistiu na remoção do tecido necrosado e feito enxerto. Para infelicidade sua a intervenção não resultou e como consequência é candidato a uma prótese total da cabeça do fémur.
A ajuda que pretendo é saber se alguém conhece alguma instituição que esteja a utilizar outras técnicas para a resolução deste problema.

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Alernativas à prótese da cabeça do fémur
« Responder #1 em: Outubro 15, 2007, 00:18:05 »
Com tanto Enfermeiro a trabalhar em Ortopedia por este País será que ninguem me dá uma pista.

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 15, 2007, 19:00:04 »
Ó jovem colega, com uma necrose avascular (etilogia?) da "cabeça" do fémur, realmente a solução é a PTA. Já nem deviam ter feito a tentativa de remoção de tecido necrosado (também não referes que estadio está, mas se é avascular, as possibilidades de sucesso por vezes não dão favoráveis).
Não sei a idade do doente, também não sei a etiologia (anemia? radiação? iatrogénica? obliteração simples?), mas, se não queres ter grandes complicações e queres ter resultados duradouros, é melhor decidir por uma PTA.
Ele já fez remoção cirugica, e em seguida enxerto, e não resultou (se resultasse provavelmente recidivava, mas lá está, não sei a etilogia....)....
Bom, mas tb discutir isto pela net é complexo e pode ser falacioso.
Boa sorte.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 15, 2007, 21:54:08 »
Olá.

Tal como o Miguel, não percebo o escusar da PTA, que continua a ser o recurso para essas situações em geral.

Mas cada caso é um caso e pode haver novas terapias que eu desconheço e sejam mais vantajosas; as que mencionaste não serão nesta fase dos meus conhecimentos...

Abraço.

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 16, 2007, 00:12:37 »
[align=left:13pma24v]Agradeço a colaboração prestada.
O caso concreto a que me refiro é em relação a mim próprio e que na altura em que o coloquei no fórum não quiz a
 assumir e falei dum familiar.
Li na revista Visão que com células estaminais (em Espanha)se estavam a fazer reconstituíções ,precisamente da cabeça do fémur.Ouvi rumores que em Leiria havia hipotéticamente alguém a fazer algo diferente., não consegui confirmar.
Era essa a informação que eu pretendia.Quanto à PTA,inicialmente foi o tratamento que me foi proposto,depois a equipe da anca do Hospital onde fui operado decidiu-se pela tentavia do enxerto (frustrada ) e agora realmente tenho a unanimidade de opiniões para a PTA.
Só  a duração do material me coloca reservas e depois de feita não poderei voltar atrás.
Por isso mantenho o pedido de alguém que saiba de outras técnicas ,mesmo que no Estrangeiro me informe.
É que ainda me considero bastante novo ,(já não jovem como o colega refere) ,para me submeter à PTA ,sem ao menos ter procurado outra alternativa.
Desde já os meus mais sinceros agradecimentos
AmatosA[/align:13pma24v]

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 16, 2007, 11:38:56 »
Pois é, de facto imagino que essa situação (tendo em conta que o "doente" é o colega), merece uma sensibilidade e uma atenção especial.
Realmente, há investigações nessa área envolvendo células estaminais (de resto, estas estão envolvidas também em muitos outro estudos), no entanto ainda muito há a fazer e melhorar neste campo.
Tornou a não referir a referida etilogia (desconhecida?), nem a sua situação actual (carece de tratamento imediato?), mas se houver a possibilidade de aguardar sem consequências a nível das restantes estruturas envolvidas, bom, é uma opção. Não será muito viável, mas é uma opção.
Imagino que por "descargo de consciência", procure alternativas à PTA (até para que um dia não fique com "remorsos" de uma decisão pouco ponderada...), mas, repare, se optar pela PTA, mais tarde ou mais cedo surgirá um tratamento que não implique a colocação de uma PT.... Mas, não se pode esperar na incerteza até lá...
Pesquise colega, poderá haver algo que eu não conheça, mas pense bem, hoje em dia uma prótese tem boa tolerância e uma durabilidade bastante aceitável. Com a sua idade a recuperação será boa.
Mas continuo a falar sem conhecer o caso, o que é ingrato. Peça meia dúzia de opinões médicas.
É angustiante, eu sei....
Abraço e boa sorte.

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 16, 2007, 20:05:08 »
Pois a etiologia é desconhecida.Poderá ter sido consequência de tabagismo (era um fumador considerável),ou por execesso de corticoides ,pois para além de asmatico ,fui já internecionado a uma HD,L4,L5.
É opinião de pelo menos três Ortopedistas que a urgência do acto depende um pouco da minha qualidade de vida.
Melores dias virão.
Mais uma vez muito obrigado.

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 16, 2007, 22:05:52 »
Pois. Estou mais virado para os corticoides. É uma base etiológica frequente.
Com uma PTA terá uma qualidade de vida muio boa.
Poderá inclusivamente fazer todas aquelas posições mais malucas do kamasutra (sem ofensa, é só para desanuviar)....
Um abraço.