Autor Tópico: Dois e três trabalhos de enfermagem. Não!  (Lida 1507 vezes)

Offline Antoniojcramos

  • Iniciante
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Dois e três trabalhos de enfermagem. Não!
« em: Outubro 18, 2012, 21:15:08 »
Car@s enfermeir@s,

Escrevo neste vosso forum, não na qualidade de enfermeiro, mas como utente dos vossos serviços, solidário com a vossa situação atual e como marido de uma enfermeira também.

Não compreendo como é que na situação atual em que o País e a profissão de enfermagem se encontram, é possível a uma(um) enfermeira(o) acumular dois e três postos de trabalho.

Compreendo que em tempo de crise um rendimento extra saiba bem. Compreendo também que as entidades patronais, sejam elas com ou sem fins lucrativos, privados ou públicos, prefiram esta modalidade, pois assim não têm de pagar a TSU.

O que não compreendo é que a Ordem dos Enfermeiros e voçês, sim, vocês enfermeiros compactuem com esta situação.

Não se trata de egoisticamente se preocuparem em encontrar um trabalho. Trata-se sobretudo de "zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão, promovendo a valorização profissional e científica dos seus membros."

Porquê? Porque uma(um) enfermeira(o) que se dedica à sua profissão terá dificuldades em trabalhar mais que 7 horas por dia. Porque uma(um) enfermeira(o) que o faça não está a zelar pelo bem estar dos seus utentes; Porque tendo em consideração a situação atual da profissão não estão a promover a solidariedade entre a classe. Porque...

Se noutros tempos esta situação se justificava devido à escassez de enfermeiros, hoje esta situação não se verifica. Antigamente o mal que esta situação causava era superado pelo bem que providenciava. Mas hoje tal não se verifica, e  está a causar mal em demasia.

Por esta razão pergunto se não deveriam lançar a discussão deste tema junto da Ordem dos Enfermeiros com vista a regular esta situação, proibindo, se fosse o caso, a acumulação de funções para quem exerça a atividade a tempo inteiro!

Offline scruz

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 291
    • Ver Perfil
Re: Dois e três trabalhos de enfermagem. Não!
« Responder #1 em: Outubro 18, 2012, 21:48:18 »
Concordo inteiramente com a sua exposição mas o tema foi debatido com a própria Ordem de Enfermeiros, a qual alegou resumindo que cada qual é livre de assumir "o que quer" e segundo a sua valorização profissional e pessoal.

E sim as instituições agradecem visto que "saem mais baratinhos" os recibos verdes, para os quais muito contribuíram as políticas Nacionais muito antes de este Governo exercer funções.

Também mesmo quando a Instituição tenta instituir os contratos caso da FMC, há quem não o aceite pois equivale fazer um horário e a deixar de fazer umas horas. Agora a verdade é que a FMC tem mantido os recibos verdes antigos e actualmente contrata enfermeiros para os seus quadros a nível nacional.

Enfim sabe o que lhe digo todas as desculpas servem a vários níveis para esta situação insustentável e muito egoísta ;(. Mas é só a minha humilde opinião.

Offline Pikos

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 15
    • Ver Perfil
Re: Dois e três trabalhos de enfermagem. Não!
« Responder #2 em: Outubro 19, 2012, 15:55:51 »
Pois isso é uma questão já à muito tempo falada. Embora tenha a minha opinião, compreendo várias opiniões sobre esses assuntos.
Penso é que no momento actual este assunto não é um assunto primordial, existem outros assuntos, em que só com a união dos enfermeiros será possível haver um maior eco, que de certeza iriam trazer muitos mais postos de trabalho.
Estarmos a reclamar que um colega nosso tem 2 trabalhos ou até 3, e depois ficarmos indiferentes e caladinhos quando nos distribuem em alguns turnos metade do serviço. Ficarmos calados com a politica do governo na emergência pré hospital, ficarmos calados com o negócio que neste momento é o ensino superior.
Temos que nos unir e não entrar em guerras...