Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - BV1

Páginas: 1 [2] 3 4
16
Isto é uma chulice!...
Isso é o que ganha uma empregada doméstica e não passa recibo nem faz outras contribuições.
Tenho dito

17
Por curiosidade!...
Para os mais distraídos queria só informar que TAE significa tripulante (…de condutor e ajudante deste) de ambulância de emergência. Quando estes senhores pensaram que podiam tomar conta das funções dos enfermeiros, resolveram mudar o nome e torná-lo mais pomposo. Então mudaram o nome para técnicos das ditas... Agora que já são ténicos (provavelmente de condução, mecânica e pneus!...) querem ampliar as suas habilidades (não competências!...), invadindo as áreas de competência dos enfermeiros e aí por diante. Se o negócio continuar de feição, ainda vamos ver estes artistas a mudarem outra vez de nome! Talvez o próximo seja DAE (dotor de ambulância de emergência). Então aí, nem médicos nem enfermeiros são precisos no pré-hospitalar!....

18
Como referi anteriormente o Ex.mo Sr Bastonário (Enf. Germano Couto) não respondeu à minha questão!...
Ainda a propósito do pré-hospitalar chegou-me um email que relata a preocupação dum colega, mas penso ser transversal a toda a classe, passo a citar:
" Apelo urgente ao Sr. Bastonário da Ordem dos Enfermeiros
Exmº Sr. Bastonário

Como lhe foi solicitado aguardamos uma tomada de posição pública sobre a carreira dos técnicos do pré – hospitalar. Tanto mais que este assunto não é desconhecido do Sr. Bastonário da OE. Temos uma vaga ideia de lhe ouvir dizer que honra os compromissos da OE, assumidos; para o lado dos Enfermeiros ou dos TAE?

Sabemos que se prepara o inicio de uma formação de seis semanas, para habilitar estes profissionais a executar determinados procedimentos. A administração de intra – ósseas, punções venosas etc… . O procedimento relativo às intra – ósseas é a todos os títulos revelador da irresponsabilidade de quem patrocina esta formação e estes profissionais. Duvido que algum Enfermeiro o tenha executado, no INEM, assim como a maioria dos médicos. Isto é uma provocação de que denunciaremos os autores, sejam quais forem, para saberem os riscos que o cidadão, que pode ser um de nós, corre na mão destes incompetentes, para o fim, em vista.

Esta formação incidirá essencialmente, ao que nos foi dado saber, em punções. Punção periférica…tenta três vezes…não consegue e coloca intra - óssea. Ficam habilitados a colocar intra – óssea em crianças queimadas …imagine-se. Já agora veicula-se também que estes técnicos farão estágio na urgência dos hospitais.
Temos de informar os enfermeiros dessas unidades quais as atitudes a tomar, em tais circunstâncias.

O que aqui está em causa Sr Bastonário, não é somente a invasão das nossas competências, mas um risco para as pessoas. Colocar profissionais com conhecimentos de anatomia e fisiologia de 12 º ano a executar tais procedimentos, é uma irresponsabilidade que a opinião pública tem de saber, para perceber o risco a cada um fica sujeito. Estes expedientes poderiam tolerar-se quando havia um défice de enfermeiros. Com Enfermeiros no desemprego, não se justifica a não ser para garantir uns euros malditos aos que andam pelas escolas de enfermagem.

Este nosso apelo vai no sentido de perceber se Vª Exª se revê no documento que circulou durante a campanha (Carreira de TAE), e que tinha o acordo da ordem anterior, tem apoio da sua parte. É necessário este seu esclarecimento urgente, e que seja público e audível.

