Autor Tópico: Consentimento informado é o corolário pelo respeito da autonomia do doente  (Lida 2703 vezes)

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Olá amig@s...

Tenho um trabalho escolar para debater na aula de bioética, e não sei por onde começar.
 No meu entender <>, uma vez que ao ser informado de todos os passos que requer o seu tratamento/ terapia, o utente de ser dotado de autonomia para aceitar ou não dito tratamento.

Sei tambem que os pacientes que não sejam autonomos na hora de dar o seu consentimento, devem ser acompanhados de tutores legais
(como o caso dos pais em crianças menores de idade; ou de familiares para aqueles pacientes com deficiencias psíquicas, e os quais no momento de tomar decisões são os que dão "o seu aval" para assim dizer)...

O problema é que a nossa professora pediu um trabalho algo mais alargado com cerca de 1 página de tamanho A4...

Não sei o que mais se poderá dizer ao respeito, mas vai contabilizar 5% para avaliação.

Agradeceria muitíssimo a quem me pudesse ajudar!

Obrigada!
? ??* ??????*:*????* by  Eneritz *????????*:*??*???

Offline tichagouveia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Olá!!espero que este documento ajude...
Bom trabalho

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Uma página A4 para expressar uma opinião sobre o consentimento informado não é nada. Não pense só na autonomia do utente, pense também no direito à escolha, na não instrumentalização da vida humana e em outros principios, se procurar no site da Sociedade Portuguesa de Bioética é capaz de encontrar alguns pareceres interessantes.  ;)

Offline marryse

• Membro
    • Ver Perfil
Colega, fica uma dica:

Pesquisar no Google Books por "consentimento informado bioética" direcciona-te para algumas leituras interessantes e que te podem ajudar a reflectir.  ;)
Staff Nurse @ Southampton General Hospital

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Olá coleg@s:

Queria deixar aqui o meu Muito obrigado a todos vos pela ajuda!
voçês ajudaram-me muito...

:-*
? ??* ??????*:*????* by  Eneritz *????????*:*??*???