Autor Tópico: Opinião - Deiscência de sutura em local de inserção de dreno  (Lida 1689 vezes)

Offline Enigma_H

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 71
    • Ver Perfil
Boa tarde colegas,

É comum haver uma deficiente cicatrização, e até mesmo desicência, do local de inserção de drenos??? Dou um exemplo concreto de uma utente de 76 anos que foi intervencionada a fractura do fémur há cerca de 1 mês. Nos primeiros tratamentos ao domicílio sempre nos deparamos com uma peqeuna porção de tecido desvitalizado no terço médio da sutura. Não há qualquer menção a colocação, permanência ou extração de dreno na carta de alta hospitalar, a utente é que referiu que ali esteve introduzido um dreno. Após o tempo mais que suficiente para a consolidaçãoda sutura a referida zona fez deiscência a qual mantém até agora. Tem sido tratada com hidrogel afim de desbridamento autolítico de algum tecido desvitalizado presente.
A minha questão é se alguém tem experiência destas situações nos locais de inserção dos dreno? Isto para poder descratr eventuaçlmente outras causas prováveis.

Obrigado e desculpem o relatório.

Cumprimentos.
"Isto de estar vivo... de certeza que não vai acabar bem!!!"

Offline Enfª Paula

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re: Opinião - Deiscência de sutura em local de inserção de dreno
« Responder #1 em: Março 23, 2013, 03:38:13 »
Em ortopedia pediátrica, da experiência que tenho, os drenos não são colocados na própria sutura, são inseridos por punção, num dos bordos, a cerca de 2-4cm da sutura. Regra geral cicatrizam com facilidade, por vezes demoram um pouco mais por presença de fibrina sendo necessário fazer os tais "desbridamentos químicos" não sendo habitual a ocorrência de locas. No caso das deiscências de suturas (raras e pequenas), desde que não esteja associado nenhum processo infeccioso, muitas parecem ser provocadas por necrose tecidular de pequenos segmentos dos bordos da sutura, devido ao uso traumático dos afastadores durante a cirurgia. De qq  forma, falamos de uma senhora com 70 e tal anos que já pode ter alterações do processo de cicatrização, seja por patologias de base (ex: diabetes) seja por má nutrição, etc...