Autor Tópico: Vit A  (Lida 13834 vezes)

Offline FysGa

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Vit A
« Responder #15 em: Agosto 14, 2007, 17:16:02 »
Citação de: Son_Goku
Atenção: O Cavilon não substitui a VIT A e vice versa. O Cavilon serve para proteger a pele, mas não tem propriedades adjuvantes da cicatrização, como a Vit A.

Propriedades adjuvantes da cicatrização?  ???

Caro colega, a vitamina A não promove a cicatrização. O seu uso, como a maioria dos colegas que postaram, é mais frequente nos bordos das feridas dado que cria uma barreira contra exsudados - comprove-se pelo facto da sua remoção ser difícil. Contudo essa dita pomada não permite a transpiração da pele, daí o seu uso cada vez menos frequente e começar a adoptar outros produtos como o cavilon. Ambas são barreiras, mas não actuam na cicatrização - não há nada que promova a cicatrização, simplesmente podemos utilizar produtos que não a atrasem.

cumps

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Agosto 14, 2007, 23:22:26 »
Essa foi brilhante! Já pensaste em escrever um livro? Acho que vives num mundo há parte de todos nós! Por favor se todos aprendemos ou lemos que ajuda na cicatrização... ainda bem que alguém nos iluminou acerca do assunto.... :-X

Offline FysGa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Agosto 15, 2007, 00:05:03 »
Citação de: hotvitor
Essa foi brilhante! Já pensaste em escrever um livro? Acho que vives num mundo há parte de todos nós! Por favor se todos aprendemos ou lemos que ajuda na cicatrização... ainda bem que alguém nos iluminou acerca do assunto.... :-X

Caro colega, boa maneira de mostrar assertividade acima de tudo. Nunca pensei em escrever um livro, mas certamente um dia que o escrever não o irei contemplar na minha dedicatória. Imagine você que há vários anos atrás alguém disse que a terra é que girava à volta do sol. Tragédia, acabou com o pescoço na guilhotina pois ninguém queria acreditar. Já agora se leu que a vitamina A é um excelente cicatrizante, por favor queira-me dizer qual o livro pois poderei estar desactualizado nos meus conhecimentos.

O défice de vitamina A é prejudicial para as feridas, como demonstro citando um trabalho retirado do site do GAIF:

A vitamina A está envolvida na síntese das glicoproteínas e da diferenciação fibroblástica durante a resposta inflamatória da cicatrização, bem como na síntese do colagéneo no estado proliferativo. A deficiência em vitamina A atrasa a síntese do colagéneo, provocando um atraso da cicatrização e aumentando o risco de infecção

Pois mas esta alteração verifica-se quando a deficiência é verificada a nível sérico. Por este motivo administramos aos nossos doentinhos um suplemento chamado Cubitan que contempla aporte de vitamina A fundamental para o processo de cicatrização que, repito, quando se encontra deficitária, obviamente atrasa o mesmo processo.

O emprego desse produto a nível tópico assume controvérsias. Imagine quem apresentou resultados da sua eficácia... um laboratório chamado grunenthal que encomendou um estudo à universidade lusófona sendo este laboratório o produtor de um produto que se chama halibut!

Continuo a dizer que a vitA é uma boa barreira para impedir a pele íntegra de ser prejudicada com fluidos ou quimicos, você para a remover muitas vezes tem de usar substancias como o óleo de amendoas doces e mesmo assim...? citando mariarebelo1:
Olá,

A vitamina A é óptimo como impermeabilizante de pele íntegra circundando lesões que necessitem de produtos mais agressivos.

Portanto não sou o unico a dizer caro colega.

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Agosto 15, 2007, 16:38:18 »
Meu, tudo bem! a tua tese suporta a minha, excepto no facto de considerares a aplicação topica ineficaz! A via topica tem efeitos no local, quer se encontre estudos a falar disso, ou não! E não sejas tão "estudocentrico", pois muitos estudos ao longo do tempo, só revelam baboseiras. E mais, não tenho tempo para andar para ia a procurar bibliografia relativa ao estudo A,B, ou C, pois se tivesse até se tornaria num debate interessante. Falaste na dificuldade de remoção... A Vit. A da Labesfal e o Halibut, entre outros, cria de facto uma "crosta", cuja remoção estraga mais do que arranja, mas por outro lado  a pasta "Lauroderme" não causa este efeito. E deve haver mais, mas infelizmente o halibut encanta enfermeiros por este pais fora.
Muito sinceramente se o organismo não absorve Vit. A topica, ou outros farmacos, deviamos alertar o mundo, pois ja viste o dinheirão e tempo perdido que se perde a fabricar bisnagas por esse mundo fora?  :-
Em modo de conclusão: Não nos podemos nortear exclusivamente à base de estudos, temos de valorizar algum empirismo, para não cairmos no ridiculo.

