Autor Tópico: Duvida em objectivo para projecto de estagio  (Lida 3954 vezes)

Offline enfermagem_2012

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Duvida em objectivo para projecto de estagio
« em: Abril 30, 2013, 10:36:06 »
Ola bom dia :) Estou com duvidas sobre se o meu projecto de estagio esta bom para entregar. Coloquei como objectivos desenvolver competencias na dor aguda em utentes cirurgicos e desenvolver competencias em diagnosticos e planos de cuidados em cirurgia . Mas j´´a nao sei se nao estara mal e se nao sera demasiado complexo e complicado como a Dor aguda ?! Vou estagiar em cirurgia geral ( talvez deva de colocar um objectivo ligado a cirurgias abdominais como colecistectomias ou apendicetomias etc. Sera que me poderiam ajudar pois isto vale 25 % da nota .
Cumprimentos ;)

Offline ER Nurse

• Membro
    • Ver Perfil
Re: URGENTE
« Responder #1 em: Abril 30, 2013, 11:55:59 »
Olá!

Não me parece que o primeiro objectivo seja demasiado abrangente. No entanto, penso que não queres "desenvolver competências na dor aguda"; o que tu deves querer é "desenvolver competências no âmbito da gestão da dor aguda em utentes cirúrgicos". Não te esqueças que o que se pretende aqui é que desenvolvas competências de enfermagem, portanto deves destacar as intervenções autónomas de enfermagem neste âmbito, da própria avaliação da dor através de instrumentos validados e com credibilidade científica à intervenção propriamente dita - na qual é fundamental destacar as medidas não farmacológicas (uma vez que não dependem de prescrição médica); apesar disso, as medidas farmacológicas são essenciais, pelo que se as quiseres incluir de alguma forma, podes por exemplo 'pegar' pela gestão da analgesia prescrita em SOS - é interessante, por exemplo, utilizar a escala de dor da OMS que relaciona o nível de dor com a analgesia a ser administrada.

Relativamente ao segundo objectivo, realmente é vasto. Isso não significa que seja um problema, tens é que pensar se depois lhe consegues dar resposta - é isso que vai determinar a tua aprendizagem e a classificação. Se estivesse na tua situação e tendo em conta a abrangência do primeiro objectivo, talvez especificasse mais este, em termos de tipo de cirurgia, por exemplo. Não te esqueças é que ao realizares planos de cuidados, é importante incluires intervenções relacionadas com o objectivo da dor.

Bom trabalho!

Offline enfermagem_2012

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 30, 2013, 17:00:24 »
Ola obrigada pelas dicas, esta a querer dizer que deveria de manter so o primeiro objectivo mas dizer o tipo de cirurgia ou seja utente cirurgico ? Sendo assim o utente submetido a colecistectomia por via laparoscopico nao me parece ser o mais indicado pois os niveis de dor nao sao tao elevados?  Talvez gastrectomia ? o problema ´´e se nao me aparece nenhum com isso lol sabe de algum que apareça sempre em cirurgia geral e em que seja fundamental uma boa gestao da dor ?
Cumprimentos

Offline enfermagem_2012

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 30, 2013, 21:15:56 »
Ola e entao este objectivo assim esta mal ? de tanto pensar ja nao sei mais nada ( preciso definir estrategias e indicadores e fica mais complicado ai )

Desenvolvimento de competências na elaboração de diagnósticos e planos de cuidados ao utente cirúrgico com patologias do tracto gastrointestinal

Offline AmiDeMa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Duvida em objectivo para projecto de estagio
« Responder #4 em: Maio 01, 2013, 22:48:59 »
Na minha opinião e na concordância com o que o CNS disse, acho o 1º objectivo muito abrangente, que competências vais desenvolver e como vais desenvolver essas competências quanto a dor?  E como vais avaliar o objetivo? (isto para refletires à cerca da acertividade do objetivo)
Quanto ao segundo, eu não diria "competências" mas sim adquirir conhecimentos sobre patologias no serviço de cirurgia (e nos objetivos específicos iria colocar as patologias que iria estudar, pancreatite, colecistite , p.ex)
Poderias também acrescentar mais um que é muito comum nos serviços de cirúrgia que é "Prestar cuidados de enfermagem a doentes ostomizados"....
Isto é, como ja referi anteriormente, a minha opinião de estudante....
Estudante de Enfermagem: 3º Ano/ 2º Semestre

Offline ER Nurse

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 02, 2013, 22:40:31 »
O que eu quis dizer é que deves especificar bem o que pretendes desenvolver, para que não se torne demasiado abrangente e te dificulte a vida, em termos de aprendizagem e de avaliação.

Dou-te o exemplo de um objectivo de uma estudante que estou a orientar, em ortopedia: "Prestar cuidados ao doente submetido a cirurgia ortopédica". Este objectivo não está errado; no entanto, torna-se demasiado abrangente... competências neste âmbito demoram anos a desenvolver-se... por um lado, o próprio "prestar cuidados" é muito vasto e é um objectivo 'geral' de qualquer estágio; por outro lado, a cirurgia ortopédica é um mundo... que actividades ia desenvolver num estágio de 3 meses, como se ia auto-avaliar e como é que eu a ia avaliar? Entretanto, foi reformulado e passou a ser algo deste género: "Desenvolver competências no âmbito da gestão da dor de doentes idosos submetidos a colocação de prótese total da anca, no pós-operatório imediato".

Se analisares bem este objectivo, consegues dar resposta a várias aspectos:
- O que a estudante quer fazer: "desenvolver competências no âmbito da gestão da dor"
- A quem? "a doentes idosos submetidos a colocação de PTA"
- onde/quando? "no pós-operatório imediato" (o 'onde' está subentendido que será no hospital dado que se trata de pos-op imediato.

Em termos de actividades está a utilizar algumas das que te falei na minha primeira resposta e outras.
É também um objectivo de avaliação concreta. Se quer gerir a dor, é 'simples' de ver qual a eficácia das suas intervenções, comparando os níveis de dor antes da intervenção e após a intervenção e verificando se as intervenções são fundamentadas e cientificamente correctas. Claro que depois dentro das actividades também inclui o aprofundamento de conhecimentos acerca da própria cirurgia,  co-morbilidades que possam afectar a dor, terapêutica analgésica e por aí fora.

Basicamente, o que com isto tudo te quero dizer, resume-se à primeira frase, que está a negrito. Isto também varia muito de escola para escola e do que cada professor pede.

Offline enfermagem_2012

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 07, 2013, 22:17:20 »
Ola sim vocês tem razão . Já tinha entretanto reflectido sobre esse assunto e cheguei a essa mesma conclusão e fiquei pelas patologias das vias biliares e pneumonia. Agora para encontrar info mais ampla sobre as vias biliares ta mais complicado mas vou consultar tipo brunner & suddarth... a ver se a info esta mais ampla.
Cumprimentos.. thanks

Offline zeew

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 07, 2013, 23:32:39 »
boa noite,
não tem nada a haver, mas eu vou me candidatar a enfermagem, posso saber em q faculdade andas?
Achas boa essa faculdade?