Autor Tópico: Percepções dos Enfermeiros face ao Doente Terminal  (Lida 8676 vezes)

Offline Abocath

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Percepções dos Enfermeiros face ao Doente Terminal
« em: Setembro 10, 2007, 23:43:38 »
Olá a todos.

A Enfermagem tem um papel central na assistência ao doente terminal. De facto, nós enfermeiros somos das poucas profissões que  conseguem manter um papel activo face ao doente em final de vida, quer esse final esteja relacionado com a última fase do ciclo vital quer esteja relacionado com uma patologia. No entanto existem múltiplas abordagens que os vários enfermeiros encetam perante a situação de um doente terminal, fruto da sua formação profissional no campo dos cuidados paliativos, experiências prévias ou percepções pessoais acerca da situação, onde muitas vezes as crenças pessoais acerca da vida ou morte condicionam de forma indelével a atitude do profissional.
No seguimento de um trabalho que pretendo desenvolver para posterior apresentação no meu serviço e num congresso solicito aos colegas que navegam neste fórum a sua colaboração, mediante a explanação da sua experiência pessoal nesta área e sobretudo as suas percepções acerca do doente terminal, a percepção do seu papel perante o mesmo como profissional de saúde, os seus sentimentos, pensamentos ou suas dificuldades na gestão dos cuidados a este tipo de Pessoas.
Desde já o meu Obrigado àqueles que poderão contribuir com o seu testemunho ;)

Offline Ena Rot

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enarot.blogs.sapo.pt/
Re: PERCEPÇÕES DOS ENFERMEIROS FACE AO DOENTE TERMINAL
« Responder #1 em: Setembro 12, 2007, 11:19:23 »
Este Blog Viver Um Novo Principio versa esse assunto, aconselho a sua leitura na integra.
.: Navegando e tentando Cuidar de outros Navegares :.

Google Reader -Ena Rot's shared items
Rabiscos
what am I doing...

Offline Projecto de Enfermeira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: PERCEPÇÕES DOS ENFERMEIROS FACE AO DOENTE TERMINAL
« Responder #2 em: Setembro 13, 2007, 13:30:06 »
      No ano passado fiz estágio no IPO de Lisboa num serviço de oncologia médica. Prestei cuidados de enfermagem a doentes terminais e em cuidados paliativos. Algumas situações deixavam-me  impotente, angustiada e revoltada por estes doentes sofrerem imenso. Situações onde nem os opiodes eram eficazes no alivio da dor. Mesmo proporcionando o máximo de conforto, olhando para os olhos dos utentes, estavam patentes a tristeza e o sofrimento.

Mas foi um estágio mto rico onde aprendi imensa coisa:
      Aprendi que a massagem, o toque, o sorriso, o tom de voz que empregámos quando falámos com os utentes, o respeito pelo sofrimento do outro, não o minimizando é muito importante. O toque e o carinho que devemos ter com os nossos utentes é fundamental. Não só nesta situação mas como em todas as outras com que lidamos no dia a dia.
      Aprendi, muito embora já o tivesse lido e fosse conhecido, que a comunicação com o outro, a relação empática, favorece o bem – estar.
      Aprendi que o facto de colocarmos a almofada como a utente quer, de colocarmos a cabeceira da cama na posição que ela deseja, arrumarmos os pertences da utente em cima da mesa de cabeceira pela ordem que a senhora quer, não são” lamechices”, como já ouvi alguns pessoas comentar, são sim formas de centramos os nossos cuidados no utente e não na sua doença. São pequenas coisas que podem fazer a diferença nos cuidados de enfermagem.
      Como seres dignos que somos, temos a obrigação de respeitar a vulnerabilidade do outro e do meu ponto de vista isto é fundamental nos cuidados de enfermagem.
Para sempre... Projecto de Enfermeira! --»» Sempre a aprender e a crescer como pessoa e como enfermeira!

