Autor Tópico: Formações IFE  (Lida 5535 vezes)

Offline tricia19

• Membro
    • Ver Perfil
Formações IFE
« em: Março 05, 2013, 09:43:55 »
Boas, colegas!

existem alguns tópicos semelhantes a este, acerca do e/b-learning...
mas o meu propósito com este é ter informações especificamente sobre as formações do IFE...

já alguém frequentou? os planos curriculares? monetariamente nem questiono mto pq me parecem um pouco carotes..

obrigada

Offline ccalheiros

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Formações IFE
« Responder #1 em: Março 06, 2013, 12:26:50 »
Boa tarde Colega:

Quanto ao IFE tenho muito para lhe dizer.
Durante o ano passado, eu e 7 colegas inscrevemo-nos num curso cujo nome era: Enfermagem avançada de Estética e Dermatologia. Todas trabalhamos na área. Era o primeiro ano que existia o curso e durava 1 ano.
O curso foi extremamente mal organizado, aliás não teve organização alguma. A coordenadora era coordenadora de outro curso no instituto e além de não ter experiencia nestas áreas não conseguiu reunir nenhum formador para os varios módulos que tivesse experiencia. Os conteudos eram repetidos e sem sequencia. Foi vergonhoso e assustador.
Pedimos várias vezes revisão e reflexão do que se estava a passar e nada foi feito.
Chegou a um ponto que todas as formandas (ainda o frequentamos 6 meses porque o nosso interesse era grande e esperança que melhorasse também) tiveram que desistir.
Foi nos pedido uma carta que justificasse a desistencia e pedido de devolução de dinheiro. Até hoje (passados 9 meses), apesar da nossa insistência praticamente diária, não temos resposta.
É com muita pena que a aconselhamos a não fazer um curso no IFE.

Offline tricia19

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 07, 2013, 14:00:56 »
Pois..
Após escrever este tópico encontrei um semelhante e por acaso as referências eram muito boas... mas também eram de áreas "tipicamente" de enfermagem: SAV e emergencias cardiorespiratórias...

Não sei não... os cursos ainda são bastante caros...e apesar de a formação em e-learning me ser mto util, não sei ate q ponto será vantajosa...

Obrigada pela sua resposta!

Offline Tickalves

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 10, 2013, 18:37:58 »
Eu inscrevi-me num curso também por e-learning de geriatria/ gerontologia do IFE e até agora estou super insatisfeito.. Supostamente o Curso começa dia 18 e até agora não tenho informações nenhumas, não respondem aos emails que envio e agora não consigo fazer login... Parece mais uma burla que um Curso.. Pode ser que esteja errado... mas... não está a dar nada boa imagem aos clientes este "instituto de formação em enfermagem"...

ABRAÇO

Offline missinblue

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 12, 2013, 02:16:48 »
Citação de: ccalheiros
Boa tarde Colega:

Quanto ao IFE tenho muito para lhe dizer.
Durante o ano passado, eu e 7 colegas inscrevemo-nos num curso cujo nome era: Enfermagem avançada de Estética e Dermatologia. Todas trabalhamos na área. Era o primeiro ano que existia o curso e durava 1 ano.
O curso foi extremamente mal organizado, aliás não teve organização alguma. A coordenadora era coordenadora de outro curso no instituto e além de não ter experiencia nestas áreas não conseguiu reunir nenhum formador para os varios módulos que tivesse experiencia. Os conteudos eram repetidos e sem sequencia. Foi vergonhoso e assustador.
Pedimos várias vezes revisão e reflexão do que se estava a passar e nada foi feito.
Chegou a um ponto que todas as formandas (ainda o frequentamos 6 meses porque o nosso interesse era grande e esperança que melhorasse também) tiveram que desistir.
Foi nos pedido uma carta que justificasse a desistencia e pedido de devolução de dinheiro. Até hoje (passados 9 meses), apesar da nossa insistência praticamente diária, não temos resposta.
É com muita pena que a aconselhamos a não fazer um curso no IFE.

Olá colegas, penso que não é o melhor conselho, e explico seguidamente as razões

Assim: Já tive a oportunidade de tirar algumas formações no IFE e na maioria das vezes fiquei satisfeita quer com o formador quer com a coordenação, nomeadamente na área de urgências e de desporto.
Outras formações, achei pouco o tempo para a temática da formação, mas a coordenação e o formador estiveram à altura e atingiram as metas.

Não querendo tirar vos o argumento, penso que tenha corrido mal a vossa formação, porque é uma formação com pouca saída e porque era muito recente no IFE.

