Autor Tópico: colheita sangue por implantofix  (Lida 1979 vezes)

Offline marinasantos

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
colheita sangue por implantofix
« em: Agosto 28, 2014, 19:59:29 »
Boa tarde

surgiu me uma dúvida hoje e não encontro literatura sobre o assunto.
Quando temos um doente com soroterapia continua com reposição de potássio pelo implantofix e  temos de lhe colher sangue devemos parar a perfusao durante quanto tempo antes de colher? E nesse tempo de espera tenho que heparinizar o implantofix?

Offline Sanguessuga

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: colheita sangue por implantofix
« Responder #1 em: Setembro 30, 2014, 18:41:04 »
olá  :) vou te responder consoante a minha experiencia em oncologia aqui na Bélgica, onde trabalho desde Janeiro. Não é necessário parar a perfusão. Normalmente as colheitas de sangue são feitas antes de administrar o potássio, ou no caso do meu serviço antes das oito da manhã.  Dado que mudamos as perfusões do soro as 15h, as colheitas de sangue são feitas antes das sete da manhã em que a concentração de potássio no sangue está nos seus níveis mínimos. Não sei se estou errada, mas espero que mais colegas te ajudem na sua experiência.
Quanto à heparinização, eu nunca heparinizei estes cateteres, por norma sem estarem obstruídos, apenas cateter venosos centrais que são mais propensos a obstruções.

Offline Sanguessuga

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: colheita sangue por implantofix
« Responder #2 em: Setembro 30, 2014, 18:42:00 »
olá  :) vou te responder consoante a minha experiencia em oncologia aqui na Bélgica, onde trabalho desde Janeiro. Não é necessário parar a perfusão. Normalmente as colheitas de sangue são feitas antes de administrar o potássio, ou no caso do meu serviço antes das oito da manhã.  Dado que mudamos as perfusões do soro as 15h, as colheitas de sangue são feitas antes das sete da manhã em que a concentração de potássio no sangue está nos seus níveis mínimos. Não sei se estou errada, mas espero que mais colegas te ajudem na sua experiência.
Quanto à heparinização, eu nunca heparinizei estes cateteres, por norma sem estarem obstruídos, apenas cateter venosos centrais que são mais propensos a obstruções.