Offline FysGa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Agosto 15, 2007, 18:01:42 »
Citação de: hotvitor

Em modo de conclusão: Não nos podemos nortear exclusivamente à base de estudos, temos de valorizar algum empirismo, para não cairmos no ridiculo.

Caro colega:

Nunca refutarei esta sua afirmação, contudo o pilar da ciência não são as experiências de cada um, mas sim as variáveis estudadas em condições controladas. Quem faz os estudos são seres humanos e quem os sustenta são financiamentos, muitos deles das próprias empresas que fabricam os produtos.

Sabia que o efeito prejudicial do chumbo na gasolina já era conhecido desde a década de 20 do século passado? Contudo só em meados da década de 80 só em alguns países é que foi abolido o chumbo nos combustiveis dado os efeitos nefastos na atmosfera, porque até então os maiores estudos, suportados pelas maiores petrolíferas, o contradiziam.

Infelizmente o mundo é assim, e estudos de estudos demonstram que a maior parte dos estudos possuem erros crassos no método de investigação, que culminam com resultados erróneos.

Mas temos de nos "agarrar" a qualquer coisa e sabe-se que a experiencia depende de vários factores, muitos deles incluidos os psicosociais e os culturais. Por este motivo não nos poderemos basear na experiência pois a abordagem de uma ferida tem de ser feita de forma universal - caso contrário as feridas na amazónia teriam uma taxa de sucesso só verificada com o emprego de larvas  ;D

Com este post já investiguei que alguns autores defendem que a vitamina A com aplicaão topica tem efeitos benéficos a nivel da epitelização, contudo em feridas com alteraçao da continuidade da pele como uma ulcera, nao existe nada comprovado. Contudo tentarei procurar mais alguma coisa a cerca desse assunto.

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Agosto 16, 2007, 11:12:22 »
Epá tudo bem! Não tou a ser absolutista para o lado da experiencia. esta e a ciencia devem-se conjugar!! mas n te chateies, viste que desde o inicio da nossa conversa, ja chegamos a conclusões mais aprofundadas! Isto às vezes só é preciso uma estimulação forte, ou um questionamento bastante sério para se gerar uma discussão produtiva!  ;D

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Agosto 16, 2007, 18:42:57 »
Olá,

Em relação à vit. A e produtos similares, existe um pequeno problema verificado pela experimentação, em relação a soluções de continuidade... Não se fixa em áreas de solução de continuidade. Não vos acontece isto?

Abraço.

Offline KelyMely

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://www.kely-mely.blogspot.com
« Responder #22 em: Agosto 17, 2007, 00:35:51 »
Olá...

À parte da discussão acesa que ocorreu...
Queria só deixar o meu testemunho, embora experiência não tenha muita....

Eu também aprendi que a Vit A não é cicatrizante e apenas é impermeável. O que a torna um óptimo protector da pele circundante de feridas exsudativas. É também usada no eritema da fralda pelas mesmas propriedades, para protecção da pele contra a urina e fezes.
Daí a lógica de utilizar outros produtos que são composições e que incluem a vit A. (impermeabilização) e óxido de zinco - este sim, com propriedades cicatrizantes.
Para protecção de zonas circundantes de feridas não exsudativas talvez seja melhor utilizar apenas o óxido de zinco ou semelhante (tipo Olidermil)...

Já agora, para mim não é novidade mas poderá ser para alguns... A melhor forma de retirar vit A é com Óleo de Amendoas doces....

Qto à questão das sol. de continuidade, não faço a mínima ideia... ;D (viva a sinceridade) lol
Mas gostava de saber.... Embora para zonas de epitelização utilize mais os hidrocolóides finos...

