Autor Tópico: Trabalhar na Suiça  (Lida 176307 vezes)

Offline Sanguessuga

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Trabalhar na Suiça
« Responder #225 em: Fevereiro 27, 2011, 16:43:11 »
Citação de: Enf.M.Ferreira
jraminhos nao podes ter conclusoes dessas! pois se tu gastas dinheiro mal gasto o problema é teu... isso de conseguir ganhar bom dinheiro depende dos gastos, se se quiser poupar da para poupar mas claro se se viver com vida luxuosa ( nao estou a dizer que tu levas uma vida assim) nao se vai poupar nada, será chapa ganha chapa gasta. mas pronto obrigado por partilhares o que sentes e obrigado pelo testemunho mas tenta medir as palavras pois muitas pessoas tomam decisoes de sair do pais baseadas nos post que aqui sao feitos.

com os melhores cumprimentos

desculpe, mas eu n tou a ver o mal do comentario do jraminhos..simplesmente ta dizer o que ganha, mas k n é o dinheiro que nos deve mover para a suiça, pk depende das condições de vida de cada pais..essa pelo menos é a interpretação que eu faço! Ele que se manifeste lool
Cump a todos

Offline _Raquel_

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://entrelinhas.weebly.com/
« Responder #226 em: Fevereiro 27, 2011, 20:33:35 »
Eu, bem como muitos de vós que deram aqui o vosso testemunho, também irei para a Suíça brevemente.

No entanto penso que, para tomar este tipo de decisões, temos que recorrer a algo mais exacto do que os comentários que os colegas amavelmente postam aqui no fórum porque, embora valiosos, reflectem apenas uma das muitas realidades que a confederação Suíça apresenta aos trabalhadores, nos seus inúmeros cantões e instituições.

Iniciei a minha pesquisa desde Setembro do ano passado, período em que estive na Suíça e posso dizer-vos que toda a informação necessária para enfermeiros imigrantes está disponível (e muito bem organizada) nos sites governamentais Suíços (com dados dos diferentes cantões) e no site da cruz vermelha suíça. É só procurarem no google e seguirem as ligações entre os sites.

Desde a documentação necessária para o procedimento de reconhecimento, até calculador de ordenados, preço dos seguros de saúde, preço dos passes sociais, preços de rendas de casa, enfim, custos de vida e de alimentação - podem encontrar tudo na internet.

Agora, está tudo ou em francês ou em alemão, dependendo dos cantões. Mas para aqueles que ainda estão a aprender (como eu :)), há sempre o google translate.

Mesmo para aqueles que estão a pensar em candidatar-se a emprego através de empresas, aconselho vivamente a procurarem primeiro trabalho junto dos hospitais e nos sites de emprego (como por exemplo o www.jobup.ch), para fazerem a vossa opção de forma consciente.

Enfim :)

Uma data de trabalhos, mas... Uma cama bem feita é meio caminho para não haver surpresas e para que nos corra tudo bem :D

Boa sorte, para todos nós.
Cuidar é ajudar o outro a crescer e a realizar-se.

Offline Sara Ribeiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #227 em: Abril 08, 2011, 18:53:28 »
ola colegas!

Eu tmbem vim para a suiça a procura de emprego e consegui um contrato a 80% num EMS no cantao do valais.
Contudo por vezes tenho algum receio de ser enganada nomeadamente no que respeita ao ordenado. Podem dizer-me onde informar-me.
ate agora so conheço um site do sindicato o qual tem um simulador de salarios.
obrigada

cmpriments

Offline Dabanao

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #228 em: Abril 25, 2011, 17:48:17 »
Boas Colegas!!! Gostaria de conversar pessoalmente com um colega a exercer na Suiça pois estou quase de saida para ir trabalhar para lá e há umas questões que queria esclarecer com alguem ja residente. Fica o meu mail (dabanao@hotmail.com). Um abraço a todos!!!!!
David

