Autor Tópico: Trabalhar na Suiça  (Lida 176359 vezes)

Offline The_Undertaker

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Trabalhar na Suiça
« Responder #15 em: Novembro 01, 2007, 22:04:31 »
De facto é triste que os jovens colegas tenham que sair do nosso país para exercer a profissão que escolheram quando faltam imensos enfermeiros nos CS e nos Hospitais. É triste que o governo só pense em controlar o défice e esqueça a qualidade dos cuidados prestados aos utentes.... E as coisas só tendem a piorar... Força a todos os que procuram o sonho de ser enfermeiros noutros países. A suiça parece ser uma boa aposta.
  8)

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Novembro 02, 2007, 01:35:21 »
e porque nao tentar espanha

é uma solução

consultar reconocimiento academico, homologacion e convalidacion

www.mec.es

www.codem.es site dos colegidos de enfermeria de madrid tem muitas vezes propostas de trabalho

instituto cervantes como fazer o DELE diploma de espanhol á lingua estranjeira, para nós convem o intermedio ou o avançado

espanha é por comunidades, exs

www.madrid. org e depois entra em sanidad ver hospitais

www.mediempleo.com

em espanha acontecem duas coisas publico ou privado, para entar nos quadros do publico é necessario fazer exames que se chamam oposiciones, são dificeis, mas nao impossiveis... e dependem de comunidade para comunidade

no privado a instituicao faz as regras,

www.usphospitales.com

www.capiosanidad.es

www.mafre.com

bem é uma questao de procurar e ter sorte

em Portugal tem havido algumas iniciativas bem simpaticas mas pouco divulgadas como

FEIRA EUROPEIA DO EMPREGO E DA MOBILIDADE onde se pode ter ideias sobre:

QUAIS OS OBJECTIVOS?

Sensibilizar os trabalhadores e a população em geral para as oportunidades da mobilidade no mercado de trabalho europeu

Proporcionar informação específica sobre condições de vida e trabalho, e sobre algumas oportunidades de emprego, em países
procurados pelos candidatos a emprego

Divulgar o conjunto de serviços de apoio à mobilidade existentes em Portugal

EURES é um site que visa

O que pode a EURES fazer por si?

O objectivo da EURES consiste em prestar informação, aconselhamento e serviços de recrutamento/colocação (adequação da oferta e da procura de mão-de-obra) em benefício de trabalhadores e empregadores, bem como de qualquer cidadão que pretenda beneficiar do princípio da livre circulação de pessoas.

A rede EURES vai muito além do portal de mobilidade profissional que visita neste momento.

A EURES dispõe de um rede humana de mais de 700 conselheiros EURES que mantêm um contacto diário com candidatos a emprego e empregadores em toda a Europa.

Nas regiões transfronteiriças europeias, a EURES desempenha um importante papel na informação e no apoio à resolução de todo o tipo de problemas enfrentados por trabalhadores e empregadores no domínio da mobilidade pendular transfronteiriça.

Criada em 1993, a EURES é uma rede de cooperação entre a Comissão Europeia e os Serviços Públicos de Emprego dos Estados-Membros do EEE (os países da UE, e a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein), e ainda outras organizações parceiras. A Suíça integra igualmente a cooperação EURES. Os recursos conjuntos dos membros e parceiros EURES fornecem uma base sólida para que a rede EURES preste serviços de elevada qualidade a trabalhadores e empregadores

se entrarem no site da EURES á pessoas de diferentes paises que estao la para ajudar mandem mails, e vao ver que vos dao informacoes preciosas sobre as particularidades de cada pais europeu

espero ter dado alguns esclarecimentos

relativamente á suiça tambem podem consultar por mail um sr super simpatico que trabalha na embaixada da suiça portuguesa e que sempre informa o pessoal, cujo site é

patrick.durrer@eda.admin.ch, o Paulo tb já vos deu uma visao bastante boa sobre a Suiça

sobretudo boa sorte e acreditem em voces

Offline Enf.Paulo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Novembro 02, 2007, 16:51:28 »
Citação de: paulomoutinho938
Mas pronto vou para um pais diferente, k espero que me corram bem as entrevistas... com alguma desilusão em relação ao meu paìs, que ao invés de nos valorizar e de nos permitir trabalhar cá, não, rejeita-nos forçando-nos a abandonar tudo e todos os que cá deixamos... Enfim sem mais palavras...