Offline Babyann

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Percepções dos Enfermeiros face ao Doente Terminal
« Responder #3 em: Setembro 14, 2007, 11:37:36 »
Concordo contigo "projecto de enfermeira" acho que trabalhar com doentes oncológicos e ou terminais é muito gratificante, não saberemos se eles estarão ali amanhã e esses pequenos gestos que tu falas fazem e diferença!
Por isso acho que devemos continuar assim,ás vezes uma palavra meiga já faz milagres :)
O pior de tudo nestas pessoas é o dia de amanhã, infelizmente não "duram" muito e ficámos sempre com a sensação que ontem poderíamos ter feito isto ou aquilo para lhes proporcionar melhor conforto naquela hora que está a chegar, a hora da morte!
Abraços
:)

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 15, 2007, 16:53:28 »
Utente terminal não é só sinónimo de doente oncológico. Terminal significa FIM, sendo que esse fim é ditado não necessáriamente por termos uma patologia mas porque somos humanos e consequentemente finitos. Trabalho num serviço cirúrgico, em que uma grande percentagem de utentes são oncológicos. Mas como o serviço não tem o epíteto de "serviço oncológico"  e consequentemente a conotação de serviço com utentes terminais por vezes ignoramos de forma incosnciente que muitos desses doentes necessitam de um projecto de cuidados firmado no paradigma paliativo. O Utente terminal tem de ser abordado de forma integral, como Pessoa completa e válida, com projectos que transcendem o seu próprio limite de existência, experimentando um processo de morrer que é definidor da sua natureza individual e irrepetível.
Temos de olhar para o utente terminal (já agora abandone-se a designação doente terminal) como alguém com necessidades específicas da sua situação mas que são igualmente lícitas de serem por nós supridas como as necessidades curativas de um "doente convencional".  A vida existe sempre até ao último centésimo de segundo antes da morte; e essa vida tem sempre o maior valor, não interessando a distância a que se encontra da sua própria extinção e como enfermeiros temos a obrigação deontológica de defender essa mesma vida com todos os instrumentos de que dispomos. E o melhor instrumento é a nossa capacidade humana e profissional, a nossa dedicação e o esforço de dignificar a existência do outro, considerando-a Pessoa Intergral e completa e não alguém que por ter um horizonte de vida curto é menos Pessoa do que aqueles que desconhecem o prazo de validade da sua própria vida.

Offline Projecto de Enfermeira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 15, 2007, 19:04:30 »
Son_Goku, eu não quis dizer que utente terminal é sinónimo de doente oncológico, peço desculpa se dei a entender isso.

Bem agora que disseste que trabalhas num serviço de cirurgia lembrei-me de um episódio com uma doente terminal que me marcou de forma muito negativa, este episódio decorreu num serviço de cirurgia.
Já não me lembro qual era a patologia que a utente tinha, mas estava com bradicardia muito marcada e havia curtos momentos onde já não havia batimento cardiaco... o seu fim estava próximo. Estavam quase todos os enfermeiros de volta da utente, todos a olhar para ela e a fazer comentários, eu por curiosidade, também fui espreitar a utente. Bem... a conversa que os enfermeiros estavam a ter era do género: "quando é que esta vai morrer?!!", "...o melhor é ir de vez" ... como se ela fosse uma coisa qualquer. Eu como fiquei preplexa, senti-me na obrigação de fazer um comentário e disse:  "a audição é o último sentido que se perde, pelo que se deve ter cuidado com o que se diz ao pé da utente". A minha orientadora optou por sair da sala comigo, após ter ouvido o meu comentário e ver a minha cara de descontentamento, acho que o seu comportamento revelou que eu tinha razão no que estava a dizer. Os outros enfermeiros ficaram lá... não sei a dizer o que e sinceramente não quero saber...
Toda a pessoa merece ser respeitada, até ao último segundo da sua vida e, tb, depois da sua morte, quando prestamos os cuidados ao corpo.
Para sempre... Projecto de Enfermeira! --»» Sempre a aprender e a crescer como pessoa e como enfermeira!

Offline Babyann

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 17, 2007, 23:12:57 »
Não poderia concordar mais contigo projecto de enfermeira, devemos respeitar as pessoas até ao ultimo segundo da sua vida,jamais devemos estar ali a espera que morram!que sensação esquesita que eu sentiria se estivesse ali a espera que alguém morra!
:)