Autor Tópico: Trabalhar na Suiça  (Lida 176361 vezes)

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Trabalhar na Suiça
« Responder #30 em: Dezembro 29, 2007, 15:40:15 »
Cara colega dora nao è uma opçao pagar esta prestaçao e o que ha em lx.

Mais colegas meus que compraram mais longe por ser mais barato, ou alugaram acabam por pagar o mesmo...porque com as portagens e o combustivel vai dar ao mesmo.Para alem de dar cabo dos nervos as horas que passam no transito.

E como e obvio nao ganho so 1200, faço mais meio horario como tanta gente, porque nao ha outra forma...para pagar as contas e dantes tinha um quarto, um banho e uma sala alugados por 600E, por isso è que optei por comprar, mas se nao fizesse duplo, nao dava... essa e a realidade...deste pais. E quanto a essa senhora que lhe disse isso relativamente ao seu nome, devia ser uma estùpida em todos os sitios ha pessoas assim...

O Paulo è meu amigo, procurou emprego em todo o paìs e ninguèm lhe deu uma oportunidade...fiquei super contente quando se inscreveu na Suiça e mais contente ainda quando o chamaram, esteve 6 meses desempregado, e muito sinceramente foi a Suiça que lhe deu uma oportunidade para exercer enfermagem, e eu desejo-lhe o melhor, conhecemo-nos hà uns anos...

E è de louvar que o tenham tratado bem, porque foi isso que aconteceu, o director de enfermagem do Hospital para onde ele vai, recebeu-o super bem, e foi muito agradavèl na entrevista...O resto o tempo hà-de dizer, a verdade è que è como em todos os lados, vai encontrar boas e màs pessoas, mas o mais importante è que vai exercer a profissao que escolheu.

Offline Dantroleno

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Dezembro 29, 2007, 16:12:00 »
Não conheço o colega Paulo Moutinho, mas pelo que escreve, parece-me ser um tipo porreiro...

Com este passo de gigante demonstra também que detém enorme coragem.

Resta agora ser bem sucedido e por isso lhe desejo as maiores felicidades.

Sucessos para o futuro. Não olhes para trás. ;)

Offline Henniez

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Janeiro 07, 2008, 16:28:09 »
Ola colegas, respondo a este topico para vos dar a minha opiniao pessoal. Encontro-me a trabalhar ha 2 meses e meio na Suica e infelizmente garanto-vos isto nao sao so rosas. Estou em alguns pontos de vista de acordo com a colega Dora Cruz e outros com o amigo Paulo. De facto concordo que os Suicos sao bastante mais frios que os Tugas. E que aos domingos isto é mesmo parado (os shoppings tao fechados). De resto aqui onde estou (cantao frances) trabalha-se bem, horario de 42h/semana minimo, sendo completamente impossivel de ter outro emprego. Mas tambem nao é que seja muito necessario pois como o Paulo diz os ordenados sao bem superiores aos Portugueses, por isso pense bem Dora. Compreendo que queira partir pois la baixo a qualidade de vida é outra. E para alguem que veio para ca sozinho como eu (sem colegas e familia) é ainda mais um pouco duro o dia a dia. Boa sorte para todos. Cumprimentos

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Janeiro 07, 2008, 20:33:31 »
Ola colega Henniez olha estou curioso para saber onde estas a trabalhar é sempre bom conhecer pessoal de Portugal ca na Suiça eu estou em Sierre/Valais!
Paulo T. M.

Offline soniarebelo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Janeiro 23, 2008, 13:52:10 »
ola colegas,
sou licenciada ha mais de 6 meses e até agora ainda nao consegui trabalho como enfermeira em parte nenhuma do nosso país. como tal arranjei um part-time numa das lojas Zara para me ocupar e ganhar algum, claro...
estou a começar a fartar-me desta situação e penso sériamente em sair do país. estou a pensar em ir para a suiça, para Lausanne onde tenho amigos e o meu namorado que foi recentemente para lá trabalhar como arquitecto, já aqui tambem era o que se via.
neste momento estou a aprender frances técnico, a linguagem médica e de enfermagem.
claro que estou com receio de ir para um país estranho, principalmente depois de algumas coisas que li, mas aqui em Portugal é que nao estou a fazer nada.
se tiverem algum conselho importante, por favor partilhem.
muito obrigada

Offline soninhaoliv

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Fevereiro 26, 2008, 12:39:33 »
ola pessoal!

como é que eu faço para ir trabalhar para a suiça, mais propriamente no cantão de geneve?

quais são os cursos de francês que são válidos?

não convém tirar um curso qualquer numa escola qualquer ali da esquina, este curso tem que ser reconhecido pelas instituições de lá?

aguardo a vossa ajuda
se preferirem enviar para o meu mail:
soniacostaoliveira@hotmail.com

obrigada
boa sorte para todos

Offline Leobisho

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Fevereiro 26, 2008, 17:34:09 »
Trabalho na suiça e posso desde ja aconselhar a começar por baixo: EMS, CTR.....coisas do género. Existem empresas de recrutamento que não cobram nada ao enfermeiro e nos arranjam trabalho num ápice....deixo aki alguns sites: www.abpersonnel.ch; www.lurati.ch; www.permed.ch. penso q existem outras mas agr n sei....

