Autor Tópico: Centros de trauma  (Lida 2769 vezes)

Offline ola

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Centros de trauma
« em: Novembro 04, 2012, 00:12:38 »
Olá a todos:

Vi no outro dia no canal zone reality, que tem ótimos programas de medicina, que nos estados unidos existem centros para traumatizados.
Vi isto num programa camado trauma que por episódio andam de estado em estado nos centros de trauma de nivel 1.
São normalmente hospitais universitários ou outros com uma grande equipa médica e cirugica.
Depois fui ver na net e descobri isto:

Centro de nivel 1 - Normalmente encontrado nas cidades grandes, em hospitais universitários ou centros médicos de grandes dimensões em que existe uma equipa médica com vários profissionais com médicos de medicina intensiva, cirugia, especialistas em urgências e enfermeiros gerais mas também especialistas em cuidaos d trauma e intensivos e têm uma grande parte das urgências dedicado a isto e blocos operatórios e unidades de cuidados intensivos.

Nivel 2- Mais ou menos o de nivel um podem ter menos pessoal e recursos

Nivel 3 - Hospitais que servem zonas mais pequena como pequenas cidades ou aldeias e tem pessoal e recursos para tratar de traumas mas se for um doente muito critico á transferência para outro hospital.

Nivel 4 e 5 - Designação usada por algus estados para descrever hospitais que servem localidades muito muito pequenas e que normalmente establizam e transferem para outros hospitais os doentes em pior estado ma stêm menos recursos que os de nivel 3.

As urgências lá mesmo tendo centro de trauma, não se dedicam apenas a tratar traumas e têm outras camas para outros problemas como dores no peito ou avc.

A minha pergunta é : isto existe em Portugal? Há designações de trauma?

Espero ter informado e se suberem respondam

Offline Mauro Germano

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2218
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Re: Centros de trauma
« Responder #1 em: Novembro 08, 2012, 22:09:40 »
Neste relatório apelidado de Relatório da Comissão de reavaliação da rede nacional de emergência e urgência vai lá encontrar a sua resposta: basta pesquisar o termo "Centro de Trauma"

http://www.anmp.pt/files/dsg/2012/div/R ... 120701.pdf