Autor Tópico: EPT - Exercício Profissional Tutelado  (Lida 2983 vezes)

Offline pjscosta

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
EPT - Exercício Profissional Tutelado
« em: Junho 05, 2013, 20:08:40 »
Gostaria de saber a opinião de colegas, e futuros colegas, relativamente ao Exercício Profissional Tutelado, vulgo EPT. Sabendo à priori que esta aposta não é recente, novos contornos são agora conhecidos, e especula-se que esta medida venha a ser oficializada já no próximo ano lectivo 2013/2014.

Contudo, gostaria que me elucidassem sobre as vossas opiniões enquanto Enfermeiros e Futuros Enfermeiros, mais precisamente no que se refere aos seguintes pontos:

• Será o EPT uma medida que visa o reconhecimento e validação das competências do Futuro Enfermeiro, ou apenas uma medida para regular o fluxo de Enfermeiros recém-licenciados a cada ano que passa?
  • Que implicações terá esta medida para os jovens estudantes, e respectivas famílias?
  • De que forma se pode assegurar equidade neste processo, em termos de acessibilidade e aplicabilidade?
  • Será justo que o EPT seja aplicado para o próximo ano lectivo com retroactivos?

Desde já agradeço a disponibilidade a todos os interessados, e apesar de já existir no fórum um tópico sobre o assunto, a última intervenção foi feita em 2008.

Melhores Cumprimentos a todos

Offline Hratiri

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: EPT - Exercício Profissional Tutelado
« Responder #1 em: Junho 21, 2013, 01:20:56 »
Boa noite! Actualmente estou no 3º ano curricular da Licenciatura em Enfermagem e gostaria de dar a minha opinião, partilhada por muitos colegas (com os quais tive oportunidade de debater o assunto).
Penso que o EPT se trata de um método muito oportuno a várias entidades para empatar a saída de mais profissionais de enfermagem. Mas as entidades que apoiam esta medida esquecem-se dos estudantes, familías e futuros dos mesmos.
Também como aluna no 3º ano, até que ponto será correcto que o EPT abranja estudantes na mesma situação, ou mesmo no 1º ano, uma vez que quando me candidatei a esta licenciatura estavam 4 anos curriculares implementados e não 5. Será que os apoiantes do EPT se lembram dos trabalhadores-estudantes, dos alunos carenciados, e dos alunos que têm créditos universitários (com prazos estipulados)?
A remuneração é compatível com o ordenado de lei de alguém com uma licenciatura? Porque, de facto, depois dos 4 anos serei licenciada em enfermagem. Logo, será justo ser remunerada como tal uma vez que vou trabalhar com as mesmas funções de um actual licenciado sem EPT.
E até que ponto não será EPT um alívio económico na dispensa de profissionais de enfermagem creditados pela Ordem dos Enfermeiros?

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://facebook.com/martinscat
« Responder #2 em: Junho 21, 2013, 12:46:13 »
Citação de: pjscosta
Gostaria de saber a opinião de colegas, e futuros colegas, relativamente ao Exercício Profissional Tutelado, vulgo EPT. Sabendo à priori que esta aposta não é recente, novos contornos são agora conhecidos, e especula-se que esta medida venha a ser oficializada já no próximo ano lectivo 2013/2014.

Contudo, gostaria que me elucidassem sobre as vossas opiniões enquanto Enfermeiros e Futuros Enfermeiros, mais precisamente no que se refere aos seguintes pontos:

• Será o EPT uma medida que visa o reconhecimento e validação das competências do Futuro Enfermeiro, ou apenas uma medida para regular o fluxo de Enfermeiros recém-licenciados a cada ano que passa?
  • Que implicações terá esta medida para os jovens estudantes, e respectivas famílias?
  • De que forma se pode assegurar equidade neste processo, em termos de acessibilidade e aplicabilidade?
  • Será justo que o EPT seja aplicado para o próximo ano lectivo com retroactivos?

Desde já agradeço a disponibilidade a todos os interessados, e apesar de já existir no fórum um tópico sobre o assunto, a última intervenção foi feita em 2008.

Melhores Cumprimentos a todos

Sinceramente e nos moldes que foi proposto não o considero viável por várias razões algumas aqui ja apontadas.
Primeiro porque me parece que isto é, como a colega acima disse, uma maneira otima de colmatar buracos em algumas instituições de forma barata e sistematica. porque quando saem uns, estão a entrar outros para o tal chamado "internato".
Depois a mim preocupa-me a posição das escolas de enfermagem. afinal o que andamos 4 anos na faculdade a fazer? com que autoridade ficam as escolas nisto tudo?
Depois, que proteção temos enquanto licenciados mas nao membros ativos da ordem, sendo que apenas é atribuida uma cedula provisória? se acontece alguma coisa, não temos o background da escola porque ja somos licenciados; mas também não somos profissionais acreditados pela Ordem de forma definitiva. Se para nos profissionais a proteção profissional é ja praticamente zero, o que vai acontecer a estes "semi enfermeiros" por assim dizer.
Depois, que custos isto terá para a familia? como irão funcionar as colocações? terá a familia de suportar mais um ano de custos à custa da Ordem? as pessoas terão preferência regional ou serão colocadas literalmente ao acaso?
E claro, não concordo com aplicações retroativas. para mim, se querem po.lo em pratica, no dia que isso acontecer seria a aplicar a quem entra no curso nesse ano letivo, nao a quem ja la esta. Mas em Portugal é moda e mania que as leis sejam retroativas, o que é do mais ridiculo possivel.

Se querem reduzir o fluxo de enfermeiros a sair, ganhem olhos e cortem de vez no num de vagas às publicas e façam uma apertada fiscalização às privadas. Não deveria sequer existir ensino privado na enfermagem, tal como na medicina. essas faculdades servem muitas vezes como cunha para muito hospital onde o diretor por acaso tambem é amiguinho do diretor da escola privada. mas isto é só uma opinião pessoal de coisas que eu e outros colegas nos fomos apercebendo na licenciatura que felizmente ja esta terminada...
Be careful, I might be your nurse someday! :)

Offline Diana Lourenço

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 24, 2013, 13:29:04 »
Boa tarde a todos

Sou estudante de enfermagem do 4ºano e vou terminar o curso em Janeiro/Fevereiro de 2014 (entrada de 2º semestre) e gostaria de saber se tambem é previsto eu apanhar a EPT?

Cumprimentos
Obrigado