Autor Tópico: Calcular Velocidade/Ritmo de Perfusão  (Lida 12415 vezes)

Offline saragaspar

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Calcular Velocidade/Ritmo de Perfusão
« em: Abril 30, 2013, 12:05:23 »
Bom dia,

estou no 1º ano do estágio de pediatria e gostaria de saber como se calcula o ritmo de perfusão de um fármaco. Por exemplo, no caso de querer administrar 500 de paracetamol, sabendo que os frascos sao de 1000 ml, a quanto ficará o tempo de perfusão??

Obrigada

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Calcular Velocidade/Ritmo de Perfusão
« Responder #1 em: Abril 30, 2013, 13:46:52 »
Em que tipo de sistema de soro?

Offline saragaspar

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 30, 2013, 15:00:50 »
Isso não sei dizer... Mas não existe nenhuma fórmula para o cálculo?

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 30, 2013, 15:24:37 »
Boa tarde.

Não conheço paracetamol para perfusão de 1000 ml... Deve estar-se a referir a frascos de 1000 mg/100 ml?

Assumindo que sim (frasco de 100 ml, correspondente a 1000 mg), se quer administrar 500 mg, terá que administrar 50 ml dessa solução.

Em relação aos sistemas de soros, cada sistema tem a equivalência gotas/ml. Normalmente, os sistemas de gotas usados são 20 gotas/1 ml. Os sistemas de micro-gotas (normalmente usados em pediatria), normalmente, são 60 gotas/1 ml. Cada sistema tem especificada esta equivalência.

Assim, e tendo em conta que a perfusão deve ocorrer em 15 minutos (ver http://www.infarmed.pt/infomed/download ... ipo_doc=fi), basta fazer as contas :)

50 ml = 1000 gotas = 3000 microgotas (utilizando os exemplos que dei atrás).

Logo, 1000/15 min e 3000/15 min, 66,7 e 200 gotas/microgotas/minuto são o número de gotas que devem correr por minuto para os 500 mg (50 ml) serem administrados em 15 minutos.

Neste caso, não me parece necessário estar a usar sistema de microgotas.

Logo, uma resposta redonda e usando um sistema de perfusão de 20 gotas/1 ml, será 67 gotas/min, aproximadamente 1 gota/segundo, durante 15 minutos. Sobrará metade do conteúdo.

Estou a dar exemplo para paracetamol 1000 mg/100 ml.

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Abril 30, 2013, 15:29:06 »
Existe e depende de sistema para sistema. É preciso saber se é um sistema de gota ou de microgota, de qualquer maneira acho estranho ir para estágio e não saber isso...

De qualquer das formas, aqui fica...

Sistema de gotas:
(pressupondo que o factor gota é 20 - o que significa que 20 gotas correspondem a 1 ml)

[align=center:105l75at]Débito=(volume total a perfundir x 20 [factor gota])/60 x número de horas da perfusão[/align:105l75at]
Sistema de Microgotas:
(pressupondo que o factor gota é de 60 - o que significa que 60 gotas correspondem a 1 ml, ou seja, que cada gota do sistema de cima corresponde a 3 microgotas neste sistema)

[align=center:105l75at]Débito=(volume total a perfundir x 60 [factor gota])/60 x número de horas da perfusão[/align:105l75at]

No caso o paracetamol, se quer administrar apenas metade, deve usar um sistema de microgotas, preencher a câmara com a quandiade de fármaco correspondente à dose que pretende administrar e no final perfundir cerca de 20 cc de soro para lavar o sistema e administrar o fármaco que fica na tubagem.

Offline anya_Skywalker

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 01, 2013, 13:19:46 »
Para evitar sobredosagem, especialmente em crianças, o ideal seria usar uma bomba infusora, programada apra administrar apenas a quantidade necessária. Falhando isso, retirar do frasco a quantidade excedente antes de perfundir a medicação. O potencial para erros é demasiado grande utilizando os restantes métodos, na minha opinião.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 01, 2013, 13:45:11 »
Citação de: anya_Skywalker
Para evitar sobredosagem, especialmente em crianças, o ideal seria usar uma bomba infusora, programada apra administrar apenas a quantidade necessária. Falhando isso, retirar do frasco a quantidade excedente antes de perfundir a medicação. O potencial para erros é demasiado grande utilizando os restantes métodos, na minha opinião.

Concordo com as duas observações.

No meu exemplo, faltaria mesmo retirar 50 ml de paracetamol antes de iniciar a administração, para não haver erros.

Ideal: Bomba perfusora.