Autor Tópico: EASYCare  (Lida 5334 vezes)

Offline sandraenf

• Membro
    • Ver Perfil
EASYCare
« em: Julho 06, 2007, 19:20:54 »
Vou agora iniciar um projecto relacionado com o EASYCare - Um instrumento de avaliação da qualidade de vida e bem-estar do idoso- mas nao encontro muita bobliografia relacionada. Se alguém puder dar uma ajudinha agradecia imenso  ;)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: EASYCare
« Responder #1 em: Julho 07, 2007, 10:55:12 »
O easycare foi desenvolvido pela secção de saúde da Universidade de Aveiro, estando à frente do projecto a Drª. Liliana Sousa e a Drª Daniela Figueiredo. Penso que podes entrar em contacto com elas, pois são bastantes acessíveis.

O easycare é um instrumento de avaliação da qualidade de vida do idoso. Destina-se a pessoas com mais de 75anos, e centra-se mais na qualidade de vida do que na doença, e reconhece o papel do prestador de cuidados informais.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 07, 2007, 20:58:23 »
Olá Sérgio,

Sem querer sobrecarregar-te, será que podias dar os principais indicadores disso?

Só para que todos tenhamos acesso às principais questões de saúde dos nossos dias?

É que todos trabalhamos com idosos, mas poucos têm ideis de coisas fundamentais em Geriatria ou Gerontologia.

Bj. :)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 07, 2007, 23:44:41 »
Pelas pesquisas que fiz, e pelos conhecimentos que tenho, pois já me debrucei um pouco sobre o easycare e já vi alguns resultados. Deixo aqui mais alguns pontos de interesse:

Objectivo geral:
- Avaliar problemas na população, necessidades e objectivos que auxiliem a gestão dos serviços, a distribuição dos recursos, a pesquisa e a formulação de políticas.

Objectivos específicos:
- Avaliar rapidamente o bem-estar físico, mental e social do idoso com idade superior ou igual a 75 anos
- Descrever globalmente as necessidades do idoso
- Reconhecer o papel dos prestadores de cuidados informais
- Ajudar os profissionais de cuidados primários a melhorar ao apoios que podem facultar aos idosos

Quando usar o easycare?
- Contacto inicial entre o idoso e os serviços sociais de saúde
- Alteração da saúde física ou mental
- Alteração das circunstâncias sociais
- Como parte de um processo de despistagem
- Para monitorizar os resultados dos cuidados prestados
- Como parte de investigações acerca do bem-estar físico, mental e social do idoso
- Como elemento de avaliação do idoso aquando do seu encaminhamento para determinado serviço de apoio/saúde

Offline sandraenf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 08, 2007, 13:00:48 »
Obg Sérgio... mas o que eu pretendiamesmo era bibliografia para sustentar o meu projecto, pois este passa  por fazer formação aos profissionais de enfermagem sobre a aplicação do instrumento (se bem que neste momento no meu CS já se aplica, no entanto ainda surgem mts dúvidas)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 08, 2007, 16:11:07 »
Bruno enf...contactA a Drª. Liliana Sousa e a Drª Daniela Figueiredo para o mail delas da universidade de Aveiro, pois são as pessoas indicadas para te darem a bibliografia, já que foi desenvolvido por elas.

Penso que há artigos sobre isso na internet. É uma questão de pesquisares. No entanto, se quiseres, manda-me uma mensagem privada que eu vejo se tenho os mails delas.

No entanto se alguem quiser mais algum esclarecimento sobre o easycare é perguntar e eu, dentro dos meus conhecimentos, tento responder. Se eu não souber, tento pesquisar e deixar aqui os esclarecimentos.

Para isto servem estes fóruns...para troca de opiniões, troca de conhecimentos...

Offline sandraenf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 08, 2007, 18:25:29 »
;) eu ja lhes enviei um e-mail, agora só estou mesmo à espera da resposta... brigado pelas dicas...

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Julho 10, 2007, 19:59:30 »
Olá,

Ainda bem que existem estas pesoas que mobilizam meios e recursos para tentar soluções para um problema tão premente como este.

Obrigada pela informação,  :).

Bj.

Offline Babyann

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 04, 2007, 19:39:55 »
Há pessoas neste forum muito prestáveis e sempre prontos a ajudar com algo, ja fiz algumas amizades aqui e que me dão imensos conselhos para me aperfeiçoar...ainda bem que existe este fórum e que existem pessoas dignas de fazer este fórum o que é!
Abraços para todos
:)