Palmas. Bravo pelas palavras PauloMoutinho. É pena que os nosso governantes não se prestem ao trabalho de dar uma olhadela aqui no forum, para se aperceberem que "ao invés de nos valorizar e de nos permitir trabalhar cá, não, rejeita-nos forçando-nos a abandonar tudo e todos os que cá deixamos...". Se fossem familiares deles com certeza iam arranjar maneira de alterar a situação.
Também eu me vejo na situação de tantos, "emigrar", e completamente infeliz com o meu País.
Para os que tiverem o horizonte um pouco mais aberto para além da Europa, chekem o seguinte topic que elaborei há uns dias na tentativa de ajudar algumas pessoas na nossa situação.

http://www.forumenfermagem.org/forum/ht ... ic.php?t=6

Cumprimentos e bem hajam os aventureiros  ;D
PM

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Dezembro 25, 2007, 18:36:05 »
Prestes a iniciar carreira na Suiça, dia dois de janeiro, se quiserem ir para la apressem-se pois ja esta a começar a afunilar...
Paulo T. M.

Offline Red Fish

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Dezembro 25, 2007, 20:09:23 »
Boa Sorte Paulo Moutinho... Tambem ouvi dizer que esta mais facil de conseguir o permit... Mas o k te leva a dizer isso?

Boas Festas para todos!!

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Dezembro 26, 2007, 17:16:21 »
Informações que obtive aquando das entrevistas!  ;)
Paulo T. M.

Offline doracruz

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Dezembro 26, 2007, 17:44:29 »
ola a todos os colegas de profissao,sou enfermeira licenciada na suica trabalho a 4 anos num hospital e so para vos deixar um pouco mais atentos a realidade dos enfermeiros na suica sugiro que reflitam um pouco no que um user escreveu aqui na suica nao existe orden dos enfermeiros sera que isto vos diz alguma coisa?no meu caso pessoal estou precisamente en situacao contraria a algum de vos pois estou seriamente a pensar em voltar para portugal e tentar arranjar alguma coisa por la.isto nao esta facil en lado nenhum e saibam que me passam todos os dias pelas maos enfermeiros licenciados em outros paises e so vos digo que ha um aproveitamento tal que nao vos passa pela cabeca.outra coisa que penso que sera util e o horario de trabalho pois aqui o horario de trabalho sao de 8.30h diarias.en relacao a pedidos de equivalencias a coisa processa-se de forma igual como quem requer equivalencia da suica para portugal as equvalencias sera sempre dadas por escolas de enfermagen.en relacao a equivalencia sera sempre dada uma equivalencia parcial nunca na totalidade pois isto faz poupar uns trocos aos hospitais.en relacao a remuneracoes aqui um enfermeiro suico recebe mais ou menos 3.000euros mas nao pensem que sera esta a vossa remuneracao pois vao usufruir de um estatuto diferente pois estamos na suica ou voces pensam que este pais enriqueceu a custa de que?poden sempre contar ai com uns 2.500eur ou melhor uns 4.000francos suicos.mas atencao ao custo de vida facam bem as vossas contas antes de se decidirem.espero ter ajudado  e se alguem necessitar de ajuda estou disponivel pois tambem ando um pouco a deriva quanto a minha situacao de voltar a portugal por isso era interessante trocar ideias.so mais uma coisa subsidio nocturno e de fim de semana esquecam obdece a uma tabela fixa que e igual durante a semana ou fim de semana.saudacoes a todos desde a suica

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Dezembro 27, 2007, 15:23:52 »
Nao sei em que hospital na Suiça a colega trabalha mas a realidade que conheço dai é algo diferente, mas como o mercado de trabalho ja esta a ficar escasso, mesmo ai, penso que seja esse o motivo que a leve a dissuadir colegas de tentarem a sua sorte em terras Helvéticas. Mas se pretende voltar para Portugal desde la lhe asseguro que isto esta mesmo muito mal... E no caso de trabalho em Hospitais na Suiça deve concerteza saber que as leis cantonais são diferentes de Cantão para Cantão assim como a percentagem de Imposto na Fonte(Impôt à la Source)! É uma questão de saber fazer a escolha adequada. É logico que quem trabalha no CHUV desconta mais e atendendo ao facto de o custo de vida ser mais elevado no cantão de Vaud em relação por exemplo ao Cantão do Jura!?
Paulo T. M.

