Autor Tópico: Esclarecimento de dúvidas  (Lida 1631 vezes)

Offline enfermagem_2012

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Esclarecimento de dúvidas
« em: Abril 12, 2013, 13:46:47 »
Olá boa tarde, antes de mais obrigada ás pessoas que me têm respondido. Estou com o estágio á porta e tenho dúvidas que preciso de esclarecer... Vou colocar aqui algumas delas...
Uma delas é desinfecto a pele do utente com álcool antes de administrar a insulina ? e a heparina ?
Como retirar o vacuo de um frasco com medicamento ( fica perro e perco muito tempo)
Em relação a sondas nasogástricas e vesicais preciso de saber que tipo de sondas usamos, curta duraçao, longa, o numero ?
Numa ferida aberta limpamos por dentro com uma compressa esterilizada após limparmos com jacto de soro fisiologico ?
No penso do dreno, na parte de colocr o penso como colocamos ( não cortamos a compressa a meio para colocar pois nao ? nao me parece ser asséptico lol) colocamos em redor com as pontas viradas para dentro ?
Como fazer a ligadura a um pé diabético ?
Que produto utilizamos para a desinfecção de um cateter central ?

Bem não me recordo de mais nada... Se me pudessem ajudar agradecia imenso!
Cumprimentos

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Esclarecimento de dúvidas
« Responder #1 em: Abril 12, 2013, 14:27:49 »
Mas não tem materiais das aulas ou livros onde possa esclarecer essas dúvidas? Para além do mais muitas delas são facilmente clarificadas com uma rápida pesquisa na internet...

Mas vou tentar esclarecer algumas.

Desinfecto a pele do utente com álcool antes de administrar a insulina? E a heparina?
Se os doentes estão internados sim, mas não é desinfectar, é fazer a anti-sépsia. Isto porque existe diferença entre desinfectante e anti-séptico. Também existe literatura mais recente que diz que em contexto domiciliário, se o doente tem bons cuidados de higiene, não há necessidade de o fazer. Ao invés do álcool, se possível, utilize a clorexidina em spray.

Como retirar o vácuo de um frasco com medicamento (fica perro e perco muito tempo)?
Não percebi bem a questão, mas se for para saber como retirar um medicamento de dentro de um frasco hermeticamente fechado, deve aspirar para a seringa uma quantidade de ar semelhante à quantidade de medicamento que pretende retirar do frasco. De maneira a que seja o ar a ser aspirado e não haja pressão negativa sobre o êmbolo da seringa.

Em relação a sondas nasogástricas e vesicais preciso de saber que tipo de sondas usamos, curta duração, longa, o numero?
Depende do objectivo, depende do doente.

Numa ferida aberta limpamos por dentro com uma compressa esterilizada após limparmos com jacto de soro fisiológico?
Teoricamente não. Deve fazer apenas a instilação com soro fisiológico e evitar passar com compressas directamente no leito da ferida, interfere com o processo de cicatrização. Mas dependerá da ferida e se existe necessidade de remover sujidade do leito da mesma.

No penso do dreno, na parte de colocar o penso como colocamos (não cortamos a compressa a meio para colocar pois não)?
Pode cortar com uma tesoura esterilizada ou com uma lâmina de bisturi. Caso não o queira fazer pode utilizar compressas 10x10, dobradas ao meio, em ambos os lados do dreno.

Como fazer a ligadura a um pé diabético?
Não percebi a pergunta.

Que produto utilizamos para a desinfecção de um catéter central?
Clorexidina em spray.

Offline Ana Correia

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Esclarecimento de dúvidas
« Responder #2 em: Abril 12, 2013, 19:27:48 »
Hehe,ia mesmo falar nisso da antissépsia, estava sempre a levar na cabeça com essa nos estágios