Autor Tópico: Horário de 40 horas semanais......  (Lida 9884 vezes)

Offline HugoMarques

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Horário de 40 horas semanais......
« em: Setembro 18, 2007, 10:28:28 »
Numa época em que tanto se defende tanto a qualidade dos cuidados de enfermagem. Não será as 40h semanais uma ameaça a essa qualidade?
Quais as consequências deste tipo de horários para o nosso bem estar físico e mental? já que muitas vezes somos abrigados a trabalhar 14h consecutivas. Não terá isto repercussões graves no nosso rendimento?

Quais são as vossas opiniões........

Offline Discovery

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Horário de 40 horas semanais......
« Responder #1 em: Setembro 18, 2007, 16:21:55 »
Apesar de achar que de facto 40 horas semanais é muito para uma profissão como a enfermagem penso que os enfermeiros perderam a legitimidade para contestar essa situação. Se grande parte dos enfermeiros optam por ter empregos duplos e triplos com que legitimidade podem protestar contra as 40 horas semanais?? Não se pode dizer uma coisa e praticar outra....

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #2 em: Setembro 18, 2007, 16:34:56 »
E que qualidade de cuidados podemos assegurar para além desse horário, a ver se me explico melhor, depois de fazer os vários turnos, que rendimento podes ter? A questão dos empregos duplos e triplos tem de ser vista de maneira especial: Quantos desses segundos empregos têm a exigência do 1 emprego. Segundo, se fossemos devidamente remunerados no 1 emprego quantos de nós apostariam em ter mais um 2 emprego? Além de que não podemos ter esse discurso de perda de legitimidade. Não são outras classes que recebem horas extraordinarias por estarem além do seu horário normal, mas não são essas mesmas classes que têm mais tempo ocupado em 2os empregos. Sim, estou a referir-me aos médicos, mas não estou a criticá-los, simplesmente a dizer que se eles têm esses direitos porque não os temos também? A culpa é nossa que não soubemos quer reivindicar novos direitos e regalias, quer manter as que tinhamos... A questão das 14 horas é outro aspecto engraçado: As instituições têm tanta relutância em permitir várias folgas e turnos seguidos quando é o enfermeiro a requisitá-las mas no caso da instituição... mas lá está: culpa nossa! que andamos a fazer? a dormir?

Offline Discovery

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 18, 2007, 16:50:07 »
A questão dos baixos salários não explica tudo em relação aos duplos e triplos vinculos empregaticios. Tendo em consideração a responsabilidade e a formação dos enfermeiros é certo que deveriamos receber como técnicos superiores mas contudo o salário base dos enfermeiros comparado com a média nacional é bom.

O que se verifica por parte de muitos enfermeiros é uma ambição desmedida. Preferem ganhar muito dinheiro em duplos e triplos empregos e esquecem a qualidade dos cuidados que prestam, a própria qualidade de vida e o emprego dos recém-licenciados. Depois têm o discurso de coitadinhos que ganham muito pouco e que precisam de trabalhar mais... ridiculo... o que diriam os milhares de portugueses que ganham o salário minimo???

Offline Nursepop

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 18, 2007, 19:56:33 »
a mim, ninguem me apanha a trabalhar 40(!!!) horas por semana, mto menos duplo horário  :o
para ficar senil antes do tempo, dar cabo do coiro por mais uns cobres?... pah esta é a minha opiniao... hospitais.. :'(
malta, trabalhem por conta própria.. 8)  com sorte, ganham em 8 horas o mesmo que 40...
quem não sabe sorrir, não deve abrir uma loja

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 18, 2007, 23:31:31 »
Citação de: Discovery
Depois têm o discurso de coitadinhos que ganham muito pouco e que precisam de trabalhar mais... ridiculo... o que diriam os milhares de portugueses que ganham o salário minimo???

Onde é que se vão desencantar estes enfermeiros? Já agora... que tal doares o que te sobra além do salário mínimo em prol do pobres e desfavorecidos? já agora dakela cambada de malandros que anda a recber o rendimento mínimo garantido?

Aqui falaste bem...
Preferem ganhar muito dinheiro em duplos e triplos empregos e esquecem a qualidade dos cuidados que prestam, a própria qualidade de vida (...)

Mas tens estas pérolas:
(...)o salário base dos enfermeiros comparado com a média nacional é bom.

(...)e o emprego dos recém-licenciados.

Se tu achas que ganhas bem por trabalhar por turnos, trabalhares em feriados (tipo Natal, Passagem de ano, Páscoa entre outros) , correres os riscos que corres (tanto de agressões como de apanhares uma doença infecciosa qualquer) e comparares o teu salário com alguém que tenhas as mesmas habilitações académicas que tu... já agora sabes qual é o salário médio português?  vai estudar antes de dizeres essas coisas...

