Forumenfermagem

Autor Tópico: software para registos de enfermagem em Lares de Terceira Idade  (Lida 14184 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Alguém conhece algum programa informático de registos de enfermagem/médicos para lares de terceira idade? Um programa estilo SAPE?
Obrigado

Offline Sorcy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: software para registos de enfermagem em Lares de Terceira Idade
« Responder #1 em: Fevereiro 09, 2013, 10:05:10 »
Ao que sei, existem uns add-ons ao software que algumas IPSS utilizam (F3M) mas nada que se pareça com o SAPE ou CIPE...
E mesmo estes custam uma pipa de massa...

Offline bicas (",)

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 09, 2013, 11:08:28 »
Nós temos TSR, unidades de saúde. Mas de momento não estou a utilizar, sei que existe por aqui mas ainda não tive formação acerca do programa.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 10, 2013, 15:33:43 »
obrigado pelas respostas!

sei tambem que existem colegas que criaram bases de dados mais elaboradas em excell ou access. Alguem tem conhecimento desses programas?

Offline x0321267

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 10, 2013, 16:45:40 »
Tenho um base de dados criada especificamente para lar. Permite antecedentes , medicação , consulta de enfermagem e consulta médica.Simples mas eficaz

Offline AN@@@

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 12, 2013, 14:56:10 »
Colega x0321267 era possivel disponibilizar essa base de dados?

Offline Liliana C

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 13, 2013, 00:39:56 »
Pois eu só conheço esse da F3M, mas não é o melhor... pois não permite um registo diário das nossas intervenções! se o colega x0321267 pudesse enviar ou indicar como podemos ter acesso a esse era otimo!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 14, 2013, 16:54:52 »
O investimento na enfermagem nos lares de terceira idade é pouco ou nenhum. Não é dada à enfermagem nestas instuições que deveria ser dada. Os registos de enfermagem, uma das nossas ferramentas de trabalho, onde registamos tudo aquilo que fazemos, onde planeamos o nosso trabalho, onde colocamos as informações mais importantes do nosso dia a dia dos nossos utentes está a ser completamente ignorado. Investe-se em softwares para hospitais, centros de saúde, clínicas, cuidados continuados e os lares ficam esquecidos.

Triste realidade esta...para quando uma empresa que crie um software que responda às necessidades dos enfermeiros que trabalham nos lares??

Offline Sorcy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 16, 2013, 12:01:26 »
Citação de: enfsergio
O investimento na enfermagem nos lares de terceira idade é pouco ou nenhum. Não é dada à enfermagem nestas instuições que deveria ser dada. Os registos de enfermagem, uma das nossas ferramentas de trabalho, onde registamos tudo aquilo que fazemos, onde planeamos o nosso trabalho, onde colocamos as informações mais importantes do nosso dia a dia dos nossos utentes está a ser completamente ignorado. Investe-se em softwares para hospitais, centros de saúde, clínicas, cuidados continuados e os lares ficam esquecidos.

Triste realidade esta...para quando uma empresa que crie um software que responda às necessidades dos enfermeiros que trabalham nos lares??

Isso não é só nas empresas de software... A nossa própria Ordem e Sindicato colocam os interesses dos enfermeiros hospitalares à frente dos outros... Deve ter a ver com o impacto da comunicação social... Basta olhar à diferença de ordenados, assunto tão em voga atualmente nos hospitais, mas que mesmo assim estão acima dos colegas das IPSS...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 16, 2013, 17:19:52 »
Concordo Sorcy...infelizmente tens razão...

Offline Márcia Carvalho Monteiro

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Junho 14, 2013, 00:39:47 »
Olá!
Também tinha interesse em arranjar algum suporte informático para os registos de enfermagem em lar...!Alguem arranja?

Offline Mybr26

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: software para registos de enfermagem em Lares de Terceir
« Responder #11 em: Outubro 05, 2013, 17:35:45 »
Citação de: "x0321267"
Tenho um base de dados criada especificamente para lar. Permite antecedentes , medicação , consulta de enfermagem e consulta médica.Simples mas eficaz

Será que me podia disponibilizar?
Beijos

Offline beatrizg89

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 21, 2013, 13:19:08 »
Muitas pessoas podiam beneficiar deste programa. Concordo, deveriam existir ferramentas para auxiliar o nosso trabalho.
Se pudesse partilhar a forma como faz a base de dados era otimo, se é eficaz é o que se pretende. :)  :)
Enfermagem é uma paixão! Apostar uma distracção!

Offline andregmarques

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 20, 2013, 09:01:48 »
Bom dia a todos,

Tenho seguido este tópico com algum interresse.

Por não entrar em conflito com as potenciais regras deste forum não vou referir produtos, por eu próprio estar a desenvolver um nesta area.

Do meu conhecimento as ferramentas existentes no mercado têm maior foco na gestão do lar (como instituição) e não fundamentalmente no próprio utente.

A Segurança Social disponibilizou há varios anos um manual com que consiera serem os processos-chave para "estrutura residencial para idosos".

Provavelmente têm conhecimento deste manual, mas partilho o link (http://www4.seg-social.pt/documents/101 ... ssos-Chave) (uma breve pesquisa no google por “estrutura residencial para idosos”) levará ao mesmo link.

A ferramenta, em estado prototipo (por ainda estar em desenvolvimento e adapatação), já está a ser usada em fase de testes numa instituição, mas por falta de meios humanos não está a ser devidamente explorada e consequentemente não tem recebido feedback que permitisse avançar no restante desenvolvimento.

Esta ferramente não é open-source, mas tem por objectivo (i) resolver uma lacuna e (ii) informatizar o que a Segurança Social sugerir ser o mais apropriado.

Se for possivel (autorizado) por parte dos administradores deste forum poderei facultar mais detalhes acerca da ferramenta ou ainda por email.

Aos mais curiosos poderei facultar um acesso temporário a uma conta de teste. (A aplicação é web based.)

Melhores cumprimentos,

André Marques

Offline Sorcy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 22, 2013, 11:13:51 »
Eu gostaria de obter mais informações sobre essa ferramenta, e se possível, experimentar... Agradecia que me contactasse, por via pm se necessário.
Desde já obrigado.