Autor Tópico: Ajuda para trabalho escolar (materiais a usar)  (Lida 4234 vezes)

Offline peixe392

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Ajuda para trabalho escolar (materiais a usar)
« em: Janeiro 31, 2013, 16:33:09 »
Boas,

Estou a desenvolver um trabalho escolar que consiste em simular a criação de uma empresa de enfermagem ao domicilio, o problema é que eu não sou enfermeiro e gostava de contar com a vossa ajuda.

Preciso de saber quais os serviços mais utilizados em enfermagem ao domicilio (apenas em idosos) e quais os materiais necessários e que são indispensáveis para os diferentes serviços.

Aguardo com expetativa alguma resposta.

Obrigado.

Offline elektrica

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Ajuda para trabalho escolar (materiais a usar)
« Responder #1 em: Fevereiro 01, 2013, 13:29:17 »
A pergunta real é:

Senão é enfermeiro, porque fazer 1 trabalho de casa intitulado dessa maneira e não na sua área de atuação normal?

Sim, porque abrir uma empresa de enfermagem domiciliária requer pesquisa sobre legislação vigente, etc. :P

Offline peixe392

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 01, 2013, 14:34:36 »
Citação de: elektrica
A pergunta real é:

Senão é enfermeiro, porque fazer 1 trabalho de casa intitulado dessa maneira e não na sua área de atuação normal?

Sim, porque abrir uma empresa de enfermagem domiciliária requer pesquisa sobre legislação vigente, etc. :P

Boas...
Eu estou a tirar um curso de gestão em saúde.
Apenas percebo de gestão e o trabalho consiste em simular a criação de uma empresa na área da saúde. Dai eu pensei em uma empresa de enfermagem ao domicilio. Como é obvio eu posso pesquisar sobre empresas que fazem o mesmo serviço e copiar os serviços,  estipular valores não reais para a parte financeira e fazer, posso até inventar tudo.... Mas acho que o trabalho teria mais valor se eu conseguisse fazer uma coisa mais real, e discutir algumas ideias com profissionais da área.

Se alguém me quiser ajudar agradeço .

Offline peixe392

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 05, 2013, 14:09:40 »
Vejo aqui a simpatia e a disponibilidade em ajudar.
 Que segundo a opinião de alguns dos meus professores,  é muito característico nos profissionais de enfermagem.

Desde já o meu muito obrigado.

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://facebook.com/martinscat
« Responder #4 em: Fevereiro 05, 2013, 15:15:05 »
Citação de: peixe392

Vejo aqui a simpatia e a disponibilidade em ajudar.
 Que segundo a opinião de alguns dos meus professores,  é muito característico nos profissionais de enfermagem.

Desde já o meu muito obrigado.

não sei se isso foi uma indireta mas se foi é das infelizes. o facto de ninguém lhe ter respondido objetivamente à sua questão não representa a generalidade da classe de enfermagem. Por isso diga aos seus professores e a si mesmo que generalizar é feio e fica mal.

Aqui ficam os meus "conselhos", ainda que eu não esteja dentro do assunto de como criar uma empresa de enfermagem domiciliário.

- Os cuidados domiciliários na área da Enfermagem são do mais variado possível: sendo recém-licenciada posso apenas falar.lhe da realidade que vivi nos estágios mas que não era em contexto de empresa, mas sim de Centro de Saúde e equipa de cuidados continuados. Ora bem: Medicação
- Medicação injetavel, inclusive insulinas diárias.
- Tratamento de feridas, muitas delas crónicas a utentes que não se conseguem deslocar ao CS;
- Reabilitação a nível dos cuidados continuados.
- Cuidados paliativos também a nivel dos cuidados continuados.
- Muitas empresas apostam também em cuidados de higiene, posicionamento de utentes totalmente dependentes.
- Também faziamos a manutenção de sondas nasogástricas, algaliações etc.

- neste momento, as empresas de enfermagem ao domicílio estão em vogue e muita gente se lança nesse caminho. Porque não, em vez de vir a um fórum geral que tem todo o tipo de enfermeiros muitos deles fora desse contexto que é a sua dúvida, não pesquisa algumas empresas do género próximas de si e da sua faculdade, se dirige lá e expõe o seu caso? nada melhor que a resposta de quem está no campo.

- existe uma tabela de preços para exercício da enfermagem como profissional liberal, seria bom consultá-la para também conhecer preços que possa praticar...

sao os meus conselhos. espero que sirva como exemplo de simpatia e disponibilidade para ajudar para a opinião dos seus professores.

Cumprimentos e boa sorte no curso.
Be careful, I might be your nurse someday! :)

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 05, 2013, 21:21:41 »
Não trabalho nos cuidados ao domicilio mas th colegas que o fazem a nível dos cuidados continuados e penso que os cuidados requeridos a uma empresa privada serão aproximadamente os mesmos tendo em conta as dependências nas AVD´s dos nossos idosos. Os cuidados ao domicílio centram-se sobretudo no tratamento de feridas, reabilitação, troca de SNG e sondas vesicais, ensinos ao cuidador...algumas empresas oferecem mesmo cuidados de enfermagem globais como cuidados de higiene e conforto e mesmo em certos casos enfermeiro permanente, para prestar cuidados contínuos ao idoso...preços praticados hoje em dia são os mais variados apesar de haver uma tabela de preços recomendados...Se teria sucesso esse tipo de empresa actualmente? Não sei, tendo em conta o estado actual do país...

Offline peixe392

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 09, 2013, 14:48:10 »
Antes de mais quero agradecer a todas as respostas não só as que obtive aqui no post mas também por mensagem privada.

Quero pedir desculpas pela minha resposta anterior, eu não me queria referir a todos os profissionais, só achei estranho o tópico ter perto de 200 visitas e não ter obtido nenhuma resposta  ( nem para dizer que não podem ajudar).

"catmartins22" - eu já encontrei a tabela de preços mas é de 2005, haverá alguma mais atual?

Miss Nurse - Eu penso que podia ter sucesso, cada vez à mais este tipo de necessidade, não só pelo o aumento da taxa de envelhecimentos e a  dependência cada vez maior dos idosos, mas também porque o estado está a prestar este tipo de serviços a preços mais elevados ou até a não conseguir dar resposta ás necessidades. (cada vez mais temos menos estado social)

Nos serviços que me referiram são utilizados materiais caros? quais os materiais e maquinas mais relevantes (mais caros ) são necessários (sem ser o material de desgaste rápido).

Obrigado

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://facebook.com/martinscat
« Responder #7 em: Fevereiro 10, 2013, 00:14:01 »
Peixe392 de momento não lhe consigo dar essa informação mas vou fazer alguma pesquisa, ver se consigo saber se existe uma mais atual...

Da experiência que tenho, que é muito pouca, pelo menos nos domicilios realizados com a USF os materiais mais caros seriam os colchoes de pressão alternada a pessoas com algum ou total nível de dependência de forma a prevenir ou não piorar eventuais ulceras de pressão, normalmente esses materiais eram negociados também com a assistente social dentro da equipa. Muitas vezes as próprias pessoas iam conseguindo financiar totalmente ou parcialmente os equipamentos, por exemplo sistemas de aspiração de secreções ou balas de O2 maiores. Normalmente quando a equipa iniciava uma prestação de cuidados a um determinado utente todas as necessidades em equipamentos eram avaliadas e conforme a disponibilidade da familia tambem a assistente social entrava em contacto com a mesma.

Depois existem aqueles materiais que mesmo sendo descartáveis são essenciais... Material de penso, sondas vesicais, nasogástricas, de aspiração, sacos coletores, sacos e placas de ostomia, material para injetaveis etc...

Nao sei se estou a ajudar, é apenas a minha experiência...

Uma equipa de cuidados domiciliários que integre enfermeiros deve também apostar no empowerment da família e na aprendizagem de capacidades da mesma, é um ponto vital, é importante que a empresa se preocupe com esse tipo de formação dos seus profissionais, porque os cuidadores de quem necessita de cuidados são o nosso elo de ligação ao doente e quem mais tempo passa com ele...
Be careful, I might be your nurse someday! :)