Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - nunotavares

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 33
16
Cuidados Gerais / Re: Prescrição de fármacos por enfermeiros
« em: Junho 11, 2008, 11:15:23 »
Concordo com as prescrições por parte de Enfermeiros, em ambiente intra-hospitalar ou de Centro de Saúde, com protocolos bem estabelecidos...

Se pensam em vir a ter receitas e vinhetas, então vamos voltar todos para aos bancos da escola, fazer cadeiras de terapêutica, que muito pouca gente teve nos seus programas curriculares pré-graduados....e reforço Farmacologia não é nem de perto Terapêutica! E também não é com anos de experiência que se aprende a prescrever!

Como já foi dito, tudo com conta, peso e medida! Mas numa coisa estamos de acordo, as capacidades dos Enfermeiros, estão muito sub-aproveitadas por este SNS.

Abraços,

17
Eu julguei que o colega se estaria a referir ao conjugado fármaco-terapêutico e não ao mioflex (suxametónio) da B Braun...

Mas como sei que no Brasil eles utilizam o conjugado em VAD...pode ser que em Portugal tb usem...

@ Magistral

Prefiro sempre a segurança de uma vida...a uma carteira recheada! LOL....e já que se fazem tantos gastos sem qualquer tipo de fundamento. Este pode ser perfeitamente fundamentado à luz das guidelines e dos corolários da anestesiologia moderna.  ;D...mas sim, gasta-se um pco...mas as situações a que me refiro, são mesmo as emergentes, por exemplo, a última vez que o fiz, foi num Aneurisma Toraco-Abdominal em ruptura...mas fica descansado...qdo for contigo, prometo poupar...fazemos só com Lido! Just kidding!  ;D

18
@ Magistral

Ahhh sim, eu esqueci-me de referir...o vermelho é o completamente contra-indicado e o azul é o que faz parte das guidelines actuais!   ;)

Hugs

19
Sim Maria, concorso contigo, mas algo deveras especifico, legislado e declarado no Código Deontológico!

Para que as competências sejam de facto um dos caminhos para a autonomia!

Abraços,

20
Cuidados Gerais / Re: Acto de Enfermagem
« em: Junho 10, 2008, 21:37:58 »
Mas relação à integração da Escola de Enfermagem na ECSaúde...parece que vai preconizar-se pouco a pouco...

Veja-se o documento associado ao seguinte link, mais propriamente, o apêndice IV:
Relatório Anual 2005/2006: http://www.ecsaude.uminho.pt/uploads/RE ... 052006.pdf

Pode ser que seja desta, que vamos ver as duas ciências de braço dado...ao invés do habitual braço de ferro!

Abraço

21
Monitorização da Oximetria Periférica

A explicação do magistral estratega está minimamente perceptivel e se quiseres conjuga com as imagens que te deixo! Pode tornar-se mais fácil...

Monitorização da Oximetria Cerebral
SVjO2- saturação venosa nos receptores bulbares da jugular é a técnica que mais utilizamos!
NIRS- near infrared spectroscopy, que avalia quer o fluxo quer a oxigenação cerebral, see imagem anexa.

Paulo, podes falar um pouco mais sobre a tua prática com o Invos?! utilizamos muito pouco!

Abraço,

22
Isso parece-me um perfeito disparate! Com tantos enfermeiros perfeitamente capacitados e motivados para o exercício no pré-hospitalar...os cursos até podem abrir...mas emprego é coisa que não deverá haver...a não ser que pretendam substituir os bombeiros na área do pré-hospitalar!

Mas parece-me que nem a OE, nem a OM estarão muito de acordo com isso...

Abraços,

23
O suxametónio cairá em desuso, assim que chega a Portugal o Suggamadex, com o cunho da Abbott...que permite reverter os efeitos do bloqueio na junção neuro-muscular em menos de 3 minutos! E dada o elevado nível de segurança na utilização do rocurónio...não há porque privar os doentes desses direito!

Sobre o cisatracúrio, apesar do preço, é o que utilizo em urgências, que não de dão tempo de colher uma história e fazer um exame físico e analítico exploratório...garante-me muita coisa e evita-me muitas chatices intra e pós-operatórias.

Notas:
- fisostigmina ou neostigmina...têm o mesmo efeito, funcionam como acetilcolinesterases na JNM
- na realidade que conheço existem BIS nas UCI e SU
- a escala de Ramsey Hunt, está presente sim, mas nos livros de 1992, foi altamente desaconselhado o seu uso pela ASA
- o uso do vecurónio está neste momento indicado para a pediatria, acima de tudo

@ Dantroleno
Em relação ao Mioflex, nunca utilizei, mas sei de colegas no Brasil que usam, fazendo parte até dos algoritmos de VAD, mas tenho algumas renitências em relação ao meprobamato de isopropila (vulgo Carisoprodol) que pode ter um efeito degenerativo ao nível da JNM, uma vez que utiliza várias fibras do SNSimpático, sendo por isso, muitas vezes classificado como polissimpático e podendo mesmo bloquear os receptores alfa e beta adrenérgico, provocando um depressão da contractibilidade e fracção de ejecção ventricular esquerda!

