Autor Tópico: Ingresso em Enfermagem  (Lida 3641 vezes)

Offline thefuture

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Ingresso em Enfermagem
« em: Junho 10, 2013, 18:15:18 »
Olá,

Forneço os meus votos de parabéns perante o trabalho efectuado no fórum. Um bem haja a todos os administradores e colaboradores.

Apenas escrevo, de forma a obter, se possível, um parecer acerca do curso de Enfermagem.

Apresentando um pouco a minha carreira académica, que não é feliz.

Ingressei em 2008 num curso de Engenharia mas, porque fiquei desiludido com a escolha e continuei errado quase 4 anos. Lamentável, para mim e uma desilusão para os pais, que suportaram os anos que lá estive.

O interesse pela área da saúde esteve sempre presente, mas com erros na escolha do curso de secundário e impossibilidade de ingressar em instituições publicas, não o fiz.

Portanto, terei que decidir definitivamente o que quero, se ingressar ou não em Enfermagem, na CESPU.

No ensino secundário não frequentei a disciplina de Biologia/Geologia. Quanto a Física e Química (B) e Matemática (B) essas frequentei e a classificação foi razoável. Quanto ao Inglês, embora que frequentei, o desempenho é imensamente baixo.

Perante a minha situação, gostaria de obter um parecer/opinião pessoal acerca do curso em geral, as exigências mais forçadas, as dificuldades mais geralmente sentidas, as disciplinas mais "difíceis", entre outras considerações importantes.

A nível profissional, neste momento não é caso para avaliação, embora sei o ponto de situação (geral).

Aguardando uma importante ajuda da comunidade, agradeço desde já toda a atenção dispensada.

Melhores Cumprimentos

Offline Ana Correia

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Ingresso em Enfermagem
« Responder #1 em: Junho 10, 2013, 21:36:49 »
Enfermagem também foi o meu segundo curso,e apesar de ter ingressado tarde não me arrependo em nada. Vim do 12º da área de Artes, fiz os exames de Biologia e Psicologia,com muito estudo consegui boas notas e entrei na antiga Escola Superior Enfermagem São João. As dificuldades que senti no curso foi mais em disciplinas como Bioquímica e Estatística porque não tinha bases, mas com esforço lá se faz. A nível de empregabilidade já se sabe como as coisas estão, apesar de isso pesar nas decisões se gostas de enfermagem segue em frente.

Offline Enf-PT-Sempre

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 10, 2013, 22:44:42 »
Como em tudo na vida, com trabalho, sacrifício e dedicação tudo se faz. Tive colegas que entraram no curso com 45 anos ou que tinham o 12º ano através de uma escola profissional, e terminaram o curso.
O pior mesmo, é depois: dificuldade em arranjar emprego, baixos salários (comparado com os licenciados), sem progressão na carreira, sem reconhecimento de outras competências académicas, etc.
Pode-se gostar muito do que se faz, mas com o passar dos anos e a falta de outros incentivos como referi em cima, o amor à profissão vai-se perdendo...
Cuidar: de nós próprios, dos outros e do planeta.

Offline enfermagem_2012

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Junho 19, 2013, 01:40:37 »
Caro amigo, tens que gostar mesmo muito da profissão , pk é extremamente exigente ( sou apenas estudante mas com muita pratica já quase que podia receber um ordenado lol), se gostas de viver sob pressão e lidas bem com o stress e responsabilidade extrema, é o curso ideal, a parte humana, é o mais importante, mas podes dps ficar insensível como muitos profissionais que conheço, tens que ser forte psicologicamente. Tens que ter boa memoria, destreza manual, gostar de trabalhos manuais, boa capacidade de trabalhar em grupo, bom raciocínio critico, boa organização, boa gestão do tempo... tb é exigido um estudo contínuo ao longo do tempo. QT aos ordenados oiço falar em irem para fora, pk la fora ganha-se bem como enfermeiro, eu não sei mas se queres emigrar é fixe senão... por aqui só oiço queixas de ordenados baixos e falta de emprego etc. Bem acho que tá tudo dito lol, bons estudos e dedicação acima de tudo caso decidas enveredar pelo curso. Lembra-te tens que gostar da profissão e ter certezas de que é isso mesmo que queres para ti. Ah e dedica-te ás línguas para depois emigrares se kiseres ingles, francês e espanhol.

Offline Flumazenil

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 21, 2013, 13:49:47 »
Citação de: enfermagem_2012
Caro amigo, tens que gostar mesmo muito da profissão , pk é extremamente exigente ( sou apenas estudante mas com muita pratica já quase que podia receber um ordenado lol), se gostas de viver sob pressão e lidas bem com o stress e responsabilidade extrema, é o curso ideal, a parte humana, é o mais importante, mas podes dps ficar insensível como muitos profissionais que conheço, tens que ser forte psicologicamente. Tens que ter boa memoria, destreza manual, gostar de trabalhos manuais, boa capacidade de trabalhar em grupo, bom raciocínio critico, boa organização, boa gestão do tempo... tb é exigido um estudo contínuo ao longo do tempo. QT aos ordenados oiço falar em irem para fora, pk la fora ganha-se bem como enfermeiro, eu não sei mas se queres emigrar é fixe senão... por aqui só oiço queixas de ordenados baixos e falta de emprego etc. Bem acho que tá tudo dito lol, bons estudos e dedicação acima de tudo caso decidas enveredar pelo curso. Lembra-te tens que gostar da profissão e ter certezas de que é isso mesmo que queres para ti. Ah e dedica-te ás línguas para depois emigrares se kiseres ingles, francês e espanhol.
Trabalhosmanuais???

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://facebook.com/martinscat
« Responder #5 em: Junho 21, 2013, 14:11:08 »
Citação de: Flumazenil
Citação de: enfermagem_2012
Trabalhosmanuais???

a unica vez que usei trabalhos manuais durante a serio foi na saude escolar...
Be careful, I might be your nurse someday! :)

Offline Flumazenil

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 22, 2013, 21:00:17 »
Eu nao sei onde a colega usa os trab manuais mas eu so precisei no esagio de psiquiatria que tinha de fazer atividades com os doentes.
De resto nao estou a ver onde esta a logica de ter de gostar de tal coisa, eu nao gosto,

Offline Dri Costa

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Agosto 13, 2013, 15:53:26 »
Saudações!

Aproveito o espaço para perguntar se alguém frequentou a Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha, em regime pós-laboral, em Lisboa?

Se sim, qual é a vossa opinião da Escola :-)

Continuação de bom trabalho!!!
Sandrina da Costa