Autor Tópico: Dúvida ERS  (Lida 1329 vezes)

Offline Dee

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Dúvida ERS
« em: Dezembro 13, 2012, 18:53:26 »
Boa tarde, colegas!
Gostaria que me pudessem dar um breve esclarecimento, se alguém souber.
Um Enfermeiro que queira prestar os seus cuidados de Enfermagem sem ser em contexto hospitalar ou em cuidados de saúde primários tem que estar inscrito na ERS (Entidade Reguladora de Saúde)? As nossas intervenções autónomas permitem-nos prestar cuidados em domicílios ou até na própria residência... (um psicólogo é um profissional de saúde e pode atender pacientes na sua própria casa para consultas)... mas e se um Enfermeiro tiver um estabelecimento comercial aberto, por exemplo, para massagem e/ou acupunctura e se eventualmente for solicitado para algum serviço de Enfermagem, a inscrição na ERS é obrigatória? Peço desculpa por esta questão, a dúvida surgiu pelo facto de me andar a informar na questão das medicinas alternativas (sei que ainda não existe regulamentação, embora a proposta de lei já tenha sido lançada, mas até lá pode ser que se esperem mais 10 anos - e diga-se de passagem, as leis e regulamentações só vêm alimentar muitos lobbies e interesses de muito "boa" gente, mas enfim, pode ter também o seu lado positivo...), e peço desculpa pela minha opinião pessoal, mas os valores que a ERS exige que os profissionais de saúde paguem são extremamente elevados e ABSURDOS, principalmente para quem está em prestação de serviços e nunca sabe se o dia de amanhã será produtivo economicamente ou não. A ERS supostamente regula entidades de saúde... (só é estranho as farmácias não estarem incluídas, quando em muitas delas não faltam é gabinetes médicos.......)

Existem profissões que exigem a presença de um clínico, mas no caso da Enfermagem, que tem os seus diagnósticos próprios, se for necessária a intervenção de um médico, o utente será aconselhado a dirigir-se ao hospital ou centro de saúde... Agora só gostaria de saber se uma pessoa licenciada em Enfermagem necessita de inscrição na ERS caso pretenda ter um estabelecimento comercial destinado, por exemplo, a terapias não convencionais e ao mesmo tempo para serviços de Enfermagem (uma vez que pode ser sempre solicitada a qualquer momento para algum serviço, pelo facto de ter habilitações para tal, mesmo que a sua função principal seja mais vocacionada para massagem ou outras terapias não convencionais... ser Enfermeiro no fundo também é isso, poder optar pelo tratamento que consideramos ser o mais benéfico e positivo para o paciente).

Enviei um mail à ERS, estou a aguardar que respondam, mas se entretanto alguém tiver algum esclarecimento, ficaria grata!

Obrigada a todos pela atenção!
"Search for the answers that lie beyond..."

Offline bisc8

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Dúvida ERS
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2012, 20:00:53 »
Colega de facto não lhe sei responder a essa questão mas aconselhe-se junto do sindicato, eles normalmente sabem esclarecer muito bem essas questões...

Cumprimentos

Offline joana nora

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Dúvida ERS
« Responder #2 em: Dezembro 20, 2012, 16:22:17 »
Colega Dee também já tive de pedir esse esclarecimento à ERS. Para exercer actividade sem ter um estabelecimento aberto ao público não necessita de estar inscrita nesta entidade, uma vez que a existência da nossa Ordem nos confere essa autonomia. Estamos a falar de desempenhar funções de enfermagem ao domicílio (sem estabelecimento aberto ao público).
No entanto qualquer estabelecimento onde sejam desempenhadas funções de enfermagem, é obrigatória a inscrição na ERS, cujos valores são absurdos também na minha opinião...
Espero ter ajudado