Autor Tópico: Tecido necrosado VS tecido desvitalizado VS fibrina  (Lida 12963 vezes)

Offline Enigma_H

• Membro
    • Ver Perfil
Tecido necrosado VS tecido desvitalizado VS fibrina
« em: Dezembro 13, 2012, 16:24:44 »
Boas colegas,

Tecido necrosado VS tecido desvitalizado VS fibrina, na prática não é a mesma coisa?

Obrigado.
"Isto de estar vivo... de certeza que não vai acabar bem!!!"

Offline EnfSmart

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Tecido necrosado VS tecido desvitalizado VS fibrina
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2012, 19:49:51 »
Pressuponho que o colega está com dúvidas durante o ensino clínico....

Offline bisc8

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 14, 2012, 12:49:43 »
Citação de: MarKo
Boas colegas,

Tecido necrosado VS tecido desvitalizado VS fibrina, na prática não é a mesma coisa?

Obrigado.

acha??? :0

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://facebook.com/martinscat
« Responder #3 em: Dezembro 14, 2012, 15:25:14 »
Nem na pratica nem na teoria lol.

Pesquise aqui no fórum tenho quase a certeza que ja existe um longo topico de discussao sobre esse assunto mas so lhe digo:

tecido necrosado: http://www.google.com/imgres?num=10&hl= ... 1,s:0,i:91

tecido desvitalizado: http://www.google.com/imgres?hl=pt-PT&t ... ,s:0,i:102

só por ai ve que não são iguais embora têm em comum o facto da sua permanência no leito da ferida não ser benéfico para o doente...
Be careful, I might be your nurse someday! :)

Offline Enigma_H

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 16, 2012, 13:50:05 »
Atenção que eu estou a ver muita "segurança" nas vossas respostas!!!! Ora revejam lá bem as definições dos tipos de tecidos... Não há qualquer viabilidade em nenhum deles... Revejam a etiologia de cada tecido.

É que eu questionei se na PRÁTICA não seria basicamente a mesma coisa... ou seja, na prática são tecidos que não têm qualquer viabilidade tecidular e não devem permanecer nos tecido... certo?

Abraço.

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 16, 2012, 14:19:03 »
Atenção que eu estou a ver muita "segurança" nas vossas respostas!!!! Ora revejam lá bem as definições dos tipos de tecidos... Não há qualquer viabilidade em nenhum deles... Revejam a etiologia de cada tecido.

É que eu questionei se na PRÁTICA não seria basicamente a mesma coisa... ou seja, na prática são tecidos que não têm qualquer viabilidade tecidular e não devem permanecer nos tecido... certo?

Abraço.

Oh colega então tinha perguntado pela viabilidade e não dito "na pratica são a mesma coisa?" é que perguntar se são a mesma coisa é diferente de questionar quanto à viabilidade dos mesmos.

Como pode ler no meu comment, sim tecido necrosado e desvitalizado não têm viabilidade nem vantagem de permanecer no leito da ferida.

Offline Enigma_H

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 16, 2012, 16:08:19 »
Onde eu queria chegar era à questão de serem tecidos sem vida, ou seja, dizer desvitalizado ou necrosado basicamente é a mesma coisa sendo tecidos diferentes na sua composição. A fibrina também deverá ser removida embora existam alguma correntes que a referem como benéfica numa situação inicial devido ao aporte dos fibroblastos.Apenas coloquei esta questão pois parece-me que existem muitas confusões com estes tipos de tecidos e apenas queria suscitar alguma conversa aqui no site.E EnfSmart, não, não estou com dúvidas a nível do ensino clínico.Sou até formador desta área há já alguns anos.Apenas queria confirmar (como está a acontecer) que os colegas confundem um pouco esta matérias de tecidos desvitalizados, necroses e fibrinas...

Aliás se quiserem matérias sobre o assunto apitem!!!.

Abraços.