Offline Gaivota

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #229 em: Abril 28, 2011, 09:30:37 »
Bom dia colegas, dado o estado da profissão em Portugal, decidi optar por ir para a Suiça, de momento estou a tirar um curso de francês. Não tenho família nem amigos na Suiça, ainda assim aconselham-me a procurar trabalho directamente sem recorrer a uma agência? E no caso de me chamarem para entrevista, alguém sabe qual o preço médio de uma pensão e das despesas que teria? obrigada
:)

Offline _Raquel_

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #230 em: Maio 01, 2011, 21:31:46 »
De certo que a contratação a partir de uma empresa deve dar alguma segurança, principalmente para pessoas que não estão tão informadas sobre a vida na Suíça, a organização de saúde, segurança social, impostos, custos de vida etc.. Para essas pessoas, talvez seja vantajoso. A experiência que tenho é que toda a informação pode ser encontrada nos sites governamentais da Suíça (com discriminação para os diferentes cantões) e no site da Croix Rouge. Ordenados, custos de vida, seguros de saúde, passes e outras despesas - tá tudo na net :P
As ofertas de emprego estão publicadas na maioria dos sites de emprego dos respectivos hospitais.
Sabendo falar a língua e estando interessada em aprender todas estas coisas, uma pessoa consegue compreender minimamente o funcionamento da vida laboral (pelo menos na teoria xD).

Portanto: muito trabalho de pesquisa, algum dinheiro no bolso e tradução de documentos, deve possibilitar-te enviar um CV directamente para os locais de emprego e arranjar condições para uma mudança sem grandes frustrações para perto de um possível local de emprego, sem necessidade de intermediários :) Existem requisitos para poderes alugar casa e umas outras tantas obrigatoriedades que tens que ter conhecimento para poderes dar o passo, mas acredito que é possível :D

Já estive na Suíça duas vezes, e esta foi a percepção com que fiquei :)
Boa sorte :)

Offline enfermeirocuidador

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #231 em: Maio 04, 2011, 17:01:38 »
boa tarde, talvez seja mais um a ir também para a suiça, encontro-me a tirar o curso de frances, embora a bem pouco tempo uma outra colega tenha vindo com uma percepção completamente diferente.. a de que na maioria das vezes as propostas são falsas promessas, depois d trab um mês não teve outra hipotese senão vir embora e sem sequer receber o pagamento pelo serviço que fez! certifiquem-se bem para onde vão! ja agora vi isto ontem, enfermeiroscuidadores.org vejam.

Offline xpedromiguel

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #232 em: Junho 04, 2011, 15:10:34 »
Boa tarde, a todos, eu não sou enfermeiro......sou Nutricionista (tenho 7 anos de experiência), mas devido a esta grave crise económica também estou a pensar em emigrar para a Suiça.
O que é preciso para o reconhecimento do diploma ?
Obrigado.

Offline Melaniegomes

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #233 em: Junho 28, 2011, 20:43:47 »
Olá Paulo! pelo que me apercebi já estas a trabalhar na Suiça, no CHUV certo? Já agora em relação à língua já tinhas conhecimentos ou simplesmente aqueles anos de frânces que temos na escolinha?
E em relação à tua candidatura? Como procedes-te?
Eu enviei assim como entreguei pessoalmente o meu curriculum nos diversos hospitais e clinicas do cantão de Vaud; actualmente já me responderam (por carta) a informar que de momento não necessitavam de mim, com a exepção do CHUV.
Em relação ao tipo de contracto o que é que te proposeram? E o serviço permitiram que fosses tu a escolher? quanto tempo estiveste à espera entre a data da entrevista e e o inicio de trabalhar?
E a integração difícil? Acredito que tenha sido mas o que foi mais difícil o facto de falarem outra língua ou o próprio sistema de saúde?
desde já o meu obrigado.

Offline Andres Fortes

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #234 em: Julho 25, 2011, 21:11:03 »
Boa noite pessoal. Hje vim por acaso ao forum e caí sobre este assunto da Suiça e deixo-vos a minha experiencia.

