Num contexto profissional (enfermagem, medicina, etc.) em que, por várias razões, somos obrigados a seguir guidelines (linhas orientadoras) e determinadas regras que se destinam supostamente a melhorar a qualidade de uma determinada prática profissional, questionar o status quo, questionar determinadas situações pode trazer-nos problemas.
Não sou contra a existência de regras e consensos, mas a verdade é que não temos liberdade para abertamente dizermos o que sentimos e, não raras vezes, temos de calar para não levarmos com as consequências!
Neste sentido, quando alguém põe em causa a eficácia, necessidade, segurança e a própria ciência que suporta as vacinas, certamente irá sofrer consequências por estar a mexer numa crença tão profundamente arreigada e vista como verdade inquestionável.
A atitude, por exemplo, de um enfermeiro não deveria ser a de simplesmente cumprir ordens e regras, mas sim a de reflectir e procurar saber o que está a administrar. Embora saibamos que a autonomia completa nunca existe, o enfermeiro (e não só) não se trata de um militar que apenas cumpre ordens sem questionar.
Depois daquela história da gripe A, depois de termos visto o que vimos, muitas perguntas ficaram no ar e as suspeitas começaram a ser estendidas a outras vacinas tradicionais, digamos assim. Não é que as suspeitas não tenham existido antes disso, mas simplesmente a partir daí as pessoas começaram a olhar para as vacinas com mais atenção.
Em relação a este tema em particular, não pretendo adoptar nenhuma postura a favor ou contra, mas há determinados factos e informações que provocam em mim sérias dúvidas quanto à eficácia e segurança das vacinas (pelo menos em relação a algumas). Penso que é um assunto que merece ser melhor analisado e estudado de forma neutra, não dogmática e sem interesses de qualquer espécie!
Sugestões:
http://aprendervivendosociedade.blogspo ... nados.htmlhttp://octopedia.blogspot.pt/2010/02/o- ... cinas.htmlhttp://octopedia.blogspot.pt/2012/01/o- ... cinas.htmlhttp://octopedia.blogspot.pt/2009/09/va ... a-mas.html http://www.youtube.com/watch?v=PV3vNp9dEVME também algo sobre os grandes negócios feitos à custa de um povo (um povo mundial até diria) demasiado crédulo. A grande máquina do negócio da saúde… Em terras lusitanas, a prescrição por DCI veio estragar a vida a muita gente, mas isso não limpará tudo…
http://octopedia.blogspot.pt/2013/05/a- ... rates.html