Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - scruz

Páginas: [1] 2 3 ... 13
1
Assuntos laborais / Re: Dois e três trabalhos de enfermagem. Não!
« em: Outubro 18, 2012, 21:48:18 »
Concordo inteiramente com a sua exposição mas o tema foi debatido com a própria Ordem de Enfermeiros, a qual alegou resumindo que cada qual é livre de assumir "o que quer" e segundo a sua valorização profissional e pessoal.

E sim as instituições agradecem visto que "saem mais baratinhos" os recibos verdes, para os quais muito contribuíram as políticas Nacionais muito antes de este Governo exercer funções.

Também mesmo quando a Instituição tenta instituir os contratos caso da FMC, há quem não o aceite pois equivale fazer um horário e a deixar de fazer umas horas. Agora a verdade é que a FMC tem mantido os recibos verdes antigos e actualmente contrata enfermeiros para os seus quadros a nível nacional.

Enfim sabe o que lhe digo todas as desculpas servem a vários níveis para esta situação insustentável e muito egoísta ;(. Mas é só a minha humilde opinião.

2
Eu concordo com o relatório dá visibilidade sobre a tua prática e denota inteligência por parte do empregador.

Olha primeiro faz uma leve contextualização sobre o teu serviço.

Depois tens de desenvolver um pouco os teus objectivos gerais e específicos, para no final dos meses poderes ter uma parte de discussão e reflexão se estes foram cumpridos.

Uma ajuda

Responsabilidades principais:

Trabalhar em colaboração com a equipa multidisciplinar, desenvolvendo e mantendo uma estratégia que vá de encontro ao cuidado do utente/família

Desenvolver espírito crítico construtivo sendo empático e assertivo

Trabalhar segundo as linhas orientadoras do Hospital e das normativas de enfermagem

Realizar formação contínua reciclando conhecimentos e promovendo a aquisição de novos conceitos

Realizar uma sessão formativa

Exemplo

objectivo:
realizar check list sobre o aparelho de laser da cirurgia vascular

acções e metas
pesquisa bibliográfica, experiência pessoal, entrevistas informais com colegas e equipa multidisciplinar, definir um grupo de trabalho, disponibilizar tempo para discussão e reflexão

avaliação/Indicadores
apresentação da check list

Timing
a 6 de Janeiro de 2013

Um conselho faz um rascunho vai falar com a tua chefe e faz um esboço com ela dos teus objectivos durante estes 7 meses, depois direcciona o teu relatório para a execução e realização dos mesmos

e está feito;) mais esse tipo de relatórios escritos dá visibilidade e vais ver que quando no fim conseguires apresentá-lo vais sentir-te valorizado e motivado.

3
Investigação em Enfermagem / Re: Monografia
« em: Outubro 11, 2012, 11:19:37 »
Temas:

Qualidade de vida dos enfermeiros que fazem duplo e triplo, e suas implicações para a Saúde.

Parâmetros de desenvolvimento de uma bolsa nacional para enfermeiros.

Especialidades de Enfermagem Portuguesa, Especialidades Europeias e sua aplicabilidade na prática diária.

Visão da Enfermagem Europeia e da Enfermagem Portuguesa, competências independentes, interdependentes e dependentes.

A investigação deve ser feita com temas novos e actuais, pois só assim a Enfermagem Portuguesa ganha visibilidade.

Um bom tema seria O MDAIF (modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar) e sua aplicabilidade Nacional , isto porque ele só está a ser aplicado a nível da ARS do Norte, é um tema muito contemporâneo, e de certeza que vais encontrar muita ajuda.



Boa sorte senão pega num tema que já esteja mais que debatido, que de certeza que vais encontrar mais matérias escritas.

4
Cuidados Gerais / Re: Tatuagem/Expulsão da Instituição!!
« em: Outubro 11, 2012, 11:07:48 »
O problema é que algumas pessoas deviam ter chumbado nas aulas de psicologia, aquando de algumas matérias como personalidade, estereótipos etc...etc...etc...

5
Cuidados Gerais / Re: Tatuagem/Expulsão da Instituição!!
« em: Outubro 04, 2012, 10:25:39 »
Pois mas nesta e em qualquer outra profissão devias ser reconhecido por como trabalhas e te dedicas dentro do local de trabalho às tuas actividades e desenvolvimento de competências.

E mais uma vez sublinho não é o facto de ter uma tatuagem nas costas que influencia o meu trabalho, a minha tatuagem, tem a ver com a minha vida pessoal e a forma como visualizo o Mundo e me sinto. É uma forma de expressão através da ARTE.

E nada tem a ver com a imagem.

Em relação a uma colega/aluna que afirmou num anterior post que não concorda por questões de auto imagem, o físico de um Ser Humano é apenas isso é sem dúvida um BI e um postal de boas vindas e a 1ª impressão.

Mas o que nos vai por dentro, a nossa Alma, e a interpretação que fazemos do Mundo, isso é outra História bastante mais complexa.

6
Ora aqui está um bom tema quando trabalhei em Santa Marta e na Infante Santo na Cuf que funcionam bastante bem no que respeita a esta temática.

Qual é o vosso parecer sobre a importância da Comissão. Quem deve fazer parte da mesma? Consideram que têm ao vosso dispor um leque de formações actualizadas e de carácter gratuito.

Das funções da comissão destacam-se:

A detecção, análise, estudo e valoração das necessidades dos profissionais e do sistema de saúde em matéria de formação continuada;

Recepção de propostas para a adopção de programas ou para o desenvolvimento de actividades e actuações de formação contínua de carácter prioritário;

E é neste departamento que se podem uniformizar a actuação de cuidados segundo o NIC, o NANDA e o NOC, fazer RCP avançada para técnicos sanitários, entre muitos outros temas.