Bjs 

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Agosto 17, 2007, 00:40:45 »
Pois mas a Vit A a par do oxido de zinco, tem um papel importante! :o

Offline cafamesi

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Agosto 21, 2007, 00:00:50 »
ola boa noite a todos os colegas...! as feridas sao um mundo..tem muito k se lhe diga..eu cou recem formada e durnate os meus estagios usava vitmina A mais para combater os eritemas...Obrigado...bjinhos a todos

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Agosto 23, 2007, 00:07:22 »
Olá,

Pomadas em tratamento de feridas!! Vai ser uma questão de tempo até desaparecerem.... Vasta analisar a evolução dos produtos de tratamento de feridas nos últimos anos... Estas estão a ser lentamente substituídas por produtos em que não é necessário aplicar forças mecânicas para a sua remoção, a não ser a simples irrigação com SF. Como protectores cutâneos já existem melhores soluções no mercado e já foram discutidas neste tópico e no "escolha dos produtos mais indicados". As supostas propriedades cicatrizantes da vit.A e óxido de zinco foram ultrapassadas pelos apósitos hidrocolóides extrafinos, pelos pensos de silicone, e pelos poliuretanos extrafinos. Agora poderá se perguntar porque é que ainda se utilizam então as pomadas? É simples são mais baratas... Como já tive oportunidade de referir anteriormente, já utilizei a vit.A e outras pomadas, no entanto, agora dado as melhores soluções que tenho ao dispor, deixei de utilizar. É de salutar esta partilha de experiências e saberes ,estamos a evoluir e a questionar a nossa prática diária... Uma forma saudável de nos mantermos actualizados ;)

Um abraço a todos :D

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Agosto 23, 2007, 07:48:05 »
... ::)

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Agosto 23, 2007, 21:05:52 »
Olá,

Em relação aos hidrocolóides, não tenho a maior das simpatias por tal produto. Não tenho assistido a grande evolução aquando da sua aplicação, enrrugam e provocam lesões pelos sulcos.

Na minha prática, muitas vezes retiro os hidrocolóides de doentes que vêm da urgência, quase não há lesões por baixo e as que existem superficiais curam mais depressa com outro produtos.

Quando são lesões superficiais, os compostos de vit A ou óxido de zinco ou vit D são mais eficazes, desde que associados a posicionamentos favoráveis. Para os eritemas é óptimo e barato, mas também se podem usar compostos de cortisona.

Até o inadine é mais rápido do que os hidrocolóides.

Isto é como muitas questões no tratamento de doentes. Cada um tem as suas próprias experiências e vivências e, muitas vezes, nenhuma está certa ou errada.

Abraço

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Agosto 23, 2007, 21:44:10 »
Eu uso hidrocoloides e em alguns casos tenho tido sucesso, mas no geral concordo absolutamente contigo, pois por vezes provocam um excesso de humidade que agrava o tamanho da lesão. Tb tou como tu, nesses casos de coisas superficiais e pouco exsidativas o inadine e outros semelhantes , são bem bons!

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Agosto 28, 2007, 16:19:25 »
Olá! É com muito gosto que me junto à "discussão", pelo que queria cumprimentar os colegas.
A minha experiência com a vit. A não me fez levar a gostar do seu uso. Essencialmente quando estmaos a falar de produtos como halibut uma vez que a sua utilização acaba por secar os tecidos, qualquais que eles sejam. um dos produtos que até gosto de utilizUtilizar nos bordos da ferida, para mim, está fora de questão uma vez que, ao não ser considerado como cicatrizante, apenas impermeabilizante, a sua utilização tem mais desvantagens do que vantagens uma vez que terá que ser sempre removido aquando da realização do penso e recolocado. Com isto, quero dizer que o retirar a vit. A pode ser mais traumático para a pele circundante à ferida uma vez que provocamos, quer queiramos quer não, fricção nestas zonas. Se a realização do penso for a mais adequada em termos de escolha de produto, os bordos da ferida não necessitam de qualquer tipo de "protecção" com vit A.
Na minha prática, os hidrocolóides são bem aceites por mim e pela minha equipa. O que penso existir é um desconhecimento, muitas vezes, e eu por mim falo, da utilização mais correcta dos produtos disponíveis no mercado (e muito importante na farmácia de cada hospital). Digo isto porque em termos de feridas, comecei a interessar-me pelo assunto quando fiz uma formação sobre o tema na qual estavam englobados alguns enfermeiros do hospital e uma representante do GAIF (Grupo associativo de investigação em feridas) que aconselho vivamente à consulta do seu site pelos colegas.
Chego à conclusão, pelo dia-a-dia de trabalho, que relativamente a feridas, as equipas médicas pouco sabem. uma ferida tem melhor evolução cicatricial quando somos nós (enfermeiros) que escolhemos o produto e realizamos o penso autonomamente. o desconhecimento é muito por parte de muitos profissionais que, por vezes, também não se esforçam para tentar adquirir mais conhecimentos sobre o assunto.
Cumprimentos
Rui Pinto