Em relação aos recém licenciados: Conheces alguma profissão no mundo que deixe um emprego apetecível por amor à classe... è que nem tem de haver... isso é pura utopia... temos é de criar condições para que eles possam exercer, não podes pedir a alguém que deixe um emprego por haver muitos desempregados, só porque ele tem dois. Não confundamos isto...com outras questões atenção: Sou contra profissionais que se vendem ao desbarato... esses sim podiam deixar esses empregos ou nem sequer aceitá-los... mas isso já é outra conversa.

Recém licenciados não se enganem: só quero que pensem pelas regras da vida( de mercado) : há que ser bom e não esperar que as coisas caiam do céu.

Offline Gemini

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 18, 2007, 23:32:30 »
A questão das 40 anos é mais um engodo que nos deram... mais uns trocas a malta ate gostou e começou a alastrar, primeiro os horários alargados, depois os duplos e os triplos e agora como o colega Discovery disse e muito bem, não temos legitimidade para pedir 35 quando há colegas a fazer 80 e mais. As administrações sabem disso e ate o dizem em negociação, mas acho que e evidente, eu pelo menos sinto que o rendimento é menor e parece que nunca se sai do serviço...

Offline Discovery

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 18, 2007, 23:46:01 »
Eu nunca disse que achava que os enfermeiros eram pagos justamente. Já que citas-te a minha opinião aproveita para leres também o restante que eu digo: "tendo consideração a responsabilidade e a formação dos enfermeiros é certo que deveriamos receber como técnicos superiores". Então achas que estou contente com o que ganham os enfermeiros?? Agora acho que é hipocrisia e demagogia os enfermeiros que têm duplos e triplos empregos reclamaram por terem que trabalhar quarenta horas. Deve ser porque assim não da para acumular o quarto emprego, que pena que eu tenho.. Que legitimidade têm esses enfermeiros para sequer falar de qualidade dos cuidados que prestam?

Eu estudo a minha parte e não fiz nenhuma observação disparatada. Incomoda-te o que eu disse? Acredito que sim. É que às vezes a verdade custa a ouvir. Vai tu estudar e diz-me tu qual é o ordenado médio nacional para ver se estou assim tão longe da realidade.

Offline Discovery

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 19, 2007, 00:15:22 »
PAÍS   Salário Médio Anual (em euros) 
Dinamarca  36.476
Alemanha  34.975
Bélgica  33.519
Luxemburgo  33.014
Reino Unido  29.861
Itália  26.833 
Suécia  25.106 
Irlanda  25.079
França  23.281 
Espanha  20.794
Portugal  12.425   Â 

Para veres que sou uma pessoa que estuda e que está informada e que não deves mandar estudar pessoas que não conheces de lado nenhum. Como podes comprovar o salário médio em Portugal é de cerca de 12425 euros anuais, logo muito próximo do que ganha um enfermeiro nível I. 

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 19, 2007, 00:42:11 »
Agora informa-te sobre quanto ganha um licenciado em média... e vais perceber onde quero chegar...

Offline Giggles

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 24, 2007, 21:37:10 »
Boa noite.

Será que alguém me sabe informar de quanto tempo em média demora a sair as listas dos enfermeiros candidatos num concurso publico!? 2/3 meses!?

Após sairem as listas, os enfermeiros que ficam colocados, são contactados para entrevistas, ou têm de ser eles a consultar as listas e marcar entrevista?

De acordo com alguns concursos, apenas informam que as listas serão publicadas oportunamente nos respectivos locais (sub regioes ou hospitais).

Obrigado

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Setembro 30, 2007, 21:57:14 »
Olá,

A questão que deveríamos colocar é : as 35 horas semanais são uma conquista da Enfermagem, com muitos anos de lutas, muitas retaliações pelo caminho, mitas vidas gastas para que isso fosse verdade. Porquê? Porque trabalhamos por turnos, estamos sujeitos a condições de trabalho insalubre ( trabalhamos com gente doente), condições psicológicas desgastantes ( trabalhamos com o sofrimento dos outros), etc...

As 35 horas semanais deveriam ser actualizadas para a base mínima de licenciado, uma vez que o curso é licenciatura.

As 40 horas, deveriam ser acrescidas, numa percentagem de base ( mais horas) e subsídio de turno ( maior exposição aos riscos), que levariam a maior justiça.

