Autor Tópico: Biafine e UP`s???!!!  (Lida 30736 vezes)

Offline Enf.Ju

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Biafine e UP`s???!!!
« em: Julho 20, 2007, 22:56:16 »
Olá caros colegas  :)
Alguém tem experiência ou conhecimento sobre a aplicabilidade e sucesso de Biafine no tratamento de UP`s?  ???
Obrigada  :)

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Biafine e UP`s???!!!
« Responder #1 em: Julho 20, 2007, 23:57:30 »
Já ouvi que nos anos 80 e 90, era utilizado directamente na ferida (era moda). Pessoalmente acho estranho, e nem nunca me passou pela cabeça, a sua utilização desta forma. Quem me disse, afirmou que funcionava em alguns casos, não sei especificar mais. De minha experiência, sei dizer que é optimo para queimaduras e outras lesões sem quebra da integridade cutanea, assim como para os bordos da ferida, é um optimo cicatrizante, chamemos-lhe assim. Alias, eu para os bordos da ferida só uso disto e Luroderme pasta, sou perfeitamente contra o halibut e outras formas muito concentradas de vitamina A, são uma treta!

Enfim, os meus cumprimentos, pessoal!

Offline DoraSofia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 21, 2007, 10:57:47 »
Olá colegas,

A minha experiência com o Biafine é muito boa.
Mas apenas o utilizo no tratamento de radiodermites. Quando estas se apresentam descamativas, sem epiderme ou quando ja apresentam fibrina é excelente.

O penso, nestes casos, é feito da seguinte forma:
- limpeza com soro fisiológico
- aplicação de uma camada espessa de Biafine (0.5-1 cm de espessura)
- aplicação de compressas muito bem humedecidas com soro fisiolófico
- fechar o penso com compressas secas, ligadura, rede

Este tratamento realiza-se até a pele ficar íntegra e posteriormente mantém-se a aplicação tópica de biafine enquanto se encontra a fazer radioterapia e normalmelte 3 semanas após o terminus desta, para hidratar a área que foi irradiada.

NOTA: É utilizado o Biafine porque estão contra-indicados muitos outros produtos a quem está a realizar radioterapia. Porque um produto muito bom para este tipo de lesões é a sulfadiazina de prata, no entanto só o posso utilizar quando o doente ja não se encontra a fazer radioterapia.

No tratamento de úlceras de pressão nunca utilizei.

Abraço  :)

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 21, 2007, 15:01:39 »
O Biafine tem como indicação primária o tratamento de quoimadiras e a profilaxia da radiodermite. No entanto, em casos seleccionados, o Biafine tem bons resultados quando aplicado em úlceras. Esta tem que estar limpa , sem infecção e de preferência superficiais. Alguns estudos esclarecem o mecanismo de acção de Biafine nas úlceras como o que a seguir é apresentado:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entre ... d_RVDocSum

ou este:

http://www.highbeam.com/doc/1G1-163985059.html

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 21, 2007, 19:40:09 »
Olá,

O Biafine tem, como propiedade fundamental, aumentar a irrigação sanguínea. Logo, a sua aplicação deve ser feita em locais onde tal se pretenda. Deve ser usada em camada espessa.

Usei bastante, há uns anos, para queimaduras do 1º e 2º grau não infectadas, sobretudo da face.

Para dizer a verdade, nunca achei que fosse um produto excepcional e só o usava quando prescrito, pois nunca me apercebi com clareza que acelerasse assim tanto o processo de cicatrização e tivesse mais vantagens do que os outros produtos usados para queimaduras da face e pescoço.

Nunca usei em úlceras de pressão.

É a minha experiência com este produto.

Abraço

Offline KelyMely

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://www.kely-mely.blogspot.com
« Responder #5 em: Agosto 17, 2007, 00:43:06 »
Olá,

A minha experiência com Biafine também é só com queimaduras... Em Up's nunca vi o seu efeito...

De qualquer forma, para queimaduras de 1º e 2º grau, a sua acção é muito boa.
No meu serviço utilizamos Biafine ou Silvaderma. Já experimentei estas duas e a Biafine é de longe mto melhor.
A Silvaderma é mt espessa e aquando a troca de penso verifica-se um exsudado amarelado facilmente confundido com pus... A Biafine é altamente emoliente e penso que é essa a sua vantagem. Talvez isso será vantagem também nas UP's, mantendo o seu leito húmido, como é aconselhado.

Bjs

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 17, 2007, 02:02:16 »
Estudo de investigação sobre a acção do Biafine:

"Using a model of pure epidermal wounds in normal human volunteers, we have studied the effects of Biafine emulsion firstly on inflammatory cell migration, vascular permeability and cytokine release during the first 24 h, and secondly on epidermal wound healing by measuring transepidermal water loss from day 1 to day 7. Under these conditions, Biafine does not improve epidermal healing, in contrast to what is observed with bleeding dermoepidermal wounds. Our results suggest that the effects of Biafine are essentially at the dermis level. The analysis of epidermal wound exudates leads to the same conclusion. As a matter of fact, we demonstrated that Biafine is chemotactic for macrophages and increases the IL-1/IL-6 ratio, chiefly by reducing the secretion of IL-6. This study permits to progressively clarify the mode of action of Biafine, that seems to be located at the level of granulation tissue formation and not at the epidermal level."