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Dezembro 16, 2012, 16:16:59 »
Onde eu queria chegar era à questão de serem tecidos sem vida, ou seja, dizer desvitalizado ou necrosado basicamente é a mesma coisa sendo tecidos diferentes na sua composição. A fibrina também deverá ser removida embora existam alguma correntes que a referem como benéfica numa situação inicial devido ao aporte dos fibroblastos.Apenas coloquei esta questão pois parece-me que existem muitas confusões com estes tipos de tecidos e apenas queria suscitar alguma conversa aqui no site.E EnfSmart, não, não estou com dúvidas a nível do ensino clínico.Sou até formador desta área há já alguns anos.Apenas queria confirmar (como está a acontecer) que os colegas confundem um pouco esta matérias de tecidos desvitalizados, necroses e fibrinas...

Abraços.

Eu não falei na fibrina precisamente pelo facto de causar alguma discordia. Agora o resto não me faz confusão nenhuma. são tecidos sem viabilidade ponto. agora não olho para uma placa de necrose e digo "ah está desvitalizado". não! está necrosado, está necrosado. as caracteristicas visuais só por si são diferentes. os tratamentos são diferentes. Não vai fazer incisões com um bisturi em tecido desvitalizado penso eu, como faz numa placa de necrose. por isso não acho que deva aplicar o mesmo termo aos dois. uma coisa é não serem os dois viáveis, outra coisa é serem exatamente iguais.

Offline bisc8

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 16, 2012, 17:27:45 »
Ainda nao percebi onde está a nossa confusão... Está com muita "segurança" na sua resposta...

Uma maça vermelha Vs uma amarela VS uma reineta na prática não são a mesma coisa???

Offline EnfSmart

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 16, 2012, 20:02:46 »

Abraços.

Colega Marko, sugiro que na próxima formule melhor as suas perguntas, porque sinceramente parecia uma pergunta de um estagiário de primeiro ano. Depois compreendi onde queria chegar, mas só com aquele primeiro post estava a espera de uma reação diferente dos demais? Repare, eu até posso estar a falar de assépsia, mas se eu perguntar simplesmente se cateterizar, puncionar ou picar é tudo igual, não vai parecer uma pergunta um bocado esquesita da parte de um enfermeiro?
Cumprimentos

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Dezembro 17, 2012, 00:28:49 »
Citação de: bisc8
Ainda nao percebi onde está a nossa confusão... Está com muita "segurança" na sua resposta...

Uma maça vermelha Vs uma amarela VS uma reineta na prática não são a mesma coisa???

e diga-me qual é o problema de chamar as coisas pelos nomes? e nao percebo essa da segurança. sempre me ensinaram a falar baseado na evidencia e a remeter-me ao silencio e à pesquisa quando não soubesse o que está em causa. Olhe tecido necrosado e tecido desvitalizado é a mesma coisa? É, são tecidos (isto em resposta à da maçã). não me adianta grande coisa dizer isso. ate porque se me derem uma maca vermelha apenas como maçã eu não vou come.la porque nao gosto de maçãs vermelhas. Como pode ver não é a mesma coisa.

Se me disser que está ali um tecido necrosado eu imagino uma coisa com certas caracteristicas e procedimentos a ter, se me disser um tecido desvitalizado, são outras caracteristicas com outro caminho a seguir. São os dois inviáveis? São. São a mesma coisa? Não são.

