Autor Tópico: Ulcerase e compressa humida ???  (Lida 3099 vezes)

Offline enfermagem_2012

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Ulcerase e compressa humida ???
« em: Maio 07, 2013, 22:13:15 »
Ola boa noite. Hoje ao estudar melhor sobre a ulcerase fiquei na duvida se o que o meu tutor me disse para fazer esta correcto. O utente e diabético e por um acidente traumático desenvolveu uma ulcera na perna que estava com tecido desvitalizado e também algum de granulação. no entanto os bordos no bordo superior ele apresenta uma maceração. Apliquei ulcerase na ferida e dps coloquei sobre a ferida uma compressa embebida em soro fisiológico aquecido. Mas agora mais a frio penso e isso não ira prejudicar mais a pele macerada ao redor da ferida ??? esta correcto aplicar ulcerase e dps uma compressa húmida por cima e claro um conjunto de compressas secas e ligadura de gaze ???
Mais uma coisa que nome e que se da aquele produto em stick para a dor ?? não e fentanil pois não ?
cumprimentos

Offline didi1985

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Ulcerase e compressa humida ???
« Responder #1 em: Maio 07, 2013, 22:33:20 »
Ola, normalmente a ferida deve ter alguma "humidade", mas refiro humidade q.b., porque em excesso vai ser prejudicial para o processo de cicatrização. o ulcerase é uma pomada expessa  e se o tecido se mantiver nao exsudativo, teremos de lhe dar condiçoes para favorecer o seu processo de desbridamento enzimatico. De ferida para ferida as estrategias de actuação mudam e so a experiencia claro que devidamente fundamentada, saberá diferenciar e adaptar o tratamento.

Offline didi1985

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 07, 2013, 22:34:37 »
o produto a que se refere deve ser um anestesiante, xilocaina?!?! diria eu que talvez seja isso

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 13, 2013, 17:03:01 »
O produto a que se refere é mesmo fentanil administrado na mucosa oral, com nome comercial Actiq.
Agora o penso: Jovem se a ferida não for exsudativa, precisa mesmo de humidade extra para rentabilizar a colagenase. Isso o meu amigo obtem por várias vias e com diversos apósitos secundários diferentes. Compressa não é apósito secundário ou melhor como diria o meu amigo João Gouveia, não é material de penso sequer. No entanto face há crise em alguns contextos, lá as teremos de usar. Portanto se não hover mesmo mais nada, terá de se desenrascar assim, mas como acredito que haja ainda mais alguma diversidade de material, vou dar a minha humilde opinião:
-Se a pele está macerada, aparenta estar a exsudar razoavelmente, logo deves preocupar-te com duas coisas principalmente: proteger a pele perilesional com um produto barreira e usar um apósito secundário que rentabilize o exsudado, mantendo um ambiente húmido o suficiente para estimular o desbridamento. Noutra parte do corpo eu até sugeria um hidrocolóide, mas apósitos adesivos estão de todo contra-indicados em úlceras de perna independentemente da etiologia. Conclusão: Colocava a colagenase (ulcerase), depois uma espuma de poliuretano, ou na falta dela uma hidrofibra simples (aquacell), ou um hidroalginato (askina Sorb), que seria ainda melhor, isto depois de proteger a pele com uma pelicula polimérica (cavillon, askina barrier film), ou na falta dela com vitamina, ou equivalentes. Porque não compressas? não fazem gestão inteligente da humidade, absorvem por capilaridade, secam a ferida até poderem, até estarem saturadas, logo retiram o gradiente de humidade necessário à cicatrização, ou então se chegarem a ficar saturadas não retem o exsudado no seu interior, extravasam e maceram a pele e prejudicam o leito da ferida com o excesso de humidade.
Não sei se ajudei.
Pode ainda consultar estes artigos, um nesta revista nacional gratuita on line com muitos artigos sobre feridas e outro anexado: http://issuu.com/aagi-id/docs/7_exsudad ... doublePage
http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/revista/

Cumprimentos
Vítor

Offline enfermagem_2012

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 16, 2013, 23:15:03 »
Ola obrigada pela explicação. A vitamina nos bordos da ferida macerada foi algo que referi mas parece que dificulta a cicatrização ....