Mas isto, são apenas, considerações pessoais!
Qual é a sua/tua experiência com o mioflex, podes falar um pco sobre isso?!

Abraços,

24
Isso é consensual...mas onde é que eu referi as soluções hipotónicas?! é que, desculpa, não estou mesmo a ver! LOL

Hug

25
Cuidados Gerais / Re: ECG realizado por enfermeiro por rotina
« em: Junho 10, 2008, 13:22:15 »
@ Magistral Estratega

"Para interpretar um ECG não é  preciso tirar um curso de Medicina, verá que os únicos que os interpretam com profundidade são os Cardiologistas, e com algum conhecimento Med. Interna e Anestesia."

Ora aí está...e quantos enfermeiros não existem, capazes de dar uma valente aula de ECG?! Muitos!

Não poderia estar mais de acordo consigo!

Parece-me no entanto consensual que o médico tem que ser chamado, mas nada impede o Enfermeiro de assumir aquilo que são os conhecimentos que detém, acelerando quase sempre o processo diagnóstico e por isso mesmo tornando o tratamento o mais precoce possível!

Abraço,

26
Cuidados Gerais / Re: Acto de Enfermagem
« em: Junho 10, 2008, 13:20:20 »
Eu não fiquei ofendido de forma nenhuma...e a minha msg era em reposta à sua...mas não era para si! E o be constructive é para todos!

Aqui na FCSaúde, também temos para além de Medicina, Ciências Farmacêuticas e Biomédicas. E a curto prazo pretende-se estabelecer uma parceria com as Escolas Superiores de Saúde da zona. Se bem que alguns elementos do corpo docente são já comuns!

O entrave por parte dos teóricos da Enfermagem vai continuar a propiciar estes arrufos, sem nenhuma razão de ser! Já que tomamos os EUA como exemplo para tanta coisa...basta perceber como se relacionam os profissionais...

Abraço,

27
Cuidados Gerais / Re: Acto de Enfermagem
« em: Junho 10, 2008, 12:44:03 »
@ charlie_ze

Gostava de ver isso...mas seria muito mau sinal...o da perda de civismo que em tempos conheci neste fórum...

Mas quer-me parecer que ainda estou a lidar com pessoas civilizadas!

Please, be constructive!

28
Cuidados Gerais / Re: Plano Nacional de Saúde
« em: Junho 10, 2008, 12:37:50 »
Tenho tido oportunidade de acompanhar o teu/seu blogue e já havia tido oportunidade de ler a reflexão sobre esta temática.

A imunização foi de facto, a par com a melhoria das condições sanitárias, a melhor medida de profilaxia pública e no qual os Enfermeiros sempre assumiram uma posição de destaque... e estou mesmo em crer, que se não fossem os enfermeiros, esta medida jamais teria assumido o corolário da intervenção epidemiológica a nível mundial! E sendo que na vacinação o mérito nem sempre é reconhecido a quem de direito, muito mais, dificilmente, o será em outras áreas...

Mas é importante que isso se faça em blogues, e que se torne do conhecimento do público em geral!

Como bem disse: "À primeira vista pode parecer uma tarefa hercúlea...", mas poderá não ser...os órgãos competentes para tal, devem fazer o governo e o poder legislativo entender que do lado de cá, existem inúmeros enfermeiros motivados...à espera de uma sinapse governativa!

Abraço,

29
Cuidados Gerais / Re: Formação em Serviço
« em: Junho 10, 2008, 12:29:44 »
Olá!

No caso específico da Anestesiologia e Reanimação do HSMaria, a formação é planeada por forma a que seja feita pelo menos uma sessão de formação em serviço para enfermeiros, por mês!

No entanto existem sessões de formação para todo o serviço (médicos e enfermeiros) apresentadas por Internos ou Especialistas, todas as sextas-feiras.

Este constante influxo informatico, deve-se sobretudo à transversalidade inter-especialidades que a anestesiologia possui.

Abraço,

30
A velha história de Cristalóides (SF;Ionosteril, glucosteril, L. Ringer,...) ou Colóides (Albumina, Gelatinas (Haemacell,gelafundina),Dextranos, Hetastarch (Haes; Voluven,...)), vai ser sempre motivo para discórdia, uma vez que existem validações científicas para a utilização quer de um, de outro ou de ambos! Com follow clinics muito bons nos 3!

É necessário sim, ter em conta aspectos que diferenciam os diferentes grupos, tais como:
- Permanência no espaço vascular
- Rapidez de correcção da volemia
- Alterações da coagulação que pode provocar
- Osmolaridade
- Peso molecular

Observando a imagem em anexo, é fácil perceber, como utilizar os cristalóides e/ou colóides de acordo com a situação, fazendo uso do conhecimento que já possuem sobre a fisiopatologia dos diferentes tipos de choque.

Abraços,

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 33