Autor Tópico: Validade Cursos SBV/SAV/SIV  (Lida 6248 vezes)

Offline enf_enf_enf1

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Validade Cursos SBV/SAV/SIV
« em: Outubro 17, 2012, 15:20:40 »
Olá.

Sou aluno de Enfermagem e estou a pensar tirar um curso de suporte imediato de vida, uma vez que ja tirei um de SBV.
A minha questão é a seguinte: este tipo de cursos tem "validade", ou seja, temos de os actualizar ao fim de algum tempo?
Gostaria de saber essa informação e já agora a vossa opiniao acerca destes tipos de cursos. Sendo eu aluno do 4ºano de licenciatura em enfermagem, se vale realmente apena investir nestes cursos, e se para além de conhecimento pessoal, se vale realmente apena a sua presença no meu curriculo futuro proximo.

Obrigada.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Validade Cursos SBV/SAV/SIV
« Responder #1 em: Outubro 17, 2012, 15:44:11 »
Citação de: enf_enf_enf1
Olá.

Sou aluno de Enfermagem e estou a pensar tirar um curso de suporte imediato de vida, uma vez que ja tirei um de SBV.
A minha questão é a seguinte: este tipo de cursos tem "validade", ou seja, temos de os actualizar ao fim de algum tempo?
Gostaria de saber essa informação e já agora a vossa opiniao acerca destes tipos de cursos. Sendo eu aluno do 4ºano de licenciatura em enfermagem, se vale realmente apena investir nestes cursos, e se para além de conhecimento pessoal, se vale realmente apena a sua presença no meu curriculo futuro proximo.

Obrigada.

Cuidado com cursos frequentados enquanto alunos.

São uma mais valia, mas penso ser melhor aguardar mais uns tempos e fazer quando for profissional.

Em relação à actualização, o serviço de emergência público é assegurado pelo INEM e têm que ser renovados. Não te sei especificar o período de tempo, mas tenho o curso SIV e SAV (frequentados no INEM), também trabalho em ambulância SIV e sei que os certificados têm validade.

Os cursos realizados fora do INEM servem para enriquecimento pessoal e curricular.

Cps.

Offline enf_enf_enf1

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 18, 2012, 20:34:01 »
O curso de que falo é proposto pela Formasau - SinaisVitais em Coimbra. Custa 190 euros e nao sei se valera a pena ou nao.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 18, 2012, 21:08:25 »
O curso de que falo é proposto pela Formasau - SinaisVitais em Coimbra. Custa 190 euros e nao sei se valera a pena ou nao.

Penso que irá aprender alguma coisa e é uma área útil... É uma questão de ter disponibilidade (tempo e €).

Offline AmiDeMa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 08, 2012, 13:12:17 »
Citação de: enfarfr
Olá.

Obrigada.

Cuidado com cursos frequentados enquanto alunos.

São uma mais valia, mas penso ser melhor aguardar mais uns tempos e fazer quando for profissional.

Em relação à actualização, o serviço de emergência público é assegurado pelo INEM e têm que ser renovados. Não te sei especificar o período de tempo, mas tenho o curso SIV e SAV (frequentados no INEM), também trabalho em ambulância SIV e sei que os certificados têm validade.

Os cursos realizados fora do INEM servem para enriquecimento pessoal e curricular.

Cps.
Bom dia caro Enfarfr, sendo eu também estudante de enfermagem achei pertinente questionar o porquê da sua opinião de aguardar para quando for profissional? Visto que também estou a pensar investir em algumas formações...
Cumprimentos
Estudante de Enfermagem: 3º Ano/ 2º Semestre

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 08, 2012, 13:39:04 »
Citação de: AlexandreM
Bom dia caro Enfarfr, sendo eu também estudante de enfermagem achei pertinente questionar o porquê da sua opinião de aguardar para quando for profissional? Visto que também estou a pensar investir em algumas formações...
Cumprimentos

Caro futuro colega.

Na minha opinião, depende de vários factores...

- qualidade dos cursos frequentados
- custo dos cursos
- utilização do que se aprende nos cursos (tenho o curso SAV e SIV - INEM porque também trabalho numa ambulância SIV e tenho que aplicar estes conhecimentos. Se trabalhasse, por exemplo em cuidados de saúde primários, não fazia sentido ter tanta formação já que, não a iria aplicar frequentemente e acabaria por me esquecer...)
- a nível curricular... temos que ajustar a formação e a nossa ideia do que essa formação nos irá enriquecer o currículo a cada realidade... actualmente, nem mestrados e doutoramentos valem quase a pena... porquê? Não existem concursos... Os concursos que existirem, os actuais alunos, não têm praticamente hipóteses de ficarem bem colocados, já que existem dezenas de milhares de enfermeiros com experiência profissional a quererem ou regularizar o seu vínculo ou entrar nos hospitais públicos e/ou cuidados de saúde primários

Tristemente, tenho as mesmas palavras do primeiro ministro... Portugal está fechado, tentem emigrar... Gastem dinheiro em cursos de línguas.

Não me orgulho das palavras que atrás escrevo, mas é a minha opinião mais sincera (e apenas sou profissional há pouco mais de 5 anos).

Boa sorte a todos.

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 29, 2012, 23:30:07 »
Os cursos reconhecidos pela American Heart Association normalmente têm uma validade de 2 anos...

Offline antoniotomas

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Dezembro 20, 2013, 15:07:11 »
Ola boa tarde, sou aluno finalista de Enf. tenho o curso de TAT + SBV com DAE ministrado pelo INEM. Segundo o que me informaram é que as formaçoes dadas pelo INEM tem duraçao de 3 anos....ao fim dos quais existe a necessidade de se efetuar a chamada "reciclagem" para o curso voltar a ter validade durante mais 3 anos...e assim sucessivamente.