Tem Vª Exª que esclarecer que procedimentos legais e disciplinares, terá a OE para com os Enfermeiros formadores destes técnicos, quer na vertente teórica, quer na prática, porque em ambas áreas de formação tem de ser penalizados da mesma forma. É fundamental que os Enfermeiros percebam aqui neste ponto com que OE podem contar. Se com aquela que esteve de acordo com tantas medidas prejudiciais para a nossa profissão (esta incluída), se com uma OE que seja defensora intransigente do que é nosso, e que não permita a invasão da profissão por profissionais de formação apressada. È importante lembrar a quantidade de Enfermeiros desempregados, e que tão bom desempenho poderiam ter nesta área. É uma atitude corporativista, pois chamem-lhe o que quiserem."

Quem achar por bem pode comentar!...

Abraço

19
Exº Sr Batonário
Com todo o respeito, V.ª Ex.ª não respondeu à minha questão!...
Acho que as atribuições da OE vão muito para além da qualidade dos cuidados de enfermagem. Se cuidados de enfermagem forem prestados por enfermeiros é do ambito da ordem. Se cuidados de enfermagem forem prestados por curandeiros não é responsabilidade da ordem?!...
A ordem tem que ter um papel regulador e disciplinador para fora e para dentro da profissão. Tem o dever  moral, ético e legal de garantir que cuidados do ambito da enfermagem sejam prestados com confiança, qualidade e segurança para o doente. E sempre que se justifique, deve deligenciar esses atropelos a instâncias legais superiores, alertando para os perigos e maleficios à saúde das pessoas.

20
Vitor
O Sr. anda  a ver muitos filmes!....Senão talvez pior....
Depois fala do que não sabe!... E isso é péssimo para pessoas que devem ser responsáveis e sábias!....
A sua sugestão de exclusão do forum (seria inédita!), é apenas sinónimo dessa sua sabedoria serôdia de falar do que não sabe e imaginar/ver coisas!... Há umas injecções que fazem bem a isso!...

21
Lamentavelmente o moderador (Mauro) deste espaço anda desaparecido!... Não sei se anda muito ocupado com as novas atribuições na OE  ou se emigrou. Já lhe enviei vários emails, alertas etc para alertar sobre algumas irregularidades por ele cometidas, mas nada!!...  se não responder irei expor aqui essas anormalidades!.....

22
MFF
Correto.
Qualquer corpo estranho à superfície da pele, a roçar (agrafos, pontos e até um piercing ou um brinco) constantemente na roupa para além de correr grande risco de provocar lesão (+ nos agrafos), pode inflamar e infectar.
A ferida cirúrgica não está completamente encerrada ao fim de 48 horas nem mesmo ao fim do 3º dia. Mesmo depois de retirar pontos ou agrafos é recomendável fazer o encerramento, pois há exposição tecidular e o risco de infecção existe.
Cada caso é diferente!...
Nestas coisas há princípios basilares que devem ser respeitados, mas depois é o bom senso que impera! O poder discricionário do Enfermeiro deve leva-lo a decidir, em cada situação, o melhor para o doente. Por isso temos uma licenciatura, e a Enfermagem é uma profissão de grau 3 de complexidade (o mais elevado).
Nós temos competência e sabemos decidir correctamente
cumprimentos

23
Como vai implantar o MDP (movimento de desenvolvimento profissional), desculpem é modelo!
Quem vai financiar a sua aplicação?
Quem vai pagar aos Enfermeiros?
Quem vai pagar aos Tutores?
O que fazem aos enfermeiros (que o são efectivamente!) que não obtenham aprovação: uma, duas, três, quatro vezes etc?