Offline NiniSF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 17, 2007, 21:30:54 »
Olá,

A Indicação inicial do Biafine são, na realidade, as queimaduras, mas o Laboratório que a comercializa tem vindo a apresentar estudos sobre a sua aplicação em UP, aparentemente com resultados aliciantes.
No meu serviço utilizamos sobretudo no tratamento e prevenção de dermatites rádicas, mas temos vindo a aplicar também em UP grau I com resultados "milagrosos". Tenho pouca experiencia na sua utilização em feridas abertas mas por vezes tem um efeito secundário desagradável: os doentes referem sensação de calor ou picadas na zona que provavelmente equivale ao processo de revascularização mas que faz com que tolerem/aceitem mal o penso.

Offline AlexGomes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 09, 2007, 00:35:47 »
Citação de: NiniSF
Olá,

A Indicação inicial do Biafine são, na realidade, as queimaduras, mas o Laboratório que a comercializa tem vindo a apresentar estudos sobre a sua aplicação em UP, aparentemente com resultados aliciantes.
No meu serviço utilizamos sobretudo no tratamento e prevenção de dermatites rádicas, mas temos vindo a aplicar também em UP grau I com resultados "milagrosos". Tenho pouca experiencia na sua utilização em feridas abertas mas por vezes tem um efeito secundário desagradável: os doentes referem sensação de calor ou picadas na zona que provavelmente equivale ao processo de revascularização mas que faz com que tolerem/aceitem mal o penso.
Concordo plenamente com o colega relativamente ao seu uso em queimaduras. Em determinadas úlceras de pressão nomeadamente grau I e Grau II, tenho utilizado com óptimos resultados, não descurando no caso das UP a aplicação de SF em compressas, após a qual se coloca então compressas secas.
Não esquecer as suas contra indicações: locais sangrantes ( aumenta o fluxo sanguineo) região perineal e genital ( aumento de prurido e aumento do calor) e na face.

Offline betisinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 09, 2007, 10:45:40 »
ola colegas faço tratamento de ulcers de pressao há ters anos. aco que biafine so em bons resultados em UP grau I e II nas outras penso que nao tem bons resultados

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Dezembro 11, 2007, 11:19:47 »
Realmente só usei Biafine nas queimaduras, com resultados muito bons.... Como´este é activador da micro circulação, tem lógica em funcionar em ulcersa de pressão de baixo grau... nunca experimentei, mas fica a sugestão....

Só temos que ter especial atenção é à dor, pois nos primeiros minutos pode-se tornar bastante doloroso...

Offline JUZITA

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Dezembro 27, 2009, 16:52:47 »
olá.
entao para poder usar o biafine em UP de grau I e II tenho de aplicar uma boa camada sobre a pele, colocar SF nas compressas e colocar sobre estas compressas secas, efectuando penso fechado?
entao de quanto em quanto tempo deve-se efectuar a renovação do penso?
qual é o argumento para colocar SF nas compressas? aumentar a humidade? entao mas nas UP de grau I o SF nas compressas vai contribuir para uma melhoria da zona de pressão?

saudações

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Dezembro 27, 2009, 18:53:17 »
tal como já colegas disseram, o Biafine tem como principais características promover a angiogénese e a activação dos elementos de defesa,necessários à cicatrização da Úlcera de Pressão.

cumps!
i'm nurse...i know how to make the difference

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #13 em: Dezembro 28, 2009, 00:52:20 »
Tratar ulceras de pressão tem muito que se lhe diga. Saíram umas guidelines internacionais sobre tratamento de ulceras de pressão que estão num tópico deste subfórum, o número de referências a produtos do tipo do biafine é 0. Tendo em conta que é o maior trabalho extenso realizado na área e em nada recomenda o uso de biafine, não o uso. É importante vermos não só os estudos promovidos pelos fabricantes que tendem a ter bons resultados, servem para promover o produto e muitas vezes os resultados que associamos ao produto podem nada ter a ver com este.

Exemplo real, ulcera de pressão de categoria I no calcanhar, aplicação de biafine durante 24horas conforme disseram e descreveram os colegas anteriormente. Sem qualquer evolução. 24h seguintes por minha iniciativa, alterou-se o tratamento. Foi aplicado superfície de apoio adequada, almofada que aliviou pressão do calcanhar (calcanhar flutuante) e aplicação de creme hidratante (ATL) e pomada de oxido de zinco e vitamina A (mytosil), não foi aplicado nenhum penso. Após 24h o eritema não branqueavel era menor e a dor também.

Custo do primeiro tratamento: bisnaga de biafine, SF, compressas e adesivo
Custo do segundo tratamento: mytosil e ATL e uma almofada
Tempo dispensado pelo profissional: Ligeiramente superior no segundo

Uma bisnaga de Biafine custa na farmácia: 7,10-7,50 € por 100ml, o Halibut ou mytosil custam a volta de 6euros.

Acho que é importante quando falamos em vários produtos termos noção do seu custo para ver se efectivemente se torna aconselhável a sua utilização.

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Dezembro 30, 2009, 18:12:27 »
O resultado que obtes-te foi por alivio da pressão e aplicação de uma superficie de apoi adequada e não pelo produto que aplicas-te, poderia ser qualquer um...

1.º regra da prevenção e tratamento das UP: aliviar a pressão e prevenir as forças de deslizamento e fricção!

Cumprimentos

Paulo