Forumenfermagem

Autor Tópico: Portugal é o sítio ideal para acabar com elitismo na saúde  (Lida 1598 vezes)

Offline Enf-PT-Sempre

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
"Médico de 24 anos convenceu a directora da Organização Mundial de Saúde de que Portugal é o sítio ideal para acabar com elitismo na saúde"

Que doença é esta no SNS?

Não é só de elitismo médico que estamos a falar, mas de um distanciamento quase cultural dos diferentes actores do sistema de saúde. Se há uns anos se uniram todas as forças para criar um serviço coeso com capacidade para dar cobertura a toda a população, hoje talvez os profissionais estejam cada vez mais afastados um dos outros. Vemos enormes corporativismos dentro de um sistema que devia ser comum.

Com impacto na actividade clínica?

A saúde só faz sentido se for desempenhada por equipas. Os enfermeiros têm competências diferentes dos médicos e de outros técnicos de saúde e só se estiverem alinhados é que dão a melhor resposta aos doentes. Tenho visto isso falhar muitas vezes, até em relação ao que se vê lá fora.

Por exemplo?

Estive em Inglaterra e, nas equipas de discussão dos casos clínicos, a opinião do enfermeiro é tão válida como a do médico. Quando se faziam rondas pelas enfermarias, os médicos pediam autorização ao enfermeiro para examinar o doente. Cá parece que os profissionais são ensinados a distanciar-se ao máximo, o que só prejudica aos doentes. A primeira coisa que fiz em todos os serviços por onde passei foi estabelecer uma relação de companheirismo com os enfermeiros. Tenho a noção de que se me der bem com a equipa de enfermagem os meus doentes são mais bem tratados. Não há o receio de o medicamento não ser dado porque não deixei a indicação e o enfermeiro não quis perguntar porque não era a sua competência.

O resto pode ler lido -> http://www.ionline.pt/artigos/portugal/ ... nca/pag/-1
Cuidar: de nós próprios, dos outros e do planeta.