As coisas quando descontextualizadas podem parecer uma coisa que não são...
Um médico encostado a uma porta sem fazer nenhum....nem indicações dava...
Provavelmente era uma interno geral completamente perdido e abandonado pelos tutores que o deviam apoiar e ajudar. É prática corrente nesse hospital.
O facto de estar encostado à porta (provavelmente afastado do doente) podia ser para não atrapalhar.
Um enfermeiro que suponho, devia ter já anos de serviço, só dava indicações e o enfermeiro novato, coitado, a fazer de tudo!!
Esse enfermeiro com "anos de serviço" era, provavelmente, um dos enfermeiros de coordenação de equipa (as equipas são muito hierarquizadas, mas tem mesmo de ser assim para que as coisas funcionem quando o total de enfermeiros de um serviço ultrapassa largamente a centena e o total de doentes/ dia chega ao milhar).
Esse coordenador de equipa estava, provavelmente, a vigiar o estado geral do doente (sendo a pessoa mais diferenciada para actuar no caso da situação agravar tem lógica ficar mais tempo mais perto do doente) enquanto relembrava um colega de equipa que medicação era para preparar. Não vi a peça toda mas recordo-me de ver uma situação em que entrava um doente em Edema Agudo do Pulmão e um enfermeiro realmente dizia qualquer coisa do género "António [nome fictício] as furosemidas também são para ti", isso era, provavelmente, para evitar que houvesse medicação preparada em duplicado. É que em situações de urgência, por vezes alguém berra a medicação que precisa e quem estiver mais livre ou mais perto da bancada é que a prepara.
Acerca de não veres nenhum médico dar indicações. Como enfermeiro tens autonomia para fazer uma série de coisas sem estares à espera de "ordens", como por exemplo (e naquela situação), colocar o doente na posição preconizada, administrar oxigénio a alto débito, canalizar veia periférica, realizar colheitas sanguíneas, iniciar administração de medicação. Provavelmente (e isso eu não vi na peça), em seguida o médico realizou auscultação cardiopulmonar e colheu gasometria.
Quanto ao "enfermeiro novato, coitado", pelo que sei a equipa geral é toda muito nova, coitada. :-)
É natural haver grande rotatividade em serviços que, fisicamente, são muito intensivos. Ao fim de alguns anos as pessoas sentem necessidade de mudar.
Fiquei escandalizado...
Não fiques. Provavelmente deu-te uma ideia errada o facto de teres visto a peça descontextualizada.
Até.