Forumenfermagem

Autor Tópico: Flictenas nos calcâneos  (Lida 3271 vezes)

Offline Tanoxap

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Flictenas nos calcâneos
« em: Outubro 06, 2013, 02:10:33 »
Boa noite
Deparei me com a seguinte situação: trabalho num lar e tenho uma utente que desenvolveu 3 úlceras de pressão de grau II (flictenas serosas) em ambos os calcâneos . Entretanto, estas foram "rebentadas" e colocadas compressas com iodopovidona... Como sei que flictenas serosas não devem ser "perfuradas" ou "rebentadas" não sei agora qual o tratamento que devo introduzir?
Alguém poderá dar-me uma opinião acerca deste assunto?

Muito obrigada

Offline Enferm1975

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Flictenas nos calcâneos
« Responder #1 em: Agosto 05, 2014, 01:30:32 »
Bom dia colega.
Apesar de não ser muito experiente nesta área, aconselho a guiar-se pela "app" "Material de Pensos" para sistemas Android e Apple feita pelo enfermeiro Pedro Rosa. (http://www.pcguia.pt/apps/app-dia-material-de-penso/)
A continuação de um bom trabalho.

Offline s.a.castro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 05, 2014, 14:33:42 »
Boa tarde colega
já tive casos semelhantes, com flictenas "rebentadas" retirei a restante pele e apliquei inadine+betadine pomada com um penso bem almofadado e tive bons resultados, com uma cicatrização rápida, depois aplico cicalfate creme, desde que não tenha infecção ou fibrina.... espero ter ajudado.

Offline ruienf

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 05, 2014, 15:20:57 »
Boa tarde!

É possível enviar fotos das feridas?

Abraço!
Rui Pedro Silva

Offline RaquelSofiaP

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 13, 2017, 22:11:34 »
Boa noite.

Claro que n\ao estou a visualizar a ferida, mas o que costumo fazer nesses casos é retirar a pele da flictena com uma pinça e tesoura esterilizada e depois aplicar Inadine.

Ir avaliando, pois há risco de ficar em necrose (já me aconteceu). Caso isso aconteça, depois o tratamento será outro.