Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - isabelmeireles

Páginas: 1 ... 5 6 [7]
91
Ensino e Atividades Académicas / Sou contra as privadas!!
« em: Janeiro 17, 2006, 14:32:18 »
Só para continuar a linha de discussão, realmente a grande impulsionadora da Enfermagem foi a Florence e na minha Escola (Ana Guedes com o Prof Wilson) dá-se um grande enfâse a esta personalidade.
Não posso deixar de dizer que o Prof Wilson já referiu o nome de Rufaidah bint Sa'ad, numa das suas aulas de Socio-Antropologia de Enfermagem (mas nem todos têm o privilégio de ter este Senhor na sua Escola  :) ).
Penso que o mais importante não será sabermos a evolução da Enfermagem e sua história completa, mas sim sermos bons profissionais (ou futuros, como o meu caso)...
Fica a minha opinião.

Isabel

92
Ensino e Atividades Académicas / Discussão em Directo no nosso Chat
« em: Dezembro 28, 2005, 17:58:31 »
Olá Enf. Pedro.
Espero ainda vir a tempo desta inciativa.
Um beijinho
Isa

93
Ensino e Atividades Académicas / Sou contra as privadas!!
« em: Dezembro 27, 2005, 20:20:00 »
Sabes Aninha:

Eu também sou uma aluna de uma Escola do Porto (ESEnf DAna Guedes) e não poderia concordar mais contigo.

E o pior é que não sao apenas as Escolas da área do Porto a pagar os estagios nos "nossos hospitais", vêm as Escolas de Enfermagem de Chaves, Piagest Nordeste, Oliveira de Azemeis,... para lá.

O mais engraçado é que eles até os preferem, pois claro, são hospitais S.A., e o que querem é dinheiro a entrar...

Já quase aconteceu termos de sair de um ensino clinico porque alunas de uma das privadas supracitadas também iriam estagiar no mesmo serviço. Apenas nao saíram porque estavamos lá há uma semana e o HGSA, S.A. tem um "acordo" com a minha escola.

Eu posso apenas dizer que nao sao as escolas privadas a trabalhar há largos (como a Imaculada e a Santa Maria) estão mais... estão outras a mais. Além disso, acho que sabes que estas duas escolas privadas têm um curriculo "digno" para formar Enfermeiros. Apesar de nao ser da vossa Escola, sei-o através de amogas que as frequentam.

Enfim, esperemos que no final, quem faz a contratação dos enfermeiros nao olhem apenas para a nota de cursos (ou notas de euros, ou as ditas "cunhas")... A mim apenas me resta esta dica.

Foi outro desabafo...

Beijinhos

Continuação de umas boas festas e um óptimo 2006.

Isa

94
Sistemas de Informação em Enfermagem / A CIPE resulta?
« em: Dezembro 26, 2005, 00:50:23 »
olá a todos os participantes do forum:
Terminei agora um ensino clinico de IVP num serviço no Hospital Padre Américo -Vale do Sousa, que tem o sistema do SAPE, que tem por base a CIPE. No inicio deste estagio fiquei um pouco receosa porque poderia nao me adaptar a este novo sistema de registos, mas o que é certo é se garante uma melhor prestação de cuidados com este sistema.
Acreditem que este sistema de registos informaticos acaba por "obrigar" os enfermeiros a executar uma avaliação inicial, determinar os fenomenos de enfermagem para um determinado doente e implementar um plano de trabalho adequado ao mesmo.
E depois tudo o que a gente preconizou está gravado e o colega que vai continuar os cuidados vai-se guiar pelo plano de trabalho preconizado.
Penso que estou a ser clara no que referi.
Daí que não é dificil perceber que este tipo de registos acaba por estar mais actualizado e mais adequado ao doente.
Pelo menos tive uma optima experiencia neste campo e além disso aprendi muitas coisas neste ensino clinico.
Beijinhos
Isa

95
Ensino e Atividades Académicas / Sou contra as privadas!!
« em: Dezembro 26, 2005, 00:40:49 »
aLheirix diz:
Citar
"A união faz a força!! Que a união entre todos nós (estudantes de enfermagem e enfermeiros) se faça sentir e que nos ouçam a boa voz!! "

Pois bem... parece-me que a "mesquinhez" nao parte dos outros,  está bem patente nas palavras que dizes...
Penso que é muito triste estarmo aqui com tretas destas quando o essencial fica por fazer. Enfim, enquanto andarmos com este tipo de guerras nunca iremos ganhar batalhas para um beneficio global (todos os que vão abraçar esta nobre profissão).
Afinal de contas somos um grupo profissional que nao se entende.
É certo que há escolas a mais, e nao tenhamos ilusao o fenomeno de desemprego em Enfermagem está bem presente nos dias de hoje.
Só penso no que acontecerá aos colegas que agora entraram para este curso daqui a 4 anos: estarão nas caixas de supermercado ou quem sabe a mulher-a-dias pois provavelmente ganharão mais que sendo Enfermeiros.
E já agora nao estou a escrever isto nao porque sou de uma escola privada ou publica, mas porque sou apenas mais uma aluna de Enfermagem.
Só espero que daqui a poucos meses consiga encontrar um emprego sendo já Enfermeira.
Enfim,
foi um simples desabafo...
Isa

96
Ensino e Atividades Académicas / Sou contra as privadas!!
« em: Dezembro 07, 2005, 20:01:04 »
Não posso deiar de concordar com o colega (ou futuro colega).
Se tudo continuar a correr bem acabo o curso daqui a 3 meses e pouco, numa escola publica... :P
Até uma próxima...
Isa

