Pois é, de facto imagino que essa situação (tendo em conta que o "doente" é o colega), merece uma sensibilidade e uma atenção especial.
Realmente, há investigações nessa área envolvendo células estaminais (de resto, estas estão envolvidas também em muitos outro estudos), no entanto ainda muito há a fazer e melhorar neste campo.
Tornou a não referir a referida etilogia (desconhecida?), nem a sua situação actual (carece de tratamento imediato?), mas se houver a possibilidade de aguardar sem consequências a nível das restantes estruturas envolvidas, bom, é uma opção. Não será muito viável, mas é uma opção.
Imagino que por "descargo de consciência", procure alternativas à PTA (até para que um dia não fique com "remorsos" de uma decisão pouco ponderada...), mas, repare, se optar pela PTA, mais tarde ou mais cedo surgirá um tratamento que não implique a colocação de uma PT.... Mas, não se pode esperar na incerteza até lá...
Pesquise colega, poderá haver algo que eu não conheça, mas pense bem, hoje em dia uma prótese tem boa tolerância e uma durabilidade bastante aceitável. Com a sua idade a recuperação será boa.
Mas continuo a falar sem conhecer o caso, o que é ingrato. Peça meia dúzia de opinões médicas.
É angustiante, eu sei....
Abraço e boa sorte.