Forumenfermagem

Autor Tópico: Voluntariado - Parecer CJ 50 da Ordem dos Enfermeiros  (Lida 2835 vezes)

Offline sara.pyxis

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Voluntariado - Parecer CJ 50 da Ordem dos Enfermeiros
« em: Agosto 06, 2013, 11:33:43 »
Bom dia.

Sou Enfermeira recém-licenciada e gostava de me inscrever como voluntária da cruz vermelha portuguesa e integrar a equipa de emergência da delegação da minha cidade.

Seria quase inevitável, assim sendo, utilizar algumas competências de enfermagem neste exercício de voluntariado.

Preocupa-me então o parecer da ordem dos enfermeiros acerca da prestação de trabalho voluntário por enfermeiro que refere "4. Por uma questão de clareza, afirma-se que não pode um enfermeiro realizar voluntariado. O cidadão, apesar de enfermeiro, ao ser voluntário, é lhe vedado o exercício da profissão."

Disto entendo que não poderei ser voluntária exercendo as competências de enfermagem, mas poderei exercer voluntariado enquanto cidadã, desde que não utilize as minhas competências enquanto enfermeira, correcto?

Gostava também de saber se alguém que seja voluntário na equipa de emergência poderá explicar-me como funciona e se enquanto voluntários exercem as competências de enfermagem.

Desde já, muito obrigada!

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://facebook.com/martinscat
Re: Voluntariado - Parecer CJ 50 da Ordem dos Enfermeiros
« Responder #1 em: Agosto 06, 2013, 15:49:09 »
Olá colega.

Eu sou voluntária da CVP no Centro Operacional de Emergência do Prior Velho. Já realizava eventos com eles após acabar a licenciatura e recentemente terminei a formação de Membro ativo da CVP.
Esse parecer é no mínimo ridículo e bastante generalizado, não contemplando muitas situações.