Acabei o curso de Licenciatura em Enfermagem em Julho de 2010 e até Março de 2011 o melhor que arranjei foi primeiramente trabalhar na caixa do continete e de seguida uma colocação numa empresa como enfermeiro do trabalho (função que nunca foi do meu agrado. Tive então a felecidade de um amigo me arranjar emprego na Suiça. Bastou enviar o Curriculum devidamente traduzido e carta de motivação  passado um mês fui chamado. Estou cá hà 3 meses e até agora não estou arrependido, apesar das deficuldades que passo todos os dias inerentes ao estar a trabalhar num paìs que não é o meu e com uma lingua que ainda não domino a 100%.  Exerço funções numa Home(Lar) no cantão de Neuchatel. Aqui o enfermeiro exerce todo o tipo de funções, desde aquelas para o qual foi formado, mas também funções administrativas assim como o colocar, limpar e arrumar tabuleiros, roupas e recolha de lixo, etc. O salário para a função publica neste cantão para quem não tem experiencia é mais ou menos 3 vezes superior ao português, mas atenção que o custo de vida também é imcomparavel com o porugues, mas fazendo bem as contas compensa e bem.

Para quem anda a pensar vir para a Suiça aconcelho principamente qur tenham bem presente na vossa mente que é mesmo isso que querem e que estão preparados para enfrentar dificuldades de todo o tipo e importante também ter o minimo de conhecimentos de francês (caso optem por um cantão onde se fale essa lingua). Fazer amigos não é facil,os suiços são fechados e alguns franceses e portugueses emigrados são arrogantes, eu tive a sorte de já ca ter um casal amigo embora ainda estejam longe de mim.

Desculpem, acho que me alonguei de mais mas quero deixar informações a quem está a pensar vir, porque por experiencia própria sei que no prencipio não é facil.

Se alguem que esteja a pensar vir para o Cantão de neuchatel ou mesmo que não esteja e precise de ajuda ou informações deixo diponivel o meu e-mail: andrenf22@gmail.com

Abraço

Offline cisq

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #235 em: Agosto 18, 2011, 21:44:14 »
colegas,
eu tambem penso em partir para a suiça...
já me desloquei à suiça no mes passado e entreguei curriculos em mtas agencias em lausanne, neuchatel, nyon, contudo na maioria exigem o B2 de frances..
Sera que conseguirei ir para enfermagem numa EMS, numa clinica ou hospital não falando fluente?
quais as clinicas ou agencias que ajudam mais os portugueses??

merci et à bientôt!

Offline _Raquel_

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #236 em: Agosto 18, 2011, 23:02:03 »
A Suíça é um país que, cada vez mais, tem à sua disponibilidade um grande leque de enfermeiros imigrantes e transfronteiriços. Acredito que devam existir muitos profissionais franceses que não se importem de fazer uma viagenzita de 45 minutos para ganhar o dobro do ordenado, ou então enfermeiros estrangeiros que estudam bem a língua antes de ir para lá.

Já estive na Suíça e sei que as condições são cada vez mais exigentes. Neste momento, a garantia de chegar lá e ter o trabalho que quer, com o horário que quer, passa muito por ser fluente na língua, ter experiência profissional e talvez uma especializaçãozita também ajuda.

O meu conselho para si colega, sobretudo porque a parte francesa da Suíça contínua a ser a mais concorrida e a que mais oferta de enfermeiros tem, é que se prepare o melhor possível e que não espere facilitismos no que diz respeito à língua e ao processo de reconhecimento da cruz vermelha.

Por isso coragem e mais um bocadinho de estudo :) são os desejos de boa sorte que lhe posso dar!

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #237 em: Setembro 10, 2011, 13:38:19 »
Boa tarde.

Aos colegas que recentemente emigraram para a Suíça, poderiam dizer-me quais os documentos que foi necessário traduzirem para poderem iniciar funções?

Muito obrigada! ;)

Offline joaot

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #238 em: Setembro 11, 2011, 03:49:56 »
Depende do cantão (região) a que te candidates. Cada um tem a sua própria legislação. Ainda assim posso-te dizer que para os cantões de vaud e neuchatel apenas precisas do teu cv e carta de motivação em francês, a maioria das instituições destas zonas não te exige mais do que isso.

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #239 em: Setembro 11, 2011, 10:44:54 »
Sim, em principio vou para o cantão de vaud. Obrigada!
Cumps.