Autor Tópico: Trabalhar na Suiça  (Lida 174028 vezes)

Offline casu

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Trabalhar na Suiça
« em: Julho 06, 2007, 04:29:03 »
Boas Tardes.
Sou uma quase recém-licenciada.. Acabo o curso esta semana que vem.
Ao ler os diversos blogs relativos à nossa situação laboral, e ao ouvir vários comentários, vejo que a situação de emprego em Portugal a nível de Enfermagem está bastante má, péssima mesmo!
O meu namorado, como Professor Primário, está há 3 anos há espera de ser colocado.. e parece que o panorama se vai manter...
Por todos estes motivos, e por ter passado estes últimos três meses de estágio a ouvir lamentações e criticas ao sistema, por parte de todos os Enfermeiros, sem excepção, estou a cair na tentação de ser mais uma jovem portuguesa licenciada a querer emigrar.
A minha opção incide na Suiça, até porque já lá tenho familiares a trabalhar.. No entanto os apoios e as informações são nulas.. assim como o meu conhecimento no dialecto francês.
De qualquer forma, já fui à Embaixada da Suiça, ao Sindicato e à Ordem dos Enfermeiros, e ninguém me deu um único apoio, sendo que a resposta foi unânime: "Vai ter que se desenrascar sozinha".
Alguém me pode ajudar? Alguém conhece um enfermeiro emigrante português na Suiça, que me possa ajudar?
Traduzo o meu currículo para Francês e depois? Será que é só mandar para os Hospitais..?
Obrigada.

Offline Discovery

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Trabalhar na Suiça
« Responder #1 em: Julho 06, 2007, 05:28:37 »
Acho que se tens familiares na Suiça o melhor é pedires a esses familiares para conseguirem informações lá acerca da equivalências e requisitos para poder trabalhar. Eles que procurem junto de hospitais ou junto da instituição reguladora da enfermagem. A ordem portuguesa não ajuda ninguém, só cobra cotas aos enfermeiros ao final do mês ajudar está quieto.

Não te querendo desencorajar penso que para trabalhar na Suiça como enfermeiro é necessário passar num exame em uma de três linguas: francês, italiano ou alemão, que são as três linguas oficiais do país.

Depois outro conselho, ir para outro país considerando a lingua local um dialeto é um mau principio. Eu vivo noutro país e é fundamental respeitar a cultura local. O francês é uma lingua respeitavél como outra qualquer.

Boa sorte

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 06, 2007, 18:15:27 »
Olá,

Tanto quanto sei, o melhor é mesmo contactar directamente os hospitais nos quais interessada em ir trabalhar. Se precisarem de gente dizem-te e explicam o que tens de fazer.

Só que esse contacto tem de ser feito na língua oficial da região, já que a Suiça tem três línguas oficiais : francês, alemão e italiano, que são faladas em função das regiões.

O melhor é estares à-vontade na língua, antes de iniciares conversações.

Abraço.

Offline sandraenf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 06, 2007, 19:12:48 »
Bem... eu terminei o curso faz agora um ano e sempre desejei ir trabalhar para fora, para a suiça precisamente, e como as perspectivas nao eram lá mt boas informei-me do que era preciso mais ou menos... Pra começar, raramente aceitam enfermeiros recém-licenciados... digo raramente pq sempre se podem arranjar umas cunhas né...
Como hoje em dia me encontro a trabalhar na Madeira (muito longe de casa  :-[) isso é algo que ainda me cativa pelo que me ando a informar melhor das coisas...
Pra lá entrar é preciso realizar um exame na Cruz Vermelha Suiça (depois posso-te dar o e-mail se tiveres interessada) e entrar em contacto com o ministério do ensino superior (penso que é assim a tradução) pra eles aprovarem o teu curriculo (é necessário traduzir o curriculo e ir à embaixada suiça aki em portugal pra eles aprovarem o teu diploma e certificados que tenhas - só por porem o carimbo custa a mera quantia de 60 euros por folha....
No entanto, pra desilusão das desilusões... o mercado de trabalho lá nao está assim tão facil... no cantão alemão ainda é facil arranjar qualquer coisa... mas querem como requisito a lingua alemã falada e escrita...
Se quiseres pergunta mais coisas..... sempre posso dizer mais alguma coisa....

Offline casu

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 08, 2007, 23:45:46 »
Boas noites.
Antes de mais gostaria de vos agradecer (Discovery, Mariarebelo1, e SandraEnf) pelas respostas e conselhos.
Como devem calcular, findo o curso, estou naquela fase de ansiedade, dúvidas e preocupações, como, aliás, já tinha escrito.
SANDRAENF, eu sou alistada na Cruz Vermelha Portuguesa. Realizei lá um curso de cerca de 9 meses (Recruta) e agora sou voluntária na Unidade do Seixal. Como falaste na Cruz vermelha da Suiça, será que isto ajuda para entrar na Suiça? Podes-me dar à mesma o mail de lá?
E já agora, também falaste da Embaixada da Suiça, que eu tinha que ir lá para eles aprovarem o meu currículo. No entanto, eu entrei em contacto telefónico com eles, ao que me responderam que eu é que tinha que tratar de tudo e que eles não podiam fazer nada...
Fico confusa...
Anyway, não vou desistir.
Obrigada a todos.
Espero por novas respostas :)
Beijo.