Mas independentemente das razões, eles poderiam inovar e dinamizar mais as formações em e learning e b learning e não só as pós graduações.. enquanto esperamos inovações, apostemos na formação na área de enfermagem dentro e fora do IFE, pois o saber não ocupa lugar.

:)

Offline GuidaFawkes

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 11, 2013, 10:23:47 »
Olá Colegas!

Eu inscrevi-me numa formação no Instituto de Formação em Enfermagem em Abril de 2013.... É uma pós-graduação com vários módulos. O primeiro correu bastante bem, considerei o rigor cientifico razoável. Os problemas começaram a partir do segundo modulo:
Informação teórica não disponibilizada a tempo (até hoje), ausência de respostas e de explicações para o sucedido, quebra da minha confiança nesta instituição. Ninguém atende o telefone indicado no site como contacto!! Pedi várias vezes a anulação e reembolso desta "formação", deixei de obter resposta. Neste momento entreguei o caso à DECO e estou com medo de ter sido burlada em 422€!! Se não for reembolsada vou apresentar queixa na PJ conforme me aconselharam na DECO.

Os colegas já conseguiram o reembolso por parte desta instituição??

>:(
"para ser grande, sê inteiro..."

Offline tricia19

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 23, 2013, 14:39:20 »
Bem, parece cada vez mais que se trata de burla..
O que é uma enorme pena, porque o conceito e a utilidade eram enormes...
Formação em e-learning em enfermagem, ainda para mais nas aéreas que supostamente iriam ministrar, acho muito pertinente...

talvez aqui no fórum dê para desenvolver um projecto assim... 
fica a ideia empreendedora  :D

Offline GuidaFawkes

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Agosto 22, 2013, 15:42:20 »
Olá colegas... continuo sem resposta do tal instituto. Depois de contactar a DECO, fui aconselhada a apresentar queixa na Inspecção geral de educação e ciência... Para grande agonia minha...e passo a citar a resposta que obtive da IGEC: "Informo que o Instituto de Formação em Enfermagem não faz parte da rede nacional de instituições de ensino superior, não é um organismo do Ministério da Educação e Ciência nem sujeito à tutela do Senhor Ministro da Educação e Ciência, pelo que esta Inspecção-Geral não tem competência sobre as suas actividades. Assim, determinei o arquivamento da reclamação. Poderá, se assim o entender, fazer participação junto do Ministério Público."

Ou seja...um instituto que "lecciona" pós-graduações e não é reconhecido na rede nacional de educação...não é um bom sinal.

não obtenho resposta de lado nenhum. estou, portanto, a tentar apresentar queixa crime por burla..... mas...num ultimo bafo de esperança...há alguém que tenha sido reembolsado? -_-'
"para ser grande, sê inteiro..."

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 11, 2013, 14:46:13 »
Eu ia iniciar um tópico porque existe uma pós graduação que gostaria de fazer mas claramente já não me vou inscrever. A verdade é que lhes enviei um email para esclarecimento de algumas dúvidas, o qual foi respondido uma semana depois mas sem ser devidamente esclarecedor... :/ têm conhecimento de alguma instituição que ministre pos graduações em regime de e-learning? Obrigada :)

Offline JoaoSousa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 24, 2014, 15:12:32 »
Olá pessoal :)
Venho partilhar a minha experiencia com o ife
Tenho duas pos graduações com esta instituição, uma delas elearning e outrapresencial.
Quanto a elearning (sobre feridas), tirei como forma de aprofundar conhecimentos. confesso que ficou um pouco aquém das minhas expectativas, pois tinha terminado a minha licenciatura, tinha imensas duvidas, duvidas essas que não VI esclarecidas, bem como senti falta de apoio no seguimento do trabalho escrito que pediram, no entanto não tive problemas com pagamentos ou com certificação da ação que frequentei, com nota final e tudo :) acontece que como não tinha ficado satisfeito, frequentei posteriormente a pos graduação 'intervenção em feridas' em colaboração com elcos e ulcus, e ao pedir equivalência a uma das disciplinas, não me deram, pq o IFE não e credenciado como instituição de ensino... no entanto temos créditos de formação... enfim não sei, mas aprofunde os meus conhecimentos, sempre atendram os meus telefonemas e não tive problemas em termos de dinheiro.
Frequentei depois uma presencial, o formador era novato e não estava preparado, sai muito mal preparada.... não freiqentarei novamente.
Quanto as elearnig, de facto são comodas, e permitem-nos o aprofundar de alguns conhecimentos.
E esta a minha experiencia,

Abraço
Joao