Autor Tópico: PEG - estoma macerado  (Lida 2301 vezes)

Offline Ísis_26

• Membro
    • Ver Perfil
PEG - estoma macerado
« em: Janeiro 12, 2014, 19:17:38 »
Boa tarde colegas,

Estou com dúvidas em relação a alguma questões relacionadas com as PEG e gostaria de saber se alguém me pode ajudar.

No caso de termos um paciente com uma PEG há cerca de 3 semanas, e o estoma ter exsudado amarelo e com algum sangue, que produtos poderemos utilizar na limpeza diária/desinfecção do estoma? E se surgir uma espécie de granulação tecidular bastante vermelha à volta do estoma? Poderemos utilizar algum antibiótico tópico como a bacitracina, por exemplo?

Offline Enf-PT-Sempre

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: PEG - estoma macerado
« Responder #1 em: Janeiro 13, 2014, 03:08:51 »
Podes ler informação aqui: http://www.ostomy.org/ostomy_info/wocn/ ... n_care.pdf

Face ao que expões, se houvesse fotos ou uma descrição mais detalhada seria melhor. Tem ferida no estoma? Tem tecido de granulação? O exsudado é só amarelo? Tem cheiro? Que quantidade é? Se não tem infecção para quê usar antibiótico? Para prevenir uma infecção?
Desinfecção? Porquê?

Necessitando de mais dados, diria para limpares o estoma em redor, com água + sabão e depois com soro fisiológico. Além disso, manter o local seco, colocando uma compressa entre o estoma e a borracha exterior da PEG.
O maior problema, é o contacto da borracha exterior da PEG com a pele, que ao causar humidade, provoca a maceração da pele, levando ao surgimento de uma ferida. Daí evitar a humidade, colocando uma compressa (digo compressa porque é mais barato, porque há pensos próprios).
Cuidar: de nós próprios, dos outros e do planeta.

Offline Ísis_26

• Membro
    • Ver Perfil
Re: PEG - estoma macerado
« Responder #2 em: Janeiro 13, 2014, 23:49:47 »
Obrigada pela ajuda, colega.

O estoma parece-me ter ferida e uma espécie de tecido de granulação. Tenho colocado sempre uma compressa por baixo do travão por causa do exsudado que é amarelo e com um pouco de sangue, e com um cheiro ligeiramente desagradável, e agora sempre que eu limpo o estoma com SF, vem sempre um bocado de sangue nas compressas. Até agora ainda não foi feita nenhuma limpeza diária com água e sabão, devido ao facto de ainda ter exsudado com as características referidas.
Eu não percebo é o porque deste exsudado amarelo após 3 semanas, e como lidar com a ferida do estoma?