7
Ensino e Atividades Académicas / Re: Enfermagem no Bloco Operatório
« em: Setembro 17, 2012, 12:01:26 »
Nem tudo neste país é a pagar e negro, da minha parte fica a consideração por avisar sempre que me sejam enviados os cursos para o meu mail pessoal e se possível facultar as temáticas do curso.

E agora vou estudar a fórmula química do Glutation (GSH) que é para isso que me pagam para ser Gerente da Illescas em Pt, mas a Enfermagem abriu-me muitas portas e espero sinceramente que abra muitas mais a muitos de nós.

Da minha parte fica a iniciativa nós podemos e devemos chegar muito longe como profissionais se tivermos uma mente aberta e formos boas pessoas.  >:D

8
Eu tento sempre com educação ir a um congresso quando é do meu interesse mesmo quando sei que as inscrições já fecharam, e normalmente deixam assistir.

Mas é de bom tom avisar que se vai.

A quem for encontra-mo-nos lá ;)

9
Ensino e Atividades Académicas / Re: Enfermagem no Bloco Operatório
« em: Setembro 17, 2012, 11:48:07 »
O Instituto Alcon muito tem beneficiado e valorizado a Enfermagem com temáticas actualizadas e gratuitas prima pelo bom gosto, originalidade e importância dos temas.

E durante as 3 horas ainda oferece um lanche, é de total responsabilidade não faltar ou avisar que não se pode comparecer depois de feita a inscrição gratuita.

Aqui fica neste post a informação para as pessoas que quiserem aprender, e no final eles dão sempre um certificado de curso como participante e com a carga horária.

Por uma enfermagem unida e ao alcance de todos, para uma melhor integração dentro da equipa multidisciplinar.

10
Ensino e Atividades Académicas / Enfermagem no Bloco Operatório
« em: Setembro 17, 2012, 11:43:16 »
A 22 de Outubro de 2012 celebra-se no Instituto alcon, o seguinte curso gratuito

das 15 às 18

Formador: Dr. João Paulo Cunha

Resumo do Curso:
 
Unidade Funcional Cirúrgica Oftalmológica
1. Estrutura, materiais e equipamentos num bloco operatório oftalmológico
2. Classificação das Cirurgias Oftalmológicas por Sub-especialidades
3. Cuidados de Enfermagem no Pré-Operatório
4. Cuidados de Enfermagem no Intra-Operatório
5. Cuidado de Enfermagem no Pós-Operatório
6. Inter-acção entre os diversos profissionais de uma equipa cirúrgica

Se desejar assistir, pode enviar a sua inscrição por e-mail ou pelo telefone 21 44 00 332.
 
Com os nossos melhores cumprimentos,
Joana M. Rodrigues
Professional Services Assistant
 
R Malhões, 4, Qta Fonte, Ed Q57 - D. Sancho I, P 3, 2770-071 Paço de Arcos, PORTUGAL
T +351 21 440 03 32

11
Seminário Gratuito oferecido pela ESESFC, Rua de santa Marta nº 56 Lisboa, 22 de Setembro

Agenda

9:30 Abertura pelo secretariado

10:00 A escola e a comunidade parcerias de sucesso

11:00 Contextualização do processo de enfermagem de saúde familiar pela OE

13:30 Modelo dinâmico de saúde e intervenção familiar uma abordagem colaborativa em Enfermagem Prof. Dr. Maria Figueiredo

16:30 Testemunho da aplicação do modelo

17:30 Encerramento

Considero que o tema é bastante pertinente e é gratuito não sei é se ainda existem inscrições abertas, mas quem estiver interessado que tente entrar em contacto com

21 712 09 13 ou para catia.nunes@esesfm.pt

12
Aconselho-te a ler Planificação de Cuidados de Margot Phaneuf que aborda o tema a comunicação em Enfermagem, de forma sublime e muito bem conseguida.

É de vital importância que compreendas as barreiras da comunicação e que sejas capaz de te colocar no lugar do outro e dar-lhe espaço.


Em o Guia Do exame físico para Enfermagem a definição de empatia: "uma resposta empática reconhece um sentimento e coloca-o em palavras. Ela dá nome ao sentimento e possibilita sua expressão. Quando você usa uma resposta empática, o paciente sente-se aceite e pode lidar com o sentimento abertamente. Respostas empáticas incluem dizer: "Isso deve ser muito difícil para você" e apenas colocar a mão no braço da pessoa.

Boa sorte na tua pesquisa, e espero ter dado uma ajuda.

13
Boa sorte no teu estágio se tiveres dúvidas.

Faz perguntas que assim nós revemos matérias, e actualizamos conhecimentos.

14
Exactamente se nos querem a trabalhar temos de nos recusar a trabalhar abaixo de certos valores, e ponto final se todos o fizermos seria de louvar.

O problema é que há sempre quem aceite e não pensa nas consequências e implicações, pensa sempre que com o tempo lhe vão pagar melhor, mas é mentira com o tempo só nos vão diminuir mais ao ordenado.

15
Parabéns ;) Vais gostar muito vais ver

Olha não fiques ansiosa e já sabes se precisares de alguma coisa diz, que eu estou aqui para ajudar, e conheço alguns dos teus professores que também já foram meus e vais ver que são EXCELENTES pessoas.

Fica bem e força, vai haver momentos menos bons mas tudo o que merece a pena na vida requere esforço e dedicação ;)

Páginas: [1] 2 3 ... 13