Offline bisc8

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Dezembro 17, 2012, 00:36:48 »
a minha resposta não era para si, mas obrigado :)

Cumprimentos

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Dezembro 17, 2012, 12:53:38 »
Citação de: bisc8
a minha resposta não era para si, mas obrigado :)

Cumprimentos

lol confundi os users, pensei que era de quem iniciou o topico ja que essa da segurança tinha sido ele a lança.-la xD peço desculpa! mas a minha resposta, para o iniciador do topico mantem.se! :)

Offline Salgueirus

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Dezembro 17, 2012, 18:07:04 »
Sinceramente, não vejo qual a discussão possível neste tópico. Tecido necrosado, tecido desvitalizado e fibrina não podiam ser mais diferentes, quer na teoria quer na prática! Primeiro, porque o tecido necrosado é uma "evolução" (má e indesejável, como é óbvio) do tecido desvitalizado. E a fibrina aparece como um tecido positivo pois é indicador de um processo de cicatrização favorável. Penso que não vale a pena estarmos a ver as características de cada um dos tecidos (posso apenas salientar que o tecido desvitalizado é amarelo-escuro e pode ser desbridado quer autolíticamente quer mecanicamente; e que a fibrina é um amarelo mais claro, e não deve ser removido, pois ajuda à formação de colagénio, essencial para a regeneração da pele). O tecido necrosado está irreversivelmente morto, enquanto que o tecido desvitalizado apresenta deficiência de vitaminas (especificamente vitamina D e queratina), e pode ser reversível, ou seja, pode não evoluir para necrosado e ser removido.

Para mim, isto é claro como a água!  8)

Offline José Alves

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Dezembro 18, 2012, 04:16:39 »
Boa noite!

Deixo apenas algumas citações que espero que ajudem a clarificar alguns conceitos que me parecem difusos nesta discussão:

Necrotic tissue is dead tissue, (...) changes color from red to brown or lack/purple,  as it becomes more dehydrated. Finally, it forms a black, dry, thick, and leathery structure known as eschar. (...) In contrast, slough is a yellow fibrinous tissue that consists of fibrin, pus, and proteinaceous material. (...) The accumulation of necrotic tissue or slough in a chronic wound is of major clinical significance, because it is thought to promote bacterial colonization and prevent complete repair of the wound.
in Harding, Keith; Enoch, Stuart (2003) - Wound Bed Preparation: The Science Behind the Removal of Barriers to Healing - http://www.medscape.com/viewarticle/459733_5

"Necrotic tissue is dead, devitalized, avascular tissue that provides an ideal medium for bacterial proliferation and may inhibit healing. It’s a well-known theory that wound healing is optimized when all necrotic tissue is removed from the wound bed. Necrotic tissue may present as yellow, gray, brown, or black. As it becomes dry, it presents as thick, hard, leathery black eschar. Yellow, stringy necrosed tissue is referred to as slough."
in Baranoski, Sharon; Ayello, A., Elizabeth (2012) - Wound Care Essentials - Practice Principles; editora Lippincott Williams & Wilkins pág. 115.

Aproveito para disponibilizar também o link para um artigo de consenso de Gray et al (2011) acerca de desbridamento. Neste artigo, além de outras informações relevantes sobre viabilidade dos tecidos, são identificados fotograficamente 6 tipos de tecido desvitalizado.
Link - http://www.wounds-uk.com/pdf/content_9821.pdf .

Deixo já agora também um excerto de um Position Document da EWMA (2004) que narra muito bem o procedimento na abordagem de uma ferida, e dou especial destaque aos tecidos considerados "viáveis":
"It is important to recognise the characteristics of wound tissue in order to undertake debridement safely and effectively. Healthy tissue is pink or red, and either shiny and smooth or with ‘rosettes’ on the surface, while new epithelium can be seen growing from the wound edge and is pink or pearly white. Non-viable tissue may:
? Be yellow, grey, blue, brown or black
? Have a soft or slimy consistency
? Form a hard, ‘leathery’ eschar.
Debridement is indicated where there is accumulation of callus, slough, fibrous tissue or obviously non-viable tissue. However, it is important to achieve the right balance in the amount of tissue removed.
"
Link - http://www.woundsinternational.com/pdf/content_49.pdf

Espero que seja útil :)

Reparei que foi referido que autores defendem que se deve manter a "fibrina" no leito da ferida. Se alguém possuir material que fale acerca disso agradecia desde já a partilha :)