Boa tarde colega Bruna,
deixo-lhe aqui alguns documentos, que no meu entender são mt importantes para a ajudá-la a compreender melhor a terapia compressiva:
1º - Understanding compression therapy, 2003, position documents
2º - PRINCIPLES OF BEST PRACTICE, Compression in venous leg ulcers: A consensus document" A World Union of Wound Healing Societies’ Initiative
3º Compression Therapy: A position document on compression bandaging" BEST PRACTICE
FOR THE MANAGEMENT OF LYMPHOEDEMA - 2ND EDITION INTERNATIONAL LYMPHOEDEMA FRAMEWORK
4 - COMPRESSION - CONSENSUS DOCUMENT based on SCIENTIFIC EVIDENCE AND CLINICAL EXPERIENCES - Claudio Allegra, Hans Bernbach, Werner Blättler, Vladimir Blazek,
Albert Claude Benhamou, Jean Patrick Benigni, Monika Gniadecka, Horst Gerlach,
Sergio Mancini, Michel Perrin, Hugo Partsch 2009
5 º Evidence based compression therapy -Â H. Partsch - Society for Vascular Medicine - 2003
Além destes documentos internacionais, deixo também 2 nacionais, que despertaram-me muito interesse e felicito quem teve a coragem e força de vontade de os colocar em papel.
1- A R T I G O D E I N V E S T I G A Ç Ã O - Conhecimentos e práticas de Terapia Compressiva de enfermeiros de cuidados de saúde primários - Paulo Jorge de Jesus Martinho*
Pedro João Soares Gaspar -Revista de Enfermagem Referência-Â III Série - n.° 6 - Mar. 2012
2 - Revisão da Literatura: Úlcera Venosa: Promoção da adesão ao uso de meia elástica
na prevenção de recidiva - UNIVERSIDADE DO MINHO - ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM
Ano lectivo 2010/2011
3- Úlceras de Perna – Tratamento baseado na evidência - Autores: Kátia Augusta X. Furtado (Enfermeira). Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil de Lisboa (Serviço de
Hematologia) Ano: 2003
Para mim, são as grandes biblias da terapia compressiva.
Espero que tenha ajudado Boa leitura