Autor Tópico: Hemoculturas em doentes com temperatura corporal baixa!!  (Lida 2762 vezes)

Offline Bequitas

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Hemoculturas em doentes com temperatura corporal baixa!!
« em: Março 31, 2013, 21:04:23 »
Olá colegas,

Trabalho no serviço de Medicina de Doenças Infecciosas em França( ainda estou em integração no serviço) e como tal as hemoculturas são uma intervenção frequente, alias o protocolo diz que em estados febris de 38,5 ºC ou superior as hemocs são para fazer. Mas no outro dia tinhamos uma utente com temperatura corporal que rondava os 34,0ºC, mesmo baixa e a minha colega disse que nestas situações teriam de fazer hemoculturas!! Confesso que não entendi o porquê, afinal não é só em estados febris que isso é indicado? assim o pensava...

Já pesquisei sobre o assunto mas não encontrei nada...alguém que me saiba elucidar ou que saiba o porque disto?

Cumps  ;D

Offline José Alves

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Hemoculturas em doentes com temperatura corporal baixa!!
« Responder #1 em: Abril 01, 2013, 00:16:00 »
Os protocolos para colheita de hemoculturas vão variando de instituição para instituição e até de equipa para equipa.
Bastante documentado está que a Hipotermia é considerado na sintomatologia para diagnóstico de SIRS (Systemic In?ammatory Response Syndrome) ou sépsis. Assim como:

"Body temperature: <36 °C or >38 °C
Heart rate: >90 beats/min
Respiratory rate: >20/min or PaCO2<32 mmHg (4.3 kPa)
WCC (white cell count): <4x10[sup:1temqejy]9[/sup:1temqejy]/L (<4000/mm³), >12x10[sup:1temqejy]9[/sup:1temqejy]/L (>12,000/mm³) or 10% bands

SIRS diagnosed when ? 2 of above is present."

in "Soong, J.; Soni, N. (2012) - Sepsis: recognition and treatment. Clinical Medicine, vol.12, nº3: 276-80"

Este artigo encontrei-o através de pesquisa na EBSCO, não sei se está em acesso livre, mas existe bastante bibliografia livre acerca da sintomatologia assim como critérios para colheita de hemoculturas e outros exames microbiológicos. É só perder um pouquinho a procurar.

Desde já espero ter ajudado,
Cumprimentos

Offline Bequitas

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 01, 2013, 10:20:24 »
Sim colega ajudou! Obrigada!

Como já tinha dito, pesquisei sobre o assunto e não encontrei nada...talvez sim não tenha sido o suficiente  :P

cumps

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 01, 2013, 15:51:30 »
A sepsis pode induzir quadros de hipotermia.
Se ha propuesto que la hipotermia se desarrolla en 78% de los pacientes ancianos con
sepsis. La hipotermia observada en la sepsis
resulta de la alteración de la neurotransmisión
periférica o central, o de la atenuación del sistema de las citokinas.
http://www.sld.cu/galerias/pdf/sitios/a ... termia.pdf