Forumenfermagem

Autor Tópico: Questionar a vacinação: heresia por excelência! (e não só..)  (Lida 2340 vezes)

Offline Holos

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Num contexto profissional (enfermagem, medicina, etc.) em que, por várias razões, somos obrigados a seguir guidelines (linhas orientadoras) e determinadas regras que se destinam supostamente a melhorar a qualidade de uma determinada prática profissional, questionar o status quo, questionar determinadas situações pode trazer-nos problemas.
Não sou contra a existência de regras e consensos, mas a verdade é que não temos liberdade para abertamente dizermos o que sentimos e, não raras vezes, temos de calar para não levarmos com as consequências!
Neste sentido, quando alguém põe em causa a eficácia, necessidade, segurança e a própria ciência que suporta as vacinas, certamente irá sofrer consequências por estar a mexer numa crença tão profundamente arreigada e vista como verdade inquestionável.
A atitude, por exemplo, de um enfermeiro não deveria ser a de simplesmente cumprir ordens e regras, mas sim a de reflectir e procurar saber o que está a administrar. Embora saibamos que a autonomia completa nunca existe, o enfermeiro (e não só) não se trata de um militar que apenas cumpre ordens sem questionar.
Depois daquela história da gripe A, depois de termos visto o que vimos, muitas perguntas ficaram no ar e as suspeitas começaram a ser estendidas a outras vacinas tradicionais, digamos assim. Não é que as suspeitas não tenham existido antes disso, mas simplesmente a partir daí as pessoas começaram a olhar para as vacinas com mais atenção.
Em relação a este tema em particular, não pretendo adoptar nenhuma postura a favor ou contra, mas há determinados factos e informações que provocam em mim sérias dúvidas quanto à eficácia e segurança das vacinas (pelo menos em relação a algumas). Penso que é um assunto que merece ser melhor analisado e estudado de forma neutra, não dogmática e sem interesses de qualquer espécie!

Sugestões:

http://aprendervivendosociedade.blogspo ... nados.html

http://octopedia.blogspot.pt/2010/02/o- ... cinas.html

http://octopedia.blogspot.pt/2012/01/o- ... cinas.html

http://octopedia.blogspot.pt/2009/09/va ... a-mas.html

http://www.youtube.com/watch?v=PV3vNp9dEVM

E também algo sobre os grandes negócios feitos à custa de um povo (um povo mundial até diria) demasiado crédulo. A grande máquina do negócio da saúde… Em terras lusitanas, a prescrição por DCI veio estragar a vida a muita gente, mas isso não limpará tudo…

http://octopedia.blogspot.pt/2013/05/a- ... rates.html

Offline beatrizg89

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 101
    • Ver Perfil
Re: Questionar a vacinação: heresia por excelência! (e não s
« Responder #1 em: Fevereiro 28, 2014, 12:15:39 »
Considero este tópico bastante polémico que merece bastante reflexão.
Mas antes de mais, penso que a opinião pessoal de cada um irá divergir bastante, tendo em conta que não existe assim tanta informação quando isso relativamente ao problema das vacinas serem ou não mesmo necessárias, e até que ponto isto não são "esquemas" elaborados pelos "grandes".  :-
Enfermagem é uma paixão! Apostar uma distracção!

Offline adilmalik

  • Iniciante
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re: Questionar a vacinação: heresia por excelência! (e não s
« Responder #2 em: Setembro 24, 2014, 08:57:21 »
Alguém tem algum trabalho ou apresentação sobre a consulta de enfermagem no puerperio em CSP? ou então algum livro que possa consultar...


_____________
adil
Sign up with Pass4sure HP2-Z30 for getting incredible online wikipedia courses exam and Princeton University We also provide best EMC and selftestengine with guaranteed HITACHI