Obrigado

24
O MDP é um TIRO NOS PÉS!....
Só quem não conhece a Enfermagem Portuguesa se pode aventurar em tão escuro caminho!
Quem vai financiar a sua aplicação?
Quem vai pagar aos Enfermeiros?
Quem vai pagar aos Tutores?
O que fazem aos enfermeiros (que o são efectivamente!) que não obtenham aprovação: uma, duas, três, quatro vezes?
Estão criadas condições para enfermeiros de 1ª (podem exercer) e de 2ª (não podem exercer). Mas sempre vão fazendo umas coisitas!....
Será bonito perguntar: Qual é a sua profissão? Enfermeiro. Onde trabalha? Não trabalho, mas faço uns pensos (às vezes tratamentos!) e dou umas injecções!... Esta gente excluída, começa a espalhar-se por  aí….e frustrados começam a denegrir a Enfermagem, PORQUE SÃO ENFERMEIROS SEM O SER !...
SÃO UNS RENEGADOS!
A Enfermagem Portuguesa tem que ser INCLUSIVA para os Licenciados em Enfermagem, não pode ser exclusiva (no sentido de excluir, de não incluir, de não acarinhar os Licenciados em enfermagem).
O que se pretende fazer com o MDP tem de ser feita doutra forma!... Tem que ser feita a montante e não a jusante. SE NÃO SABEM COMO FAZER EU TENHO A SOLUÇÃO!...
A não aprovação no MDP não pode por em causa uma vida de estudante de quatro anos (depois de ter terminado um curso com aproveitamento!...). Isso é enganar as pessoas, enganar os jovens, os pais que andaram a perder dinheiro e tempo etc etc etc. De alguma forma também é um engano para nós Enfermeiros!...
O MDP faz sentido sim, mas noutra etapa da carreira (cursos de especialização).

25
Caro valente
Não podia estar mais de acordo relativamente ao seu último parágrafo.
A cópia da cédula:
Justifica-se pela legalidade, de acordo com os Estatutos da Ordem (desconhecia!).
Relativamente a descarregar o voto, ou a individualidade do voto, discordo! Porquê:
Todos os envelopes tinham o nº de cédula, logo só por si eram suficientes para esses preceitos.

No próximo acto eleitoral tem que se mudar algumas coisas!....

Abraço

26
Das minhas práticas:
Ferida cirúrgica com penso repassado (sangue etc.), substituir no dia seguinte. Há algumas exclusões !
Ferida cirúrgica com penso seco e sem queixas do utente. Substituir ao 3º dia. Há algumas exclusões por defeito!
As queixas do doente devem ser SEMPRE (de valorizar!) objecto de análise e intervenção (não disse tratamento!) do enfermeiro.

Abraço

27
Caro MFF
Que fique vem claro que estou a fazer um pouco de "advogado do diabo"!
O colega não votou de acordo com as instruções. A fotocópia da cédula profissional pressupõe sempre frente e verso, até porque no verso é que se assina. Por Ex: se num concurso lhe pedirem cópia do BI e apenas fotocopiar a frente é excluído pela certa.
No meu entender o processo foi confuso, se quiser pode chamar-lhe burocrático ou outra coisa qualquer!... Simples é que não é!....
Uma coisa que nenhuma alma terrena deste fórum me conseguiu explicar é:
Porquê a cópia da cédula entre os dois envelopes?!...
Alguém tem alguma explicação plausível, pelo menos opinem
Abraço

28
Qual a posição do Bastonário (e da ordem) relativamente ao controverso acordo/protocolo assinado entre INEM/DGS/OM/OE para o pré-hospitalar?

29
Caro Pedro
Não falhou mesmo!...
Apenas votaram cerca de 10000 enfermeiros. Somos nós que andamos aqui no forum, os elementos das listas e pouco mais!... De todos esses uma certa percentagem ainda foram nulos e brancos.
Realmente não sei o que os enfermeiros querem!....
Por mais que me esforce não consigo adjectivar correctamente estes comportamentos!....

Estou ao dispor dos vencedores destas eleições - Lista A

Um Forte Abraço aos que não se resignam.

30
Caro Pedro
Ainda não li os artigos na totalidade, mas gostei do que li, principalmente o da usurpação de funçoes, entre outras....
Fiquei chocado, quando ainda ontem li e tive oportunidade de comentar neste forum, quando uma colega dizia que lhe propuseram fazer lavagens auriculares supervisionada por uma audiologista. Onde isto chegou!....
Cumprimentos

Páginas: 1 [2] 3 4