97
Ensino e Atividades Académicas / Sou contra as privadas!!
« em: Novembro 23, 2005, 19:48:40 »
Sabem, essa de estar em ensino clinico e ensinar certas coisas a colegas, do mesmo ano mas de outra escola também já aconteceu comigo.
Mas passo a contar:
Eu sou de uma Escola Pública - Ana Guedes (Porto) e estava em ensino clinico no Hospital de Sto Antonio, no meu 3º ano. Tivemos a infelicidade de termos que fazer estagio concomitantemente com outras alunas de uma Escola Privada relativamente perto do Porto, também do 3º ano.
Podem pensar que estou a ser presunçosa, mas acreditem que nao. É incrivel como existem tantas diferenças a nivel de conhecimentos e aplicação de tecnicas de uma escola para outra... Aliás penso que até a postura dos alunos de uma escola e de outra eram bastante dispares. Só para imaginarem um pouco, as proprias aluans da outra escola dirigiam-se a nós e tratavam-nos como "sras enfermeiras". Até as colegas da outra escola referiam que nós estavamos muito mais bem preparadas.
Mas também quero salientar que também tive outro ensino clinico com outros alunos, de outra escola, também privada e as diferenças nao foram tao notórias...
Tudo isto só para dizer que há escolas privadas, que realmente preparam "bem" os alunos e há outras que os preparam menos "bem".
Bem... ésta é a minha opiniao sobre este assunto...
Fiquem bem...
Isa

98
Ensino e Atividades Académicas / Desilusão com o curso/profissão
« em: Outubro 25, 2005, 18:02:19 »
pois é!
mas toda a gente sabe que quando o assunto é trazer mais dinheiro para o estado, até a nossa ordem consente.
outro ponto a favor desta dificuldade de conseguir um primeiro emprego é o facto de uma boa parte dos enfermeiros em funçoes estarem numa situação de pluri-emprego.
Juntando a isto o facto de existirem imensas escolas públicas e privadas no norte faz com que os recem-licenciados daqui tenham de se sujeitar a ir parar a um hospital mais a sul...
ah! e nao quero acreditar que os recem-licenciados saiam do curso sem quaisquer conhecimentos (nao quero dizer que sao detentores de todo osaber, pelo contrario).
Aqui fica o meu ponto de vista...
Fiquem bem
Isa (e nao sou a tal Pamplona)

99
Ensino e Atividades Académicas / Desilusão com o curso/profissão
« em: Outubro 22, 2005, 19:27:29 »
Realmente também me identifico com a profissão que resolvi abraçar.

É claro que há sempre pontos bons e pontos "menos bons" na nossa profissão. mas faz parte do ser humano adaptar-se às coisas menos boas, procurar prestar cuidados de qualidade e aprimorar, cada vez mais o nosso trabalho.

Não quero com isto dizer que no final do curso saibamos tudo, é claro que não.
estou (finalmente!) a acabar o curso, e a cada dia que passa aprendo novas coisas, quer seja a nivel profissional ou pessoal, que me ajudam a reflectir nas minhas acções. Sei que quando tiver o canudo na mão, vou ser enfermeira, mas nao vou ser detentora de todo o saber.

Espero que continue a ter esta necessidade de aprender cada vez mais e ser uma boa profissional. Para isso, espero trabalhar com uma equipa de enfermagem que tenha este espirito e assim trabalhar com gosto... (isto quando arranjar emprego, cá no Norte está um bocado mau :( ).

E pronto... nao tenho mais nada a "declarar"

Fiquem bem

Isa  :wink:

100
Ensino e Atividades Académicas / Duvidas sobre o curso de enfermagem
« em: Setembro 19, 2005, 22:01:45 »
olá fávio. eu també ando na escola Ana Guedes e também sou do 2º semestre.
o curso é exactamente mas começas meio ano mais tarde que o outro curso, que começa agora e acabas a licenciatura meio ano mais tarde.
de resto é exactamente igual.
a escola é muito fixe, pelo menos eu gosto.
por isso tu é que sabes se queres para cá vir.
Aproveita
é fixe, mas claro eu sou suspeita, sou desta escola
beijinhos e boa sorte.
Eu se tudo correr bem acabo em Março do ano que vem.
Espero ver-te no final do meu curso, a desejar-nos boa sorte
Xau
Isabel (3º curso, turma B)

101
Dicas de informática e internet / envio de trabalho
« em: Agosto 01, 2005, 15:07:22 »
Junto envio um trabalho realizado no ambito do módulo de Enfermagem de Emergencias, do 4º ano de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes.
Espero que seja util para os colegas.
fiquem bem
Isa

http://www.forumenfermagem.org/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownloaddetails&lid=86&ttitle=Politraumatizado_torácico

102
Ensino e Atividades Académicas / --» preços ENEE
« em: Março 30, 2005, 22:39:26 »
Olá a todos!
Passei só para dizer lá estarei, em Monte Gordo!
Também não podia desperdiçar a oportunidade de ir no último ano ao ENEE!
 :)
Beijinhos e vemo-nos em Maio!
(Não percam, vale mesmo a pena o sacrificio de se poupar uns trocos!!!!  :P )
Isa

103
olá a todos!
Sou uma novata nestas coisas da internet e registei-me neste site por ser a profissão que vou abraçar.
Sou uma ainda estudante do 3º ano na Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes (Porto) e para já estou a gostar imenso do curso.
Já que estamos a falar na escola em que somos formados, só posso afirmar que nesta escola a relação aluno/professor é bastante próxima, traduzindo-se em relações de amizade entre docente e discente. Penso que este facto ajuda a humanizar-nos e a tornar-nos em profissionais que veêm o doente como um todo, foentando as relaçoes interpessoais.
Tudo isto para dizer apenas que tenho muito orgulho na minha escola! ;-)
Beijinhos e fiquem bem!
Isabel

Páginas: 1 ... 5 6 [7]