Forumenfermagem

Autor Tópico: centro de saude Vs Lar (duvida)  (Lida 6243 vezes)

Offline Nuno88

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
centro de saude Vs Lar (duvida)
« em: Novembro 27, 2012, 21:51:06 »
Colegas a duvida que quero partilhar convosco é o seguinte.

Um idoso que se encontra num lar apresenta uma ulcera de pressão. O lar tem enfermeiros 24h e (algum) material para resolver situações.
Visto que o Sr não tem condições económicas para pagar o material ao lar, solicita ao centro de saúde domicilio para executar tratamento à ulcera.
Do ponto de vista legal é permitido?

Quem é que é obrigado a executar o tratamento? o centro de saúde ou o lar?

Cumps

Offline CristyFerreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: centro de saude Vs Lar (duvida)
« Responder #1 em: Novembro 27, 2012, 23:42:13 »
Colega Nuno 88,

Trabalho num Lar de 3ª idade, e já tive um caso semelhante com uma idosa acamada que apresentava úlcera de pressão e que a família não tinha condições económicas para arcar com as despesas. Na altura, sei que contactamos o Centro de Saúde e este forneceu algum do material necessário, mas eramos nós que realizavamos os tratamentos. Isto já foi há uns 2 anos, agora acredito que já não seja posssível/permitido forncer este tipo de material (não sei).

Offline Nuno88

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 29, 2012, 13:15:53 »
Alguém sabe/conhece alguma legislação sobre isto???

Offline cahr

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 29, 2012, 16:27:36 »
Segundo sei, e se o senhor esta no lar, é este que tem de prestar os cuidados ao utente. Os enf do centro saude nao podem ir ao lar prestar esses cuidados. O que pode acontecer é o lar levar o utente ao centro de saúde, aí sim, os enf ja lhe podem prestar os cuidados.
Nunca vi a legislação mas era assim que se processava no centro de saúde onde trabalhei, depois de sair a lei de que os lares são obrigados a ter enfermeiros

Offline Nuno88

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 29, 2012, 20:15:00 »
Colega é mais que normal se o lar tem enfermeiros prestar os cuidados todos ao utente... agora se o utente nao tem segundo o que dizem condiçoes para pagar o tratamento de feridas ao lar, e este pede ao medico de familia domicilio, se é permitido por lei o centro de saude ( ou seja o publico) pagar os pensos ( realizar o tratamento) ao utente (que se encontra no privado). Não sei se me fiz entender... a questão está quem é obrigado a prestar cuidados quando o utente apenas tem dinheiro para pagar a mensalidade do lar...

Offline Enf.APires

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 01, 2012, 16:49:15 »
Boa Tarde.
Tendo em conta a minha experiência, o centro de saúde deve ir ao lar porque lar, é como o seu próprio significado, a "casa", ou seja se o utente tem feridas/problemas que necessitam de tratamento e não pode recorrer ao privado, neste caso o "LAR" o SNS deve assegurar a continuidade dos tratamentos.
Se por via de domicilio se por via de deslocação ao CS, isso já é tendo em conta as condições físicas do utente.
Isso acontece em imensos lares que infelizmente não tem capacidades para determinada população e aceitam as pessoas ou então por contratos mal feitos.
Contudo segundo a legislação o lar de assegurar: PORTARIA Nº 67/2012 de 21 de Março Artigo 8.º nº1 a) Alimentação ...; b) Cuidados de Higiene pessoal; c)Tratamento de Roupa; d)Higiene dos espaços; e) Actividades de animação sociocultural,....; f)Apoio no desempenho das AVD's; g)CUIDADOS DE ENFERMAGEM, BEM COMO O ACESSO A CUIDADOS DE SAÚDE; h) Administração de Fármacos, quando prescritos;

Espero ter ajudado, saudações de enfermagem...

Enf.º André Pires

Offline AddSilva

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 03, 2012, 18:26:20 »
Olá a todos,

Permitam-me a seguinte reflexão:
O lar onde o senhor se encontra pode ser considerado como residência oficial. No entanto, o utente paga para que lhe sejam prestados os devidos cuidados. Posto isto, em que contexto surgiu a úlcera de pressão? Lar? Hospital?

Cumprimentos

Offline Nuno88

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Dezembro 03, 2012, 18:56:17 »
Colega AddSilva

Sim podem alegar qualquer utente que a residência é o lar ( apesar de no centro a morada actual não é a do lar). Quando ao surgimento da úlcera foi no lar...

Cumprimentos

Offline AddSilva

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 03, 2012, 20:20:45 »
Citação de: Nuno88
Colega AddSilva

Sim podem alegar qualquer utente que a residência é o lar ( apesar de no centro a morada actual não é a do lar). Quando ao surgimento da úlcera foi no lar...

Cumprimentos

Boas,

Continuando a reflectir, a minha questão não está relacionada com a questão da residência. A minha questão está relacionada com o contexto no qual a úlcera de pressão se desenvolveu. Como me foi respondido que foi no lar e (confiando no que foi escrito em post anterior) se há enfermeiro durante as 24 horas, a história pode mudar de figura...

Cumprimentos

Offline Nuno88

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 03, 2012, 20:38:52 »
Colega mas reflexões há muitas...

o que está em questão é quem é que é "obrigado" a cuidar desse utente?

Reflectindo passo a passo tanto dá para o lar como para o CS... Eu não encontro portarias/legislação sobre isto... se alguém souber de alguma coisa gostaria que colocasse aqui...

contudo obrigado pelo interesse neste tópico

cumprimentos

Offline Món

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Dezembro 04, 2012, 21:55:30 »
Boa noite colega

Eu trabalho em CSP e durante alguns anos existia na minha unidade um protocolo em que era o enfermeiro do centro de saúde que realizava os tratamentos e outros cuidados de enfermagem no lar, no entanto após algumas lutas percebeu-se que o lar tem que garantir, apartir de determinada lotação de doentes dependentes, cuidados de enfermagem 24h/dia e por isso não me parece coerente que o utente tenha que pagar ou submeter-se a deslocação ao cs para realizar tratamento, até pelo seu grau de dependência, e sobretudos porque o seu "lar"-casa devem garantir cuidados de qualidade.

Cumprimentos