Offline soninhaoliv

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Fevereiro 26, 2008, 17:49:18 »
ola!

obrigado por me responderes.
( "EMS, CRT"), estás a falar da homologação do curso, certo?

Mas se calhar é importante tirar primeiro um bom curso de francês?

obrigado mais uma vez

Offline blayde

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Fevereiro 26, 2008, 23:20:42 »
Eu tenho estado a ler as respostas de colegas que pensam/estão a trabalhar no estrangeiro. O que eu vou dizer é um pouco offtopic e dirigido a alguém em particular (ao(á) qual servirá a carapuça). Não pretendo com isto lavar roupa suja (até porque nem foi comigo que se passou este episódio, pois se fosse as coisas eram resolvidas doutra maneira). A realidade em Portugal é terrivel e a opção de emigrar é mais que válida. O que me intriga é como é que pessoas que não fazem ideia do que é fazer parte de uma equipa, são desonestas e ainda por cima usam golpes baixos para conseguirem subir uns degraus, falam com o maior dos á vontades e FINGEM-SE de honestos. A enfermagem é aquilo que os enfermeiros a fazem. Como é que um(a) colega que em estágio profissional ROUBA o material que o outro(a) preparou previamente e o acusa descaradamente ao orientador, só para que este se "LIXE" e seja menos um a ultrapassar, pode vir para aqui dar conselhos em como tratar da papelada para ir para o estrangeiro? É esse(a) colega que não foi honesto enquanto aluno enfermeiro, o vai ser agora que o mercado está mais que dificil? Felizmente já tenho emprego mas consegui-o á custa de muito trabalhinho e não de golpes baixos nem de cunhas...

Realmente a enfermagem está podre, banalizada e comum. A elite da saúde, já não o é... Agora lidamos com arruaceiros(as) dispostos(as) a queimar o parceiro só porque invejam o lugar deste.

Não vou acusar a pessoa, mas se essa pessoa, pelo menos tiver a decência que lhe faltou enquanto aluno(a), nem responde a mais nada. Só deixo um conselho: não acreditem em tudo o que lêem porque tal como já o fez no passado, é bem capaz de o voltar a fazer, já que a concorrência é maior.

Não se esqueçam que somos só numeros... Lutem e consigam as coisas pelos vossos proprios meios. A vitória terá muito mais glória.

Tenho dito

Offline Leobisho

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Fevereiro 28, 2008, 21:16:34 »
EMS -Establissement médico-Social - Género de lar de idosos, mas na suiça muitos deles são luxuosos e, além de um melhor ordenado, são u bom começo para quem não lidou com a língua, pois permitem apreender melhor a língua
CTR - é um género de centro de recuperação, como o ROvisco pais ou Alcoitão, em que o trabalho é mais pesado e se calhar há menos tempo para pensar no francês
mas o melhor é mesmo contactar uma das empresas que falei anteriormente
claro que  um bom curso de francês é INDISPENSÀVEL....
quanto a homolgação de curso ha empresas que o exigem, mas normalmente não é necessário pois o nosso curso é reconhecido na suiça, mesmo em grandes hospitais como  o de lausanne ou geneve. mas o melhor e mesmo contactar uma dessas empresas, pois elas tratam-vos de tudo, sem vos cobrar um cêntimo ou outra coisa qualquer

Offline martinspereira

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Março 03, 2008, 18:13:54 »
Sou enfermeira e trabalho na suiça......e após uma breve leitura por todas as opiniões aki expostas........posso dizer k cada um tem um pouco de razão, quando falam do que se passa na suiça..... :)
É verdade k aki ganhamos bem........mas é necessario ter presente o espirito de sacrificio.
Não é facil sair do nosso pais, mas é muito interesante conhecer novas culturas.
Na minha opinião, as experiencias vividas aki dependem muito das pessoas k trabalham connosco.
Trabalhar na suiça é uma boa opção........mas deve ser muito bem ponderada....pk muitas portas tb se fecham nas vossas caras......
Para todos os que querem trabalhar na suiça, uma palavra k nunca podem eskecer: CORAGEM!!!!!

Boa sorte!!!! ;)

Offline jraminhos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Abril 06, 2008, 18:49:47 »
Boa tarde

Como neste momento nao tenho absolutamente NADA para fazer, entrei na internet e pesquisei por o topico "enfermeiros na suica", e deparei-me com este topico, que atentamente li. Isto não tinha interesse nenhum para este forum, caso nao estive eu na Suica, num servico de cirurgia com capacidade para 25 doentes, mas que de momento tem 6!!!!

Eu estou a trabalhar desde Novembro em Moutier (Cantao de Berne), e foi a melhor coisa que podia ter feito.