Quem tiver uma enorme capacidade de trabalho com excelente rendimento ( e há quem tenha, embora conheça poucos), então que trabalhe 100 horas por semana, se quiser e ganhe por isso. Acaba por ser como os jogadores de futebol: os excepcionais são milionários; só têm de provar que são excepcionais.

Abraço

Offline sidoniofaria

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://supervisaoclinicanaenfermagem.wikidot.com
« Responder #12 em: Outubro 01, 2007, 00:26:28 »
Tenho uma profisão liberal, não posso ter duplo emprego porquê? O suor é meu, os riscos a que estou sujeito são meus, o dinheiro extra é meu, as contas que este dinheiro vai pagar também são problema meu , os cuidados que presto e a qualidade dos mesmos são da minha responsabilidade e presto contas dos mesmos a quem de direito e tenho duplo emprego porque quero ter.

Não percebo a confusão com isso, Qualidade? Quando dá jeito é evocada qundo não dá, a culpa das coisas estarem como estão é dela. Não percebo. Quem me garante que um colega com duplo emprego não presta cuidados com qualidade superior àqueles que têm um horário normal de trabalho? Acho que cada um tem é de olhar para si próprio mas respeitando os outros e principalmente não achar que tem de ser um modelo a imitar e um exemplo a seguir. Consciencia já tenho obrigado, quem não tinha era o Pinóquio por isso arranjou a ajuda do grilo falante para lhe dizer o que estava certo ou errado.
Não querem ter duplo emprego pois fazem muito bem, provavelmente vão viver mais uns aninhos, força.
A mim preocupa-me a multiocupação dentro das instituições, existem super enfermeiros que conseguem acumular cargos e funções em determinados serviços que é um autentico atestado de incompetencia a todos os outros, eles são elos de ligação em todos os projectos do serviço, são formadores do serviço, são responsáveis por comissões de escolha, são auditores pela qualidade, integram novos elementos, enfim acumulam tudo e mais alguma coisa. E pergunto e a qualidade dos cuidados? Neste caso não deve ser cobrada? Como é que nas horas de serviço há tempo para cuidar e tratar de todos estes assuntos? É só o multiemprego o culpado dos males todos não é?

Meu lema de vida é viver e deixar viver, o o2 existe na atmosfera a 21% e dá para todos.
Saudações
Supervisão Clínica na Enfermagem, no caminho da Excelência dos Cuidados.
http://supervisaoclinicanaenfermagem.wikidot.com

Offline Discovery

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Outubro 01, 2007, 04:40:15 »
Pois de facto o O2 dá para todos, o trabalho em enfermagem é que não. E porquê? Por uma má politica de formação do ministério da educação, por uma obsessão por rácios da sra bastonária e porque muitos colegas só pensam em si próprios e em trabalhar, trabalhar, trabalhar como se não houvesse amanhã... Ou gostam muito de ser enfermeiros ou de dinheiro... De qual será???!!!

E ter duplos empregos não é só problema de quem os tem. Está mais que comprovado que a sobrecarga de trabalho afecta o rendimento dos enfermeiros. Quem sofre são os doentes e os colegas de trabalho que ficam sobrecarregados... Respeitar os outros é ter noção que as nossas acções não nos dizem respeito apenas a nós próprios e que têm influência nas pessoas que estão à nossa volta...

Offline Anonymous

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Outubro 01, 2007, 11:05:06 »
Ou gostam muito de ser enfermeiros ou de dinheiro... De qual será???!!!

E ter duplos empregos não é só problema de quem os tem. Está mais que comprovado que a sobrecarga de trabalho afecta o rendimento dos enfermeiros. Quem sofre são os doentes e os colegas de trabalho que ficam sobrecarregados... Respeitar os outros é ter noção que as nossas acções não nos dizem respeito apenas a nós próprios e que têm influência nas pessoas que estão à nossa volta...

Concordo plenamente com o Discovery. No meu serviço há várias pessoas que fazem duplo a meio horario (20h), mas o que acontece é que muitas vezes chegam atrasados, e há outras k querem sair mas cedo. Agora isto é justo? Quanto aos cuidados, isso é da responsabilidade de cada um, mas a experiência diz-me que não podemos ser bons em tudo, e o cansaço diminui ainda mais essa probabilidade...E todas as pessoas que eu conheço que fazem duplo, é pelo dinheiro, e dizem mesmo que se ganha-se-mos como devia ser não se sacrificavam assim, mas acredito que haja pessoas viciadas no trabalho e não saibam apreciar as coisas boas da vida, mas se é no trabalho que se sentem realizados acho bem. Já para não falar daqueles que fazem 80h semanais que estão a roubar um lugar a outro enfermeiro. Agora cada um é que sabe de si e o rumo quer dar à sua vida.