Forumenfermagem

Autor Tópico: Revisão sistemática da Literatura (some help please!)  (Lida 2319 vezes)

Offline andluz

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Revisão sistemática da Literatura (some help please!)
« em: Junho 14, 2013, 06:42:54 »
Olá pessoal  :D

Sou novo por aqui, mas espero que alguém me possa ajudar.. Sou aluno de Enfermagem e tenho em mãos a tarefa de desenvolver uma "Revisão Sistemática da Literatura" no âmbito do Ensino Clínico de Enfermagem Comunitária...

Não sei se está por aqui alguém que já tenha feito uma e que me possa ajudar, ando um bocado perdido. Obrigadão!

Offline José Alves

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Revisão sistemática da Literatura (some help please!)
« Responder #1 em: Junho 15, 2013, 00:13:02 »
Boa noite,

Se conseguires ter acesso (provavelmente terás na biblioteca da tua instituição), aconselho que dês uma vista de olhos no livro de Marie-Fabienne Fortin - "O Processo de Investigação - da concepção à realização" (1999).

Em resumo, uma revisão sistemática de literatura, é isso mesmo... Rever, usando um método sistemático, a literatura existente sobre determinado tópico. Passa por definir os locais onde vais pesquisar (quais bases de dados, quais revistas, quais bibliotecas), em que tempo, quais as palavras que vais usar na pesquisa (descritores), quais os critérios de inclusão dos estudos, os critérios de exclusão, enfim... É basicamente criar crivos para o que queres pesquisar, e passar os artigos por esses crivos de forma cega para chegares à informação sem a interfência dos teus valores pessoais ou convicções.

Espero que não tenha sido demasiado confuso, mas não estou com muito tempo agora. De qualquer das formas, uma vista de olhos no livro pode ajudar de certeza, não só para esta revisão, mas para o teu futuro como profissional.

Cumprimentos,
José Alves

Offline aajamilkhan

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Revisão sistemática da Literatura (some help please!)
« Responder #2 em: Janeiro 17, 2015, 05:26:53 »
Sou aluno de Enfermagem e tenho em mãos a tarefa de desenvolver uma "Revisão Sistemática da Literatura" no âmbito do Ensino Clínico de Enfermagem Comunitária...