Autor Tópico: Uso das meias elásticas pós operatório  (Lida 2128 vezes)

Offline LuisMatos&JoanaOliveira

• Membro
    • Ver Perfil
Uso das meias elásticas pós operatório
« em: Novembro 29, 2012, 22:24:55 »
Boa noite caros colegas,

este é um tema que me debato todos os dias no meu local de trabalho.
Recebo um doente vindo de uma cirurgia vascular (varizes) e TODOS, e mesmo TODOS os doentes vêm com a mesma informação clínica: "sr enfermeiro, o médico só me disse para usar meia elastica até ao dia de remoção de pontos"!!!
Será uma questão economicista para o lado dos médicos? isto é, para posteriores recidivas?!!
Uma questão económica para os utentes? uma vez que a maior parte vÊm com meias dos hospitais e não vem com indicação para manter a terapia!
A etiologia continua a mesma: INSUFICIENCIA VENOSA CRÓNICA, e "penso eu" que crónico significa para o resto da vida!
Sempre que recebo um utente com este problema, aconselho para usar PARA O RESTO DA VIDA!
Independentemente da cirurgia vascular, seja ela escleroterapia, striping ou outro tipo , não CURA, apenas adia o problema. E um problema que nos diz respeito a todos nós, uma vez que depois temos utentes com úlceras venosas de muitos e longos anos, a tratar muitas das vezes, diariamente, e somos todos nós que pagamos isso!
Um exemplo para toda a gente: o CS de Famalicão iniciou a terapia compressiva em 2006 (salvo erro), onde tinham utentes com ulceras de varios anos, e com este tipo de terapia neste momento a taxa de incidencia é hiper reduzida em 2012! Sigamos os bons exemplos e tornar-nos-emos um modelo a seguir! Ganham os utentes, ganhamos todos.
Podem dizer: "mas nós não temos formação." Muito bem, passo a publicidade a APTF tem cursos sobre terapia compressiva; "e material não temos no nosso serviço?" também não tenho, mas estou apenas há´1 ano no centro de saude e já fiz um "mini" estudo com poster publicado, com a importancia do uso da MEIA ELASTICA, visto nao ter ligaduras de compressão, de foorma a justificar ao ACES que a implementação de ligaduras de compressão/consulta de ulcera de perna, trará enormes ganhos económicos e sobretudo em SAÚDE!!
Sou enfermeiro porque amo a minha profissão, e faço tudo em prol dos doentes!!

Partilhem a vossa experiencia sff.Obrigado
Cumprimentos,

LuIs FiLiPe MaToS