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Dezembro 27, 2007, 16:52:01 »
Cara colega DoraCruz

Isto em Portugal está muito mau, eu trabalho á 4 anos e meio, e julgo que este foi sem dúvida um dos piores que passei como profissional...

À muita pressão para produzir, produzir...parece que agora o mais importante na saúde não é o cuidar mas sim os números...

Os preços dos bens alimentares, bem como de outros subiram, mas os nossos ordenados, é que se manteem iguais.

Ou seja a maior parte do pessoal faz horário e meio, para sustentar casa, contas e filhos... e os recém licenciados  não teem emprego, porque a maior parte dos hospitais lhes dizem que "não teem esperiência", isto é o cúmulo, como é que alguém pode ter experiência, se não lhes dão oportunidade...

Pior com os preços a subir como é que as pessoas k ganham 1000E ou 1200E podem pagar prestações de casa de 750E, porque a euribor não pára de subir, mais pagar cheches privadas pk dizem k o nosso ordenado é superior ao ordenado mínimo, a isto soma alimentação, tranportes e roupa, e mal dá para tudo, por isso antes de tomares decisões pensa bem...

Offline doracruz

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Dezembro 27, 2007, 17:05:40 »
ola paulo, nao e minha intencao tentar dissuadir ninguem,ate porque a mim nao me afecta o facto de poder ter colegas de profissao portugueses o que muito me deixava satisfeita.apenas tentei explicar as diversas dificuldades, que por aqui se encontram.en relacao a leis voce diz que varia de cantao para cantao e verdade e agora pergunto-lhe eu acha positivo.lembre-se que estamos a falar de uma profissao que exige o mesmo esforco, em qualquer parte da suica.desde ja lhe posso assegurar que aqui no cantao alemao que e onde me encontro a trabalhar os salarios fazem uma diferenca de mais de 1000sfr.alem disso tera de levar, com as leis de cada hospital nao pense que a lei varia de cantao nao isso e mentira a lei varia de hospital voce pode estar no mesmo cantao, que eu mas, em hospitais diferentes e pode ter a certeza que o seu hospital nao tera as mesmas leis que o meu.isso e desprezivel ,no entanto tera de se manter por sua conta e risco pois ordem de enfermeiros e sindicatos nao existem como devera saber.e tem o mais importante a sociedade que nunca apoia quem trabalha mas sim as leis de dois ou tres politicos que entendem que sera melhor assim.nao quero com isto assusta-lo mas com o tempo voce ira concerteza ver e sentir na primeira pessoa todas estas injusticas, e descriminacao .ja agora se o colega quiser entrar en contacto deixo aqui o meu endereco de msn.para o poder ilucidar melhor de algumas adversidades com que se vai deparar.ja agora em relacao ao tentar dissuadir as pessoas. nao tenha a minima duvida que como boa portuguesa que sou, e sempre foi faco, todos os possiveis para ajudar os colegas que estejam interessados em vir para ca, ate mesmo para o hospital onde me encontro.e ja agora o ordenado que lhe ofereceram penso que o esclareceram, nao sera efectivamente o que vai receber nao se esqueca que na suica os ordenados sao muito volumosos mas sao sempre brutos porque no final do ano o caro colega tera de pagar o imposto e sabe quanto lhe debitam?entao eu digo-lhe 14 por cento do bruto anual sabe quanto paga um enfermeiro suico com a mesma qualificacao 9 por cento  ele ganha mais que voce todos os meses e paga menos de imposto.isto e a justica deste pais mas isto e muito vago .sabe o que eu realmente nao quero e transmitir aos colegas que estao em portugal que isto e um pais como muito boa gente diz quando vai de ferias.espero que tenha muita sorte por ca e que tudo lhe corra pelo melhor se precisar de algo estarei a disposicao para ajudar.ja agora eu tirei a minha licenciatura aqui na suica falo alemao e escrevo como e obvio. e mesmo assim ja tive o dissabor de ouvir da boca de uma directora de pessoal de um hospital que nao tinha vaga para mim porque o meu nome lhe dizia tudo.nao sei realmente o que lhe dizia o meu nome mas olhe que eu ate tenho um nome bem bonito pena a senhora nao gostar dele sera que era por ser de origem portuguesa......agora fiquei na duvida.abracos a todos os emfermeiros de portugal e melhores dias virao esta crise e geral e o sinal dos tempos