Más experiencias, como ja foi aqui descrito, podem acontecer, mas a minha esta a ser tudo menos isso.

Assim passo a tentar explicar alguns mitos (atencao isto é relativo á realidade em que estou inserido):

Encontrar trabalho: fica facilitado se se conhecer alguem dentro do hospital (eu por exemplo ja meti uma colega minha aqui, so nao meto mais porque ninguem quer) ou entao atraves de uma agencia de trabalho (eu recomendo a jobone) mas conveem entregar o curriculo (em francês e fui eu que o traduzi) em mão

Lingua: francês ou alemao (o italiano e o romanche sao pouco faladas), no meu caso frances vim com o mais basico que há, tive-o no ciclo e antes de vir para aqui fiz um curso de 20 horas. É certo que os primeiros tempos sao duros, mas desde que se consiga perceber e se fazer entender, o resto aprende-se cá.

Custo de vida: depende de cidade para cidade, os grandes centros urbanos (Geneve, Zurique, Berne, Lausanne) sao bem mais caros que vilas mais pequenas

Reconhecimento de cursos: em Geneve é preciso ser reconhecido pela Cruz Vermelha (e nao interessa se se é voluntario em Portugal, e todo o processo é moroso e relativamente caro), aqui onde estou nao é preciso, assim como noutros cantoes mas nao sei especificar em quais.

Habitacao: eu moro ao lado do hospital na residencia do pessoal, mas isso vai depender de hospital para hospital. Logicamente que o preco vai depender do custo de vida cidade em questao.

Salario: depende de cantao para cantao, mas é relativamente porpocional ao custo de vida. No meu caso, e falo de salario liquido, nunca recebi menos de 2200 euros.

Carga trabalho: os horarios sao diferentes dos nossos (nao existe sistema M, T, N) e andam na volta das 42 horas semanais.

Para terminar, julgo que o principal é mesmo forca de vontade para vir.

Beijos e abracos
 Raminhos

Offline mrdsousa

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Abril 07, 2008, 23:36:31 »
Boa tarde

Caros colegas gostaria de ouvir a vossa experiência sobre o vosso trabalho na Suiça. O que acham da enfermagem praticada aí.

Em números reais quanto recebem, quais são  os descontos efectuados. Como é que funciona a SS e o IRS. Os gastos que têem com alimentação, ou seja na vossa zona por ex quanto custa 1 litro de leite. com a casa, bem enfim essas dúvidas que todos temos, e se ao fim do mês dá para poupar algum dinheiro.

Agora passo a explicar a minha situação sou Enfa á 8 anos em Portugal, desde sempre vesti a camisola, mas agora estou muito triste com as condições laborais que nos estão a propor, o meu ordenado e o do resto dos colegas, baixou mais de 300E no espaço de 2 anos, isto fazendo referência á instituição onde me encontro. Estou no BO á 5 anos, e nunca me senti tão desvalorizada profissionalmente e desvalorizada como hoje em dia, pelas direcções, não pelos colegas. Tiveram a lata de me dizerem que no Porto á colegas a recebrem como auxiliares, por isso se queria a oferta deles óptimo senão... eu respondi nós somos uma classe e temos muitas responsabilidades, não queira comparar as funções...contudo sinto a minha integridade lesada, e pior sinto que talvez esta situação continue e que venha mesmo a piorar, por isso estou interessada em ouvir opiniões e ver como estão as coisas por aí.

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Abril 10, 2008, 19:31:19 »
Ola colega mrdsousa, bom quanto ao que nos perguntas neste tópico uma coisa é certa que com o tempo de serviço que tens ganharás mais que um recem licenciado aqui tal como em Portugal, o que é bom é que aqui reconhecem os teus anos de serviço. O perço do leite depende do que comprares mas ronda 1chfr e o pão 2chfr em proporção ao que se ganha aqui da perfeitamente para fazeres uma vida normal e ainda juntares bem mais que o salario de um recem licenciado em Portugal. Portanto penso que seja um caso a pensar da tua parte em vir ou não para ca a decisão cabe a cada um de nós, sobretudo que ha muitas coisas em jogo em especial a familia que nao podemos ter por perto como seria de esperar, em relação a integração que nos fazem aqui, eu pelo menos nao tenho nada a reclamar o acolhimento é fantastico!!! Mas camo o colega que se encontra em Moutier cada caso é um caso e claro as experiancias serao entao vividas de forma diferente.

Espero ter-te elucidado.
Paulo T. M.

Offline Henniez

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Abril 11, 2008, 19:55:19 »
Jraminhos tas no hospital Jura Bernois? Eu ja tive a trabalhar ai mas no outro polo, em Saint Imier. Tou a ver que a comunidade Tuga esta a aumentar por aqui. Breve criamos uma associacao de Enfermeiros Tugas na Suiça.  O0
Paulo, sempre vens a Lausanne na Quarta?
Abraço a todos