Offline sandraenf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 09, 2007, 00:14:36 »
Bem para que o teu curriculo seja creditado pelas entidades na suiça tem que estar numa das três linguas de lá... mas nao podes simplesmente traduzir um diploma ou um certificado de uma formação pq isso nao é valido... tens que ir á embaixada para eles porem o carimbo como tal é verdadeiro.

www.bbt.admin.ch
www.redcross.ch

Bem.. estes são dois sites importantes... tem lá bastante informação e brochuras em pdf 8mas tuo em francês)

Vai dando noticias....

Offline Proton20

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 19, 2007, 16:41:06 »
Oi Casu. Depois de alguma procura lá encontrei o teu post. Bem pelos vistos não tá muito facil de obter informação sobre o trabalho na Suiça. Sei que ha lá enfermeiros Portugueses a trabalhar mas pelos vistos não há grande info. nem os tais colegas vêm cá ao forum. Tens alguma novidade no que concerne a este assunto? Bem o Francês ja domino, agora falta o resto. Ando a tentar procurar alguma informação. alguma coisa postem.

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 25, 2007, 15:55:11 »
Oi...eu vou falar em relação á experiência de quem já foi emigrante na suiça durante 12 anos...como já lá estive tenho possibilidade de voltar para lá com bastante facilidade...mas como todos foram falando é preciso fazer uns exames para ser admitida...mas não é só isso...est~so a esquecer que para ir para a suiça é preciso um "permi" como eles lhe chamam...eu k já lá estive recebo com facilidade a permissão de lá ficar sem data limite, basta-me ter um contrato lá de trabalho para poder voltar..Para quem nunca foi emigrante lá, começa do zero..ou seja pela permissão mínima...não sei se entretanto as coisas mudaram mas normalmente era de 3 meses de permanência o limite..depois vai subindo de escalão ara 9 meses e ter k sair do país 3 meses e assim sucessivamente até alcanççar a permissão para ficar indefinidamente sem ter k sair... Não podem só pensar no currículo traduzido e nos certificados...a Suíça não é um apaís da UE e não é fácil lá entrar.. Acreditem no k vos digo...Mas os ordenados compensam o esforço ;D

Offline Red Fish

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 02, 2007, 23:45:56 »
Olá Pessoal!
Falta-me pouco tempo para terminar a licenciatura e emigrar penso que seja a alternativa mais eficaz para combater esta triste situaçao que se vive no nosso pais. Estive a ler os vossos comentarios, e vai um pouco ao encontro das minhas expectativas futuras, que é trabalhar na suiça. Nasci em França e portanto mantenho ainda as minhas capacidade linguisticas. o que eu pedia é q alguem se tivesse algum tipo de conhecimento ou conhecido, agradecia muito como está a situaçao para trabalhar, retratando em traços largos como é o processo, para laborar ai. E se justifica mesmo o investimento e o alto custo de vida em relaçao ao salario, que n tenho ideia quanto se aufere.

Agradeço qualquer tipo de informação.

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 11, 2007, 18:42:55 »
Ola, boa tarde a todos

Fala-se aqui em trabalhar na Suiça. ok. Acho que os colegas estão a dar boas informações de facto, não há sombra de dúvida, eu vou partilhar convosco a minha opinião. Tal como uma colega referiu morei na Suiça no cantão de Vaud na cidade de Morges, como é sabido existem 4 linguas oficiais e não 3!!! Alemão, Françês, Italiano e Romanche, são 23 cantões no total e como é obvio não existe um cantão alemão mas sim 16, cantões de lingua oficial francesa 6 e um de lingua oficial italiana, o romanche e como o nosso mirandês fala-se em poucas partes da suiça mais precisamente perto da fronteira com a Austria. Bom estou-me  a estender de mais e nao falo do que interessa... de facto existem três tipos de permanência na Suiça a saber Permis A,B e C. O primeiro como a colega referiu permite uma permanência de 3 meses, renovado de trs em tres meses com a obrigatoriedade de voltar ao pais de origem por três meses.

Para concorrer para a Suiça basta encontrar os e-mail dos varios hospitais e elaborar o que se chama "lettre de motivation" o equivalente a nossa carta de apresentação, podem tambem enviar por mail o CV Europass na respectiva lingua exigida ou seja: Francês, alemão, ou Italiano. Vou dar-vos alguns nomes que basta introduzir no google e pesquisar: Cantão de Genéve: Hôpital de Genéve CH; Cantão de Vaud: Hôpital de Lausanne CHUV, Hôpital de Morges, Hõpital de Vevey, Hôpital de Yverdon-les-bains; Cantão de Neuchatel:Hôpital de la Chaux de Fonds, Hôpital de Neuchatel; Cantão du Jura: Hôpital de Delémont(fala-se francês); Cantão de Fribourg: Hôpital de Fribourg(fala-se alemão e francês); Cantâo du Valais: Hôpital de Sion, Hôpital de Sierre(fala-se alemão e frances); Cantão do Ticino: Hospital de Lugano, Hospital de Locarno, Hospital de Bellinzona(fala-se italiano).