reguas@hotmail.com

Offline doracruz

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Dezembro 27, 2007, 17:19:20 »
Citação de: scruz
Cara colega DoraCruz

Isto em Portugal está muito mau, eu trabalho á 4 anos e meio, e julgo que este foi sem dúvida um dos piores que passei como profissional...

À muita pressão para produzir, produzir...parece que agora o mais importante na saúde não é o cuidar mas sim os números...

Os preços dos bens alimentares, bem como de outros subiram, mas os nossos ordenados, é que se manteem iguais.

Ou seja a maior parte do pessoal faz horário e meio, para sustentar casa, contas e filhos... e os recém licenciados  não teem emprego, porque a maior parte dos hospitais lhes dizem que "não teem esperiência", isto é o cúmulo, como é que alguém pode ter experiência, se não lhes dão oportunidade...

Pior com os preços a subir como é que as pessoas k ganham 1000E ou 1200E podem pagar prestações de casa de 750E, porque a euribor não pára de subir, mais pagar cheches privadas pk dizem k o nosso ordenado é superior ao ordenado mínimo, a isto soma alimentação, tranportes e roupa, e mal dá para tudo, por isso antes de tomares decisões pensa bem...

ola caro colega .estou inteiramente de acordo mas o que o leva a pensar que aqui esta melhor.pois acho que a profissao devera sofrer alguns ajustes.mas olhe so para lhe dar um exemplo eu por aqui ainda me vai sobrando algum para as batatas mas nao compare o portugues ao suicao digo-lhe que o suico por exemplo nao compra casa tambem e preciso fazer algumas contas como e que alguem que ganha 1200eur por mes pode pagar uma prestacao de credito habitacao de 750eur o colega tambem nao foi la muito bem pensado.por outro lado aqui as pessoas nao vestes marcas mas sim o que podem.nao se vai a restaurantes nao se vai tomara a famosa bica 3 vezes ao dia,shoping ao domingo estao fechados alias o domingo por ca e passado em casa pois normalmente esta tudo fechado.caro colega nao querendo eu ser moralista tem de reconhecer que muito boa gente em portugal tambem vive acima das suas posses.acredito plenamente que a situacao esta complicada por ai mas olhe se a sociedade se desviar mis um pouco do comsumismo talvez ao fim do mes ainda sobrem uns centimos no fundo do porta moedas.desejo-lhe as maiores felicidades para si e para os seus e pensamento positivo que isto vai passar e olhe pode ser que a gente ainda venha a trabalhar juntos ai em portugal e depois talvez lhe faca compreender que o que e nosso nem sempre e pior apenas temos um sistema de saude que esta um pouco desarticulado.cumprimentos

