Forumenfermagem

Autor Tópico: Material para carro de urgência  (Lida 49005 vezes)

Offline _

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://www.apnep.pt
Re: Material para carro de urgência
« Responder #15 em: Julho 12, 2007, 13:11:37 »
Saudações a todos!

Em primeiro lugar, penso que o carro de emergência deveria ser igual em todos os serviços (pelo menos o essencial, admitindo que haja uma ou outra diferença).

Segundo ponto: trabalho num serviço em que o carro é aberto com mais regularidade que o habitual e tem algumas diferenças em relação ao resto do hospital (dado que em caso de PCR não activamos a emergência interna e é um serviço com características específicas: grande parte dos doentes já estão entubados e ventilados).

Assim numa primeira gaveta estão os fármacos e SF (100cc) e DW5% (100cc), assim como sistemas de soros e prolongador, agulhas e seringas. Na segunda gaveta: laringoscópio e respectivas lâminas (pequena, média e grande), pilha e lâmpada para o mesmo (caso seja necessário substituir), fita de nastro, guia de entubação, pinça de Maghil, filtro e traqueia, mascara de hudson (ou seja, material de "via aérea"). Na última gaveta: gelofundine, SF (1000cc), Solução de Ringer e lactato e não tenho a certeza se voluven e o ambú e máscaras faciais. Nesta última gaveta existem ainda os selos que permitem o selar do carro. Na gaveta lateral: tubos para entubação endotraqueal (2 de cada tamanho).

Para terminar, gostaria de ressalvar que, no meu serviço, o carro é usado, obviamente, em casos de PCR e entubações de emergência. Mas como estamos perto de todo o material, muitas vezes em caso de re-entubação ou entubação traqueal preparamos nós o material, não abrindo o carro de emergência. Ainda temos 1 carro de apoio feito por nós, que tem material para colocação de cateter venoso central ou de diálise, cateter arterial, cateter de PIC, drenos torácicos, traqueostomia percutânea.

De ressalvar que poderei ter-me esquecido de algum material atrás enumerado, que à partida poderá parecer-me tão lógico que nem me lembrei dele. Oportunamente divulgarei a lista do material do carro de emergência, transversal a todo o hospital.

Abraço
Abílio Cardoso Teixeira
(SCI1: CHP - HSA)

Offline nelson

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Setembro 11, 2007, 23:40:28 »
boas abilio... desculpa lá reanimar o topico...
mas estou aki com um problema, preciso de reunir informações e criar uma norma pra equipar um carro de ermeg. e criar tb a rotina de verificação do mesmo.

e estou com alguma dificuldade em encontrar as informações na net, estou com alguma dificuldade pois estou a 600km de toda a minha literatura :!

agradecimentos prévios :)

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #17 em: Setembro 12, 2007, 18:26:06 »
procura na sociedade americana de anestesiologia
aqui tambem: www.resus.org.uk/pages/standard.pdf/ 
mas o ideal e mais cómodo é ires a um serviço de urgência de um qualquer hospital central e veres como está organizado.

Offline liliana neto

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Novembro 03, 2007, 23:28:51 »
ola pessoal...
trabalho num centro de saúde e estou interessada em remodelar o nosso carro de emergência mas não consigo muita informação na net. peço a quem me puder ajudar que mande informação.
obrigado...

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Novembro 04, 2007, 03:33:21 »
Revê o meu post anterior
Tem lá tudo o que precisas...

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Novembro 04, 2007, 12:07:00 »
Bom dia a Todos ;no meu hospital há uma equipa de emergência interna , que sempre que necessário é accionada por BIP ; há uma norma interna que se refere ao funcionamento desta equipa ; há também norma interna sobre a organização de carro de Emergência (urgência)ou Mala de Emergência ( adulto e Pediátrica ); nessa norma está especificado o que constitui um carro ou mala de emergência bem como a disposição , que deve ser igual em todo o Hospital ; a lista da medicação é da responsabilidade de uma anestesista . O carro é revisto de mensalmente para verificação de prazos de validade , ou sempre que utilizado ,  para reposição . Listagens ? Depende da Instituição. Penso que a organização de uma carro de emergência , não é um acto isolado pelo que se deverá tratar do assunto de modo interdisciplinar .

saudações

Rita

Offline Parreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Novembro 04, 2007, 12:44:09 »

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Novembro 05, 2007, 03:14:47 »
Peço desculpa pois o link que apresentei já não existe. O que queria indicar foi aquele citado pelo colega Parreira no último post.