Estes são a grande parte do hospitais na Suissa de lingua oficial francesa e italiana, após o envio da "lettre de motivation" eles respondem sempre no prazo mais ou menos de 7 dias, e ai pedem os documentos que comprovam a licenciatura em enfermagem. Em relação a Ordem, na Suiça não existe!!!

Após recepção da documentação, tb não demoram muito tempo, e caso seja aceite a candidatura o próprio hospital envia a documentação necessária a apresentar ao serviço de estrangeiros e fronteiras na suissa.

Esta é a minha experiência, por isso antes de andarem com papelada enviem o primeiro e-mail...

Espero que tenha ajudado em algo!!!
Paulo T. M.

Offline Red Fish

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Outubro 11, 2007, 22:54:40 »
Obrigado paulo moutinho! Toda a ajuda é preciosa neste momento tão delicado que a nossa profissão atravessa. visto o arrastar da situação é cada vez mais comum todos os jovens licenciados e mesmo alguns com a sua vinculação demasiado frágil, pensarem trabalhar no estrangeiro. mas o problema é o medo do desconhecido, do lançar-nos para o estrangeiro sem uma base estabilizadora. E é por isso que venho por este meio perguntar se têm alguma informação ou algum contacto de países como a Bélgica ou Luxemburgo?? Agradeço toda a ajuda prestada!! Boa Sorte a todos...

Offline Proton20

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Outubro 15, 2007, 11:23:45 »
Obg pela informação Paulo Moutinho. Pelo teu discurso deduzo que etejas na Suiça a trabalhar. Como estão a correr as coisas e qual a tua opinião de trabalhar nesse país? Compensa? Em que zona tas?

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 26, 2007, 18:21:37 »
Ola colega "Proton"
eu candidatei-me a um cargo de enfermagem na suiça, ja tenho entrevis-te marcada, mas como é obvio informei-me o melhor possivel e visto ja la ter morado durante dez anos as coisas tornam-se um pouco mais fáceis pra mim, no k diz respeito a lingua e a realidade deste pais.

Espero que tenhas sorte e concorras em breve, podes tb concorrer para este  hospital CHUV( centre hospitalier universitáire du canton de Vaud) tenha...
Paulo T. M.

Offline casu

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 01, 2007, 19:16:24 »
Bem... fico contente por este tópico ter dado conversa que sobre.. ainda realisticamente acho que há muito por dizer.
Paulo Moutinho MUITO OBRIGADA pelos teus conselhos, foram talvez os mais directos e práticos que já recebi até hoje!
Ao contrário do primeiro comentário a este tópico que eu abri, já estou a trabalhar há 2 meses, no HGO, e apesar te ter tido a sorte de acabar o curso e arranjar logo emprego, continuo de certa forma desmotivada com a situação em Portugal, n só com a minha mas com a de todos os enfermeiros e aspirantes a enfermeiros. Por este motivo, continuo com a ideia de emigrar!!
Suiça, pelos motivos que já apresentei anteriormente, é o país que mais me atrai actualmente.
Agora tenho mesmo que ganhar forças para ir tirar um curso de francês, língua esta que n me atrai nada... prefiro 1000xs o Inglês.. mas se o grande e único obstáculo for a língua, irei ser mais uma qualificada mão de obra licenciada a deixar portugal para trás... 
Logo se verá..
Os meus cumprimentos, e anseio por mais notícias.. principalmente de quem está próximo deste sonho... Paulo Moutinho, que tal?

Beijos e abraços.

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 01, 2007, 21:59:28 »
Ola, fico contente k ja tenhas emprego... é sempre bom apesar da situação k ainda haja colegas k consigam alguma coisa... Bom eu ja tenho entrevista marcada para dezembro inicio, no hospital k te sugeri, e tenho outra a marcar para o H de Neuchatel na Suiça tb, eu  sinceramente já desisti de procurar de me candidatar cá em Portugal, e as instituições nem sequer terem a decência, porque é disso que se trata, de pelo menos nos dizerem, nao concorra, não vale a pena, de certo k como eu os colegas iriam ficar mais "descansados" sem termos aquela sensação de vazio e de perfeita ignorância e ausênsia de apoio.

Mas pronto vou para um pais diferente, k espero que me corram bem as entrevistas... com alguma desilusão em relação ao meu paìs, que ao invés de nos valorizar e de nos permitir trabalhar cá, não, rejeita-nos forçando-nos a abandonar tudo e todos os que cá deixamos... Enfim sem mais palavras...
Paulo T. M.