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Dezembro 27, 2007, 19:17:14 »
Colega Dora Cruz, vejo que viveu ai desde nova e tirou ai o curso, eu também quando falo nao é sem fundamento também estudei ai desde novo, tive so k vir para Portugal por imposição dos pais, a frieza e austeridade são caracteristicas dos suiços germanicos, no entanto o mesmo ja nao acontece com os suiços da romandia ou da suiça italiana! Eu digo isto porque vivi ai convivi com suiços e outros tais como os portugueses emigrantes e nunca me senti descriminado. E em relação aos impostos acho natural que isso aconteça pois se sabe existem portugueses que tiram licença sem vencimento em portugal para irem para ai as temporadas deixando depois os serviços a pendura, e  isso no meu entender tambem nao é justo pois privam-nos de trabalhar ca e reduzem as nossas hipóteses de trabalhar ai! Para passar a pagar os nove % basta pedir a nacionalidade, embora que moroso compensa bastante mesmo, pois por cá não temos a possibilidade de nada mesmo...
É certo que o salario que nos indicam é o dito bruto(Brut), mas compensa sem duvida nenhuma, muito mais que o salario neto que alguns colegas meus foram ganhar para Espanha(Madrid) em intituições privadas a ganhar pouco mais que mil euros, sair a noite tomar cafés, isso é um luxo e nao um bem essencial, basta comprar uma maquina de café sai bem mais barato atendendo que 3,50 CHFrs ja custa a dar!!! portanto é so uma qustão de habito e de adaptação a cultura.

Eu vou trabalhar para o Valais/Wallis, sem duvida melhor que no Cantão de Zurich em que também se paga bem o luxo e a e os bens essenciais nessa metropole, em todo o caso é bem melhor estar ai que em Portugal sempre se pode juntar algum, não digo fortunas como é obvio mas de certo bem mais que 200 euros que seria o que poderiamos juntar ca e ja a apertar bem o cinto, sem luxos ou extras incluidos. E como nao faço de minhas intenções sequer trabalhar em Portugal, apesar de no inicio ser dificil estar ai sem familia, vale muito a pena o esforço pelo menos estarei bem melhor que aqui, pois ca nao lhe fazem contractos individuais de trabalho sem termo certo aqui é um contracto a termo resolutivo certo e tem que andar ano apos ano a concorrer correndo o risco de ficar um ano ou mais em casa, sem garantias de nada.

Por isso e devido ao conctacto que tive com a pessoa que me fez a entrevista nao senti descriminação nenhuma, antes pelo contrário, fui muito bem recebido e bem esclarecido, isto em relação a todas as entrevistas a que fui ai na Suisse Romande!
Paulo T. M.

Offline doracruz

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Dezembro 27, 2007, 20:13:38 »
fico muito contente por si caro  colega.ainda bem que nao sentiu nada do que eu referi eu apenas dei o meu testemunho real.em relacao ao pedido de nacionalidade suica nao e assim tao facil como mencionou pois a aquisicao desse documento obdece a muitos requesitos.na metropole como voce lhe chamou e onde se fazem as leis para a minha suica e para a sua, por isso o que eu terei de cumprir voce estara tambem sujeito.so para finalizar nao sei ao que se queria referir en relacao aos impostos mas se nao percebeu o que eu lhe quis transmitir eu vou tentar ser mais explicito.entao e assim voce ve com bons olhos voce pelo simples facto de ser estrangeiro desenpenha a mesma funcao que um outro seu colega suico voce ganha logo de partida muito menos que ele e no final vai pagar uma percentagem maior de impostos.onde e que voce concorda com isto.sabe normalmente tudo o que acontece no nosso pais merece ser criticado mas quando nos deparamos com situacoes de injustica social em outros paise ate parece que esquecemos tudo.por fim desejo-lhe tudo de bom por ca que sabe ainda nos vamos cruzar por ai en qualquer outro hospital.e ja agora aquilo que mencionou dos germanicos nao esta longe da realidade mas olhe que as coisas para esses lados nao estao assim muito diferentes.cumprimentos e boa sorte e que consiga atingir todos os objectivos que planeou.se precisar de alguma coisa nao hesite terei muito gosto em ajudar

Offline ursinhafixe

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Dezembro 28, 2007, 15:42:14 »
oi colega paulomoutinho! sou recem licenciada e tenho familiares em neuchatel, deste modo como esta mt mau arranjar trabalho por estas bandas tou a pensar seriamente na hipotese de tentar a minha sorte por la. Pode me dizer o que teve que fazer pa trabalhar la?
obrigada, bom 2008

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Dezembro 28, 2007, 22:30:46 »
a resposta esta neste tópico na primeira pagina, se puder de uma vista de olhos pois para mais info da minha parte so daqui uns tempo quando tiver net pois parto amanha para a suiça. Feliz 2008 a todos(as).
Paulo T. M.