Autor Tópico: Quisto sacro-coccígio  (Lida 2135 vezes)

Offline Cokz

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Quisto sacro-coccígio
« em: Julho 01, 2013, 17:04:32 »
Boa tarde,

Venho a este fórum com o propósito de esclarecer algumas coisas em relação a este problema...

Então cá vai a minha história sobre o assusnto:

Já é a segunda vez que sou operado a este problema.
Da primeira vez a ferida não chegou a fechar sequer por isso tive de voltar a ser operado.
O problema da primeira vez, e pelo o que os vossos colegas me diziam, era que a feriada estava sempre muito sangrante. Ainda foram quase 6 meses que tive de baixa.
Após esse tempo, os pensos eram feitos em casa com betadine e uma pomada (acho que era fucicort).

Entretanto, a médica que me operou pela primeira vez marcou-me consulta para outro hospital visto que ela disse-me que não podia fazer mais nada (???).

Em Janeiro deste ano, volto então a ser operado.
Ficou uma loca de um tamanho bem grande.
Nos 3 primeiros meses, a evolução da ferida até foi boa. Fechou bastante rápido mas sempre com o mesmo problema que tive na primeira vez: ferida sempre muito sangrante...

De há uns tempos para cá, isto parece que não ata nem desata.
Continua sangrante mas evolução da ferida parace que está sempre na mesma.

Já se utilizaram vários tipos de penso, aquacel, alginato, um outro que tinha carvão.

Qual é a vossa opinião sobre este caso?

Desde já o meu obrigado.
Se necessitarem de saber mais informações adicionais, é só perguntar.

Cumprimentos

Offline Hip

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Quisto sacro-coccígio
« Responder #1 em: Julho 02, 2013, 02:22:59 »
boas, no meu caso como eu ja referi noutro tópico, tenho uma que vai fazer um mes dia 5 de julho que fui operado, e no primeiro penso levava 7 compressas, agora está a levar 2, mudou hoje pra 2, e ainda assim continua sangrante, por isso acho que é normal o sangrar. Tenta beber bastante agua, e comer principalmente verduras, muita fruta e proteínas, pois tenho feito isso, e pelo que me parece, está a recuperar mais depressa do que eu estava a espera. Levei quase sempre inadine, pois aquacel na minha opiniao e como os enfermeiros dizem, deixa muita fibra quando a loca está a fechar, ou a ganhar tecido de granulação.

Offline bnurse

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Quisto sacro-coccígio
« Responder #2 em: Julho 03, 2013, 22:47:11 »
Caros utentes,
De facto, é muito difícil para nós enfermeiros, darmos uma opinião bem fundamentada sem ver a ferida, sem conhecer o caso pessoalmente, sem perceber muitos "pormenores" que são muitas vezes os nossos "pormaiores".
Aquilo que posso dizer é que infelizmente, a situação a que se referem é muito frequente.
Relativamente ao uso de betadine ou pensos impregnados como o "inadine", as opiniões são contraditórias, mas o que os estudos sugerem é que a iodopovidona (princípio activo do betadine) é tóxica para as novas células que se estão a formar, o que pode atrasar a cicatrização, no entanto há casos em que pode estar indicada a sua utilização e por isso é que cada caso é um caso e os enfermeiros que vos seguem podem fazer melhores juízos que eu. No entanto, e porque às vezes a informação disponível não é a mais apropriada, deixo alguns links (em inglês pois foi a melhor fonte que encontrei) para lerem se estiverem à vontade com a língua e para sugerirem aos vossos prestadores de cuidados para darem uma vista de olhos, caso eles ainda não conheçam os artigos.
Aproveito para reforçar que a recuperação não está só no penso e depende de muitos factores... depende até do sistema nervoso. Mantenham cuidados na alimentação, guardar tempo também para o lazer e evitar estar sobre a ferida por períodos superiores a 30 min.

Aqui ficam os links com votos sinceros de rápidas melhoras,

http://nursingstandard.rcnpublishing.co ... us-disease

http://www.nursingcenter.com/lnc/CEArti ... ID=1365324

Fico disponível para mais esclarecimentos.