Mais uma coisa... este link indica o material que deve estar no carro. Não indica a sua organização. Uma boa forma de organizar a medicação é o método descrito pela Sociedade Norte Americana de Anestesiologia... o link... tens mesmo de procurar. Este preconiza uma organização por cores e localizações mais intuitivas com menos apetência para o erro: Por exemplo adrenalina e atropina em lados opostos e com cores diferentes... passa por lá. é muito interessante.

Offline Parreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Novembro 05, 2007, 18:31:21 »
O site da sociedade americana de anestesiologia é:
http://www.asahq.org/index.htm
agora procurar o qu se quer está bastante dificil, eu não consegui

Offline CloncV

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Janeiro 11, 2008, 08:37:04 »
Citação de: enfsergio
Penso que o tópico desta discussão é...carro de urgência...

No hospital em que trabalho...todos os serviços têm um carro de urgência...e há uma lista de material que o carro deve conter...
Tal qual no meu...até há um responsavel por serviço, para manter o carro....apto  ;D

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Julho 01, 2008, 05:37:20 »
Um bom modelo de carro de Urgência é o que está ou vai ser implementado no CHLC (Centro hosp Lisboa Central)no processo de uniformização.

Assim poupam o trabalho de fazer um trabalho de raíz.

Benchmarking: Aprender com as melhores práticas... Poupem o trabalho de inventar a roda

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Julho 03, 2008, 22:02:51 »
Citação de: Magistral Estratega
Um bom modelo de carro de Urgência é o que está ou vai ser implementado no CHLC (Centro hosp Lisboa Central)no processo de uniformização.

Assim poupam o trabalho de fazer um trabalho de raíz.

Benchmarking: Aprender com as melhores práticas... Poupem o trabalho de inventar a roda

E onde podemos encontrar informação desse carro? Ajudava muito realmente um trabalho elaborado de raíz!

Abraço
Se queres um amigo, cativa-o!

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Julho 03, 2008, 22:07:34 »
Dirijam-se ao Hospital de Santa Marta por exemplo. Ou entrem em contacto com a Enfª Directora. (que pode estar em São José, Santa Marta. Capuchos)

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Julho 03, 2008, 22:34:59 »
Obrigada pela ajuda!

Abraço
Se queres um amigo, cativa-o!

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Julho 22, 2008, 03:56:45 »
Dyson E,Smith GB.Common Faults in resuscitation equipment -guidelines for checking equipment and drugs used in adult cardiopulmonary resuscitation. Resuscitation 2002

Consultar também alguns dos links já citados neste tópico nomeadamente este...
http://www.resus.org.uk/pages/eqipIHAR.htm#equip

Guidelines do ERC emanadas em 2005: todo o material passível de ser usado nas situações lá descritas é passível de ser armazenado no carro de emergência, isso inclui os fármacos e todo o restante material.

Ordenar os fármacos e o material de forma que seja facilmente acessível, rapidamente e com a menor probabilidade de erro. Um exemplo é separar a atropina da adrenalina, colocando-as em cantos opostos da gaveta com uma cor de fundo diferente, e colocando todos os fármacos mais utilizados segundo um código de cores que favoreça uma reacção mais instintiva, rápida e menos dada a equívocos (adrenalina e atropina em gavetas contínguas pode dar azo a muitos erros pois existem marcas em que as ampolas são semelhantes, a agitação do momento pode levar a uma leitura errada do rótulo e também à "passagem"de ampolas de uma gaveta para outra).

Uma outra forma de ordenar material passível de ser usado numa emergência mas que não tem necessariamente de estar no carro de emergência é colocar o material usado para cada procedimento (colocação de CVC, Linha arterial, algaliação, EOT, cricotiroidetomia, EOG) em Kits, por exemplo dentro de cada recipiente estar contido o material passível de ser usado. No Hospital de São João usamos este sistema no SU: dá jeito e poupam-se metros e segundos preciosos nos instantes cruciais.