Olá colega Marko!
Penso que talvez lhe possa ajudar.
Tenho alguma experiência com Tramadol SC e com medicação subcutânea no geral, fiz formação em Cuidados Paliativos e desde há dois anos que tenho trabalhado com este tipo de terapêutica, em contexto domicílio e internamento hospitalar de Medicina Interna.
A terapêutica subcutânea é aplicável a qualquer tipo de doente, muito para além dos doentes paliativos, dependendo da situação clínica em que se encontra o doente. Tem bastantes mais vantagens que a via SC nalgumas situações, ainda não é amplamente utilizada por desconhecimento dos profissionais de saúde e por uma questão cultural (a via EV é que é!). Pode inclusivé ser utilizada nalgumas situações de urgência, como por exemplo, o Salbutamol no EAP.
No caso do Tramadol, a vantagem da administração via SC é bastante superior à via EV, visto que implica menor incidência de efeitos secundários (não necessita, por isso, de ser administrada em simultâneo com a Metoclopramida, tem um pico de acção semelhante e tem uma acção mais duradoura). Atenção à diferença de dosagem entre o Tramadol SC e Tramadol EV.
Para administração única, a administração do fármaco pode ser feita com seringa e uma agulha subcutânea, nas regiões do tórax superior (infra-escapular), abdómen, coxa, deltóide e na região superior dorsal, entre as omoplatas. É importante seleccionar um local onde se possa realizar uma boa prega cutânea (evidência de tecido adiposo adequado à via de administração). Outra coisa importante é verificar que a área está íntegra (sem feridas, hematomas, compromisso circulatório, sinais de vasoconstrição, cicatrizes, etc.) e garantir que não há edema na região, visto que a absorção do fármaco está dependente da adequada circulação linfática.
Se for para administração em esquema, convém colocar um catéter subcutâneo para conforto do doente.
Pode ser utilizado um abocath (mais seguro) ou uma agulha tipo butterfly. Não é necessário o pré-preenchimento do sistema com soro (o lumen do sistema butterfly tem pouco mais de 0,5ml de capacidade, o que é irrelevante se administrado no tecido SC).
A colocação do catéter é feita através de realização da prega cutânea, com punção da base da prega cutânea e fixação. Se tiver uma butterfly (agulha metálica) não esquecer de fazer a rotação do catéter para evitar perfuração de tecidos mais profundos e de puncionar o doente de forma a que a agulha fique sempre paralela ao movimento corporal do mesmo.
Administração em bólus pode ser feita em qualquer um dos locais mencionados. Se tiver um sistema com prolongamento, com é o caso da butterfly, lavar sempre o prolongamento com SF após administração, para garantir que a totalidade do fármaco foi introduzida no tecido subcutâneo.
Administração em perfusão convém ser realizada em locais de maior capacidade de absorção, como o abdómen, região infraescapular ou dorsal.
Se necessitar de administrar outros fármacos SC atenção às compatibilidades, pode ser necessário colocar outro catéter, o Tramadol é compatível apenas com alguns fármacos.
Bem, já me fartei de papaguear. Não sei se era este tipo de informação que pretendia?
Se precisar de mais informação diga-me, tenho artigos que se calhar lhe podem ajudar.
Espero ter ajudado.
Comprimentos,
Raquel