Autor Tópico: Entrar em casa dos utentes aquando dos domicílios  (Lida 3270 vezes)

Offline Enigma_H

• Membro
    • Ver Perfil
Entrar em casa dos utentes aquando dos domicílios
« em: Abril 09, 2013, 17:47:55 »
Boa tarde colegas,

Esta questão que vou colocar pode parecer um tanto ou quanto desajustada, mas fará todo o sentido para os colegas que, como eu, prestam cuidados domiciliários diariamente.
Gostaria de saber como procedem nas situações em que se dirigem normalmente aos respectivos domicílios dos utentes e, em caso de utentes acamados desorientados no T/E, nenhum cuidador informal ou outro familiar (ou amigo) vos abir a porta.
Entram e procedem normalmente, efectuando os tratamentos necessários ao utente ou não entram e prosseguem a vossa jornada sem ter efectuado o respectivo domicílio?
Eu sei que esta questão parace "básica" demais para ser colocada aqui, mas acreditem que se a coloco é porque tem algum fundamento.
Gostaria de ver aqui expotas as vossas opiniões e sobretudo, para quem presta cuidados domiciliários como eu, a vossa atitude nestas situações.

Obrigado.
"Isto de estar vivo... de certeza que não vai acabar bem!!!"

Offline anevesf

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Entrar em casa dos utentes aquando dos domicílios
« Responder #1 em: Abril 11, 2013, 08:38:33 »
Teoricamente se a Vd é programa a familia estará avisada da mesma logo não têm pelo que não estar no domicilio.
Não deves entrar na casa de um utente sem ninguem que te receba, embora sito seja um apratica corrente de muitos colegas.
- podem por em causa os cuidados prestados;
- podem acusar-te de invasão de domicilio;
- podem acusar-te de roubo.
Deves sim ao chegar ao serviço escrever em notas o porque da não realização do mesmo e ligar à familia programando nova Vd mas assegurando-te que irão estar presentes.

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 11, 2013, 09:36:11 »
Se calhar há que ponderar primeiro se os cuidados que se vão prestar podem ser adiados para outro dia, se o poderem ser, penso que o melhor seja realmente adiar.
Principalmente se se tratar de utentes com alzheimer e quadros demenciais, que possam ter interpretações erradas da realidade...

Offline jorgearaujo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 12, 2013, 00:18:57 »
É uma situação a evitar. Procuro combinar um horário em que esteja o cuidador principal presente. Algumas vezes não é possível, mas normalmente está presente outra pessoa, familiar ou vizinho.

Muito esporadicamente prestava cuidados domiciliários sem estar presente um cuidador, mas só quando a outra opção é não prestar cuidados.