Então e já existe um grupo de trabalho da ordem, ou de outro organismo ligado à enfermagem que esteja a trabalhar nesses estudos e na apresentação de valores de referência a associar a cada acto de enfermagem?
Tenho ideia de ouvir falar dessas questões desde que entrei para o curso tal como na falta da valorização da nossa profissão, n pessoas já concluiram que não somos valorizados, nem as acções que desenvolvemos o são, mas alguém terá que desenvolver esse trabalho... alguém o está a fazer, já começou?
Não sei, mas se ninguém começou poderiamos usar este forúm para partilhar ideias e constituir um grupo de pessoas, com conhecimentos suficientes, para realizar esse trabalho que a enfermagem necessita urgentemente.
Eu infelizmente não tenho os conhecimentos necessários, embora não me falte vontade.
E mesmo em crise acho duas coisas: em primeiro não existem momentos maus para evoluir e exigir coisas aos governantes e em segundo começando agora as coisas vão demorar o seu tempo por isso os resultados ou conclusões não serão imediatos.
Mas tal como coloquei no inicio é obvio que o nosso trabalho é competente e valioso para o sistema de saúde, uma vez que atingimos indices de saúde muitas vezes acima da média europeia com metade dos enfermeiros, e não me venham dizer que a enfermagem não está associada a esses indicadores porque a enfermagem é o maior grupo profissional do sistema e o seu motor, muito poucas coisas são realizadas sem uma intervenção de enfermagem no processo.
Acho fundamental a união profissional, o coorporativismo, eu falo particularmente ou pelo telefone com os colegas que no meu entender cometeram erros ou faltas na sua prestação de cuidados, no sentido de esclarecer as coisas e ouvir as suas razões, nunca emito opiniões negativas acerca de colegas na presença de utentes (positivas muitas), essa atitude não traz nenhum beneficio, nem para a profissão, nem para o utente, nem para nós mesmos, uma vez que no meu entender fica criada uma desconfiança em todos os enfermeiros e no sistema, não só no alvo das criticas, acabe-se com isto, façam-se os registos correctamente do trabalho que desenvolvemos e estabeleça-se o real valor do nosso